6 dicas sobre o intercâmbio em Sydney

6 dicas sobre intercâmbio em Sydney

Morar no exterior é o sonho de muitos estudantes que desejam experienciar a imersão cultural e ter a oportunidade de estudar em outro país. Se você ainda está buscando o destino ideal, saiba que fazer intercâmbio em Sydney pode ser a escolha certa.

E se você já decidiu que a maior cidade da Austrália é o lugar perfeito para viver essa experiência única, é hora de saber tudo o que Sydney tem a oferecer — das possibilidades de estudo ao lazer.

Isso porque, para que seu intercâmbio seja tranquilo e sem dores de cabeça, conhecer cada detalhe da cidade escolhida e traçar um bom planejamento, indo além do “básico”, é indispensável.

Para ajudar você nessa tarefa, elaboramos este post com 6 dicas valiosas para quem quer fazer intercâmbio em Sydney. Ficou curioso? Então, continue acompanhando e descubra!

Sydney: o destino ideal para intercâmbio na Austrália

Um dos destinos mais buscados pelos intercambistas do mundo todo, Sydney mescla belezas naturais e ares de metrópole. É a cidade mais populosa da Austrália, com cerca de 4,7 milhões de habitantes e com 12 mil km² de extensão.

Ao contrário do que muitos pensam, Sydney não é a capital do país, e sim do estado de New South Wales.

A cidade é cosmopolita e conta com belíssimas praias paradisíacas que atraem milhares de turistas todos os anos, além de monumentos arquitetônicos que já se tornaram verdadeiros cartões-postais, como o Opera House e a Ponte da Baía de Sydney.

Se o objetivo é obter um diploma de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, Sydney oferece opções de universidades inovadoras e com excelente nível acadêmico e reconhecimento internacional, como a University of Technology Sydney – UTS e a Macquarie University.

A cidade também abriga diversas instituições técnicas, que oferecem programas de qualificação profissionalizantes em diversas áreas de atuação, como o TAFE New South Wales, Kent Institute of Australia ou a Academy of Technology Information.

Já para quem busca um intercâmbio para se aprofundar na língua inglesa, Sydney concentra inúmeras escolas de inglês muito qualificadas e reconhecidas internacionalmente, como a Greenwich English College, ELSIS e a Kaplan English International.

Além de ser uma cidade com muita segurança e com uma ótima infraestrutura, o clima é ameno e bastante agradável, com muito sol e bem próximo do que temos aqui no Brasil.

Ademais, Sydney ainda se destaca por seus moradores, que são bastante amigáveis e abertos aos turistas e pessoas de fora que decidem viver no país.

6 dicas para aproveitar seu intercâmbio em Sydney

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Sydney, veja nossas dicas para aproveitar ao máximo sua estada na cidade:

1. Explore a cidade

Como dissemos, Sydney consegue mesclar o melhor dos dois mundos: paisagens de tirar o fôlego e tudo o que uma metrópole tem para oferecer!

A cidade é um dos principais pontos turísticos da Austrália, conta com praias paradisíacas, além de muitos parques com extensa área verde ideais para quem gosta de praticar esportes ou apenas relaxar e curtir o visual.

Além disso, a vida cultural e artística da cidade é bastante diversa e agitada. Sydney está no roteiro de grandes exposições e shows de artistas mundialmente famosos, além de contar com muitas galerias de arte, museus e festivais de música ao ar livre.

2. Escolha a melhor instituição de ensino

Também já falamos sobre a qualidade e a variedade das instituições de ensino da cidade, mas com tantas opções, fica até difícil escolher a melhor, não é mesmo?

Para quem ainda cursa a graduação, um intercâmbio em uma universidade do exterior é um grande diferencial no currículo. Para aqueles que já se formaram, além das possibilidades de cursos de inglês, também é possível buscar uma pós-graduação nas instituições de Sydney.

Então, antes de mais nada, defina qual é o seu objetivo e o perfil da instituição em que você deseja estudar, além de decidir o que quer aprender ou em que área deseja se aprofundar.

3. Encontre a moradia ideal

Sydney conta com uma ótima estrutura urbana, é bastante segura e tem um sistema de transporte eficiente. Por essa razão, o deslocamento na cidade costuma ser algo bastante tranquilo.

Na hora de encontrar um lugar para viver em Sydney, o ideal é pensar nas características que agradam você em um bairro, além do custo de vida, que pode variar de acordo com a região.

Se você curte uma vizinhança jovem e moderna, Newtown é uma boa opção; quem gosta de agito nunca ficará entediado em Surry Hills; já para os que buscam tranquilidade, Fairlight pode ser o bairro ideal.

4. Aperfeiçoe seu inglês

Mesmo que esse não seja seu desejo principal, viver em uma cidade de língua inglesa, consequentemente, fará você aperfeiçoar suas habilidades no idioma. Mas, ainda sim, vale a pena aproveitar a estada e buscar um curso de inglês para estrangeiros por lá.

Sydney conta com várias escolas de qualidade e, em sala de aula, você desenvolverá aspectos formais com os quais não terá muito contato no dia a dia da língua falada.

Essa ainda é a chance de voltar paro o Brasil com um certificado de proficiência em inglês, além da fluência adquirida ao longo de sua estadia na cidade.

5. Tenha atenção aos detalhes práticos

Na hora de se planejar para fazer intercâmbio em Sydney, você pode acabar se empolgando com a parte mais divertida da pesquisa, desvendando a cidade e as inúmeras opções que ela tem a oferecer.

No entanto, é preciso ter atenção aos detalhes que podem passar despercebidos. Lembre-se de pesquisar sobre os tipos de visto possíveis, toda a documentação necessária para entrar no país, o seguro viagem, etc.

Também é bastante válido fazer uma reserva financeira para imprevistos e procurar saber detalhes sobre o atendimento de saúde em caso de emergências durante o intercâmbio. Planeje-se para não deixar nada pendente ou para ser resolvido de última hora!

6. Conte com o apoio de uma agência

Mesmo com toda pesquisa e planejamento que você tenha feito ao longo dos meses que antecedem o seu intercâmbio, ainda existem burocracias e detalhes que podem passar em branco, causando dores de cabeça no futuro.

Por essa razão, contar com uma agência de intercâmbio especializada é a melhor solução para que sua experiência seja tranquila e proveitosa.

Além de ajudar nos quesitos que citamos no tópico anterior, a agência fará a ponte com a instituição de ensino em que você deseja estudar e ajudará com os detalhes do visto para a Austrália, para que você não precise se preocupar com a parte “chata” do intercâmbio.

Agora que você já sabe todas as dicas que precisa para curtir o seu destino com toda a tranquilidade, é só fazer as malas e embarcar para o seu intercâmbio em Sydney!

E então, está convencido de que Sydney é o destino ideal para o seu intercâmbio? Então, aproveite para entrar em contato conosco! Teremos prazer em tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e orientar você ao longo dessa nova experiência!

Mail