7 dicas incríveis para quem quer viver na Austrália

Muitos brasileiros estão procurando outros lugares no mundo para estudar e trabalhar. Você também está nessa situação, mas ainda não decidiu para onde ir? Já pensou em viver na Austrália?

Esse país tem conquistado cada vez mais o coração dos brasileiros e de várias pessoas de outras nações. Todo esse encanto pela Austrália é por conta dos seguintes fatores: Ótimas instituições  de ensio, facilidade de conseguir um emprego, uma excelente qualidade de vida, um povo acolhedor e um programa  para imigração de pessoas qualificadas.

Se você quer viver a experiência de um intercâmbio ou apenas deseja expandir os horizontes, então prepare-se para conhecer a Austrália. Mas não se esqueça de uma questão importante: uma mudança desse tipo requer um bom planejamento para que você não venha a se decepcionar.

Para dar uma ajudinha, vamos listar algumas dicas sobre viver na Austrália! Leia o post até o fim e descubra se lá é o país dos seus sonhos!

Dicas para quem quer viver na Austrália

A seguir, vamos listar algumas dicas para você que pensa em viver na Austrália. São pontos que, desde já, é importante ficar por dentro. Veja só:

1. Conheça os hábitos de vida dos australianos

Tudo de novo que experimentamos dá aquele medinho, não é mesmo? Uma mudança de cultura não é diferente. Mas o lado bom é que os australianos são muito fáceis para conviver, pois são pessoas muito acolhedoras. Você se sentirá em casa!

Os australianos têm hábitos saudáveis. Eles adoram acordar e dormir cedo, fazer uma boa caminhada após o expediente e praticar exercícios físicos nos parques.

Um outro costume deles é fazer piqueniques, inclusive no horário de almoço, durante o descanso da jornada de trabalho.

Outro detalhe de grande importância que você precisa saber é que os australianos têm uma ideia de espaço pessoal diferente da dos brasileiros, então, nada de ficar muito próximo ao conversar, OK?

2. Saiba como se adaptar às comidas

Um ponto excelente na Austrália é a facilidade de encontrar comidas de muitos países. Isso facilita a vida de quem tem dificuldades em se adaptar a novos sabores. Além do mais, se você é daqueles brasileiros que não abre mão de um bom cafezinho, saiba que por lá encontrará vários Cafés!

Na Austrália há uma grande influencia da cozinha asiática. Porém, se você não gostou dessa opção e prefere as comidas que já está acostumado, uma boa dica é comprar alimentos no supermercado e você mesmo preparar suas refeições, o que ficará bem mais barato!

3. Descubra como fazer amizade na Austrália

Como foi falado, os australianos são bons de convivência. É claro que um bom relacionamento com eles vai depender também da sua habilidade com o inglês. 

De forma geral, é bem provável que você não terá dificuldades em fazer amigos na Austrália. Lá, as pessoas não importam muito com as diferenças de nacionalidade, raça e cor. Enfim, o preconceito é quase zero.

O ponto principal para os Australianos é que se você tratar as pessoas com respeito, o mesmo acontecerá com você. Por lá, a educação é algo fundamental. Logo, é bem importante ficar atento a essas questões!

Caso resolva ir a um bar sozinho, dificilmente ficará muito tempo sem companhia, pois via de regra os australianos adoram uma boa conversa e estão sempre com um sorriso no rosto, mesmo para pessoas desconhecidas.

4. Conheça pontos turísticos na Austrália

Muitas pessoas comparam a Austrália ao Brasil no que diz respeito aos lugares para conhecer, tendo em vista a grande quantidade de belezas naturais, sendo a principal delas as praias deslumbrantes.

Além das praias encantadoras, existem também florestas tropicais, montanhas, alpes nevados, desertos e cânions. Ou seja, há variedade para todos os gostos.

Algumas das atrações da Austrália são:

  • Lago Hillier ou Lago Rosa: é um lago salino de coloração rosa que fica localizado em Recherche;
  • Gippsland Lakes: é um lago maravilhoso que produz uma luz por conta das algas que habitam nele;
  • Uluru: é uma formação de arenito da rocha considerada Patrimônio da Humanidade. O mais legal é acompanhar a sua mudança de cor, conforme o sol vai se pondo;
  • Aurora Australis: esse é um fenômeno óptico que ocorre na Tasmânia, que deixa o céu com uma coloração incrível devido o impacto de partículas de vento solar com a atmosfera;
  • St Mary’s Cathedral: esse é um outro incrível ponto turístico, que fica localizado em Sydney.

Enfim, esses são apenas alguns dos vários lugares que você pode conhecer quando decidir viver na Austrália.

5. Entenda como é o funcionamento do transporta público na Austrália

Se você escolher viver na Austrália, o transporte público não será nenhum problema. Eles funcionam super bem, e são utilizados por pessoas de todas as camadas sociais.

Na Austrália, os principais meios de transporte são os ônibus, trens e balsas. Eles são limpos, climatizados e passam no horário certo. O valor a ser pago dependerá do percurso a ser realizado. É importante lembrar de que você não precisa entregar  dinheiro no ônibus, mas sim uma espécie de cartão, que pode ser comprado antes da viagem.

Em muiotos pontos de espera dos ônibus há letreiros indicando o horário que eles passarão. Isso facilita muito a vida de quem está nos primeiros dias de estadia por lá! Esse timetable também pode ser encontrado online… muito bacana, não é? 

6. Saiba como é o custo de vida

O custo de vida na Austrália vai depender do lugar em que você escolher residir. De modo geral, não é barato viver por lá, mas os trabalhadores são muito bem-remunerados, logo, haverá um equilíbrio entre o que você vai receber de salário e aquilo que gastará. Dessa forma, há quem diga que morar na Austrália é mais barato que no Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo.

Sydney é um dos lugares mais caros para viver na Austrália, e um dos lugares com o custo mais barato é em Adelaide. Para quem está chegando, o ideal é buscar ter um estilo de vida menos custoso até se estabilizar financeiramente.

7. Entenda como trabalhar e estudar na Austrália

Se você decidir viver na Austrália, será possível trabalhar enquanto estuda. Afinal, é sempre bom ter uma graninha para ajudar a bancar os estudos. Lá, você encontrará um dos melhores ensinos do mundo e ainda terá a chance de ter um emprego e ser bem-remunerado.

Um ponto muito positivo é que os brasileiros que fazem intercâmbio conseguem, sem grandes dificuldades, vistos para estudar e trabalhar nesse país encantador.

Sem dúvida, viver na Austrália é uma experiência incrível! Você terá a oportunidade de ampliar os horizontes, conhecer novas culturas, além de poder estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Tudo isso com uma ótima qualidade de vida!

E aí? Gostou das nossas dicas de hoje? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e divida as informações com seus amigos!

Mail