Não encontrou seu voo? Peça a ajuda para um consultor.

Entre em contato

Cultura da Austrália


A Austrália é um país reconhecido por conta de seu desenvolvimento econômico e da qualidade de vida da população. Além disso, ele também é considerado um dos mais acolhedores e multiculturais, já que é formado por muitos estrangeiros de todas as partes do mundo e seus descendentes.

Uma das grandes curiosidades de quem vai ou está pensando em escolher a Austrália como destino do seu intercâmbio é em relação à sua cultura, seus costumes e suas tradições. Nesse quesito, sua riqueza e diversidade também estão garantidas. Conheça mais sobre esses aspectos e se apaixone ainda mais pelo país!

Cultura: Austrália e seu povo de origem

Apesar de ser um tema pouco abordado, muito do que é a cultura da Austrália hoje em dia se deve ao povo que habitava o território antes da colonização: os aborígenes. De origem pré-histórica, eles eram subdivididos em 500 grupos e totalizavam 300 dialetos diferentes, além de terem estilos de vida, culturas e religiões que variavam de acordo com a região que ocupavam.

Eles viviam de uma maneira muito organizada socialmente, à frente de sua época, e tinham costumes que foram passados de geração em geração, influenciando a cultura da Austrália, o modo de vida e a economia do país até hoje: viviam da agricultura, da caça e da pesca. Além disso, faziam da arte uma maneira de se comunicar, com pinturas e outros meios artísticos.

Tradições e costumes da cultura australiana

É costume comemorar o Australian Day (Dia da Austrália), no dia 26 de janeiro. Esse é o dia nacional do país, e é marcado por festas, comemorações e atos cívicos. Os parques recebem famílias e amigos que aproveitam o dia para preparar o “barbecue” (churrasco, em inglês) tradicional.

O ANZAC Day, em 25 de abril, é um evento que acontece na Austrália e na Nova Zelândia e relembra os soldados das Forças Armadas da Austrália, da Nova Zelândia e do Reino Unido mortos durante a Primeira Guerra Mundial. Já o Aniversário da Rainha, cuja data varia de país para país, celebra o aniversário da monarca do Reino Unido e da Commonwealth oficialmente.

Ao contrário do que muitos pensam, o Boxing Day é o dia seguinte ao Natal. Ele é comemorado, em geral, no dia 26 de dezembro, exceto quando a data cai no fim de semana – nesse caso, ele é comemorado na segunda-feira seguinte.

A tradição gastronômica australiana, assim como no Brasil, é bem diversificada. Isso acontece porque ela sofre influência de nações asiáticas, devido à sua proximidade com esses países. Além disso, aproveitando seu extenso litoral, o peixe e os frutos do mar são os pratos mais consumidos.

É possível encontrar receitas feitas com carnes vermelhas acompanhadas de legumes e verduras e aproveitar as refeições harmonizadas com um bom vinho australiano. E não pode faltar a sobremesa – no caso, o destaque é a Pavlova, merengue coberto com frutas e cremes.

Cultura australiana para quem se interessa por esporte e lazer

A Austrália contém eventos culturais muito conhecidos. São festivais de grande porte que englobam vertentes artísticas, como teatro, cinema e música – inclusive, com grandes shows de artistas renomados. Mais do que isso, existem festividades gastronômicas, desde as de grande porte até as mais simples.

Vale a pena ressaltar o cuidado com a arquitetura e o design, que trazem um toque arrojado, moderno e urbano ao país. Porém, nada se compara às suas belezas naturais: praias, desertos, lindas paisagens e os animais que habitam o local.

Não é à toa que muitas cidades são conhecidas devido às suas atividades esportivas e de aventura. Explorar esses cenários é costume das pessoas engajadas em esportes, como o surfe, uma das principais modalidades praticadas pelos australianos.

A cultura australiana também está muito presente nos esportes praticados em equipe. Um exemplo é o futebol australiano – o AFL, ou “Aussie Rules” –, que é de muito contato e exige um ótimo condicionamento físico dos praticantes.

Além desse, existem outros, como rugby, golfe, cricket, bowls – esporte parecido com a bocha – e netball – modalidade que se parece com o basquete, mas traz algumas regras exclusivas.

Cultura da Austrália: como funciona sua economia?

Uma das economias mais estáveis do mundo, a Austrália continua vivendo um crescimento nesse setor. Por isso, a procura de estudantes internacionais e imigrantes que desejam ingressar em seu mercado de trabalho ainda é alta.

Dentre os principais segmentos nos quais o país é reconhecido estão: mineração – sendo o maior exportador de diamantes, alumínio e carvão do mundo; indústria – sobretudo do ramo de alimentos, papel, máquinas e equipamentos tecnológicos; agricultura; pequenas empresas – responsáveis por, aproximadamente, 30% da produção econômica do país; e turismo – uma das atividades que mais gera emprego na Austrália.

É possível obter permissões de trabalho para estrangeiros. Quem se interessar por esse assunto pode consultar nosso conteúdo sobre o visto australiano ou entrar em contato com o atendimento.

Solicite um orçamento

Os atenciosos e qualificados consultores da AC irão te ajudar no que for preciso.