Começo do ano é época de planejar seu intercâmbio

Intercâmbio

Quando um ano começa, chega a hora de colocar em prática todos os planos feitos na temporada anterior. Com o intercâmbio isso não deve ser diferente! Chegou o momento de pesquisar suas opções e traçar seu plano para fazer sua viagem dos sonhos, unindo conhecimento e diversão!

Primeiro passo

Tudo começa com a sua decisão de passar um tempo em outro país para adquirir conhecimento da língua, costumes ou algum outro estudo específico que poderá ser ainda melhor aproveitado ao estudar em uma outra nação.

Muitas pessoas escolhem um país de língua inglesa, por ser uma das mais utilizadas no mundo. Se essa também foi sua opção, o próximo passo é ver o país que oferece o melhor custo-benefício. A Austrália, por exemplo, além de boas alternativas de escolas e cursos que atendem sua necessidade, oferece diversas alternativas para lazer, que acabam fazendo parte do aprendizado, já que garantem a integração entre os nativos e os estudantes intercambistas.

Defina o tempo de viagem e a melhor época

Depois de escolher o destino da sua viagem de intercâmbio, estude quanto tempo você pode ficar fora do país, levando em consideração os seus estudos ou trabalhos no Brasil. Se você só puder viajar durante as férias, tente aproveitá-las ao mesmo tempo, tanto do seu emprego quanto no seu curso superior, técnico ou outra modalidade.

Se você não puder ficar tanto quanto gostaria, escolha os cursos que tenham uma carga diária mais cheia. Assim, você terá mais tempo para aprender dentro da sala de aula. Mas não esqueça também de fazer outros passeios a cinemas, teatros, museus ou outras cidades para se ver em situações reais do dia a dia.

Leve em consideração também o seu orçamento e o quanto você pode gastar por dia, por semana e por mês. Assim, sua viagem transcorrerá de maneira agradável e cheia de boas recordações.

Veja os programas de bolsa

Diversas universidades oferecem programas de bolsas, além dos programas do governo como o Ciências sem Fronteiras. Estude as propostas e os editais para saber quais são as melhores opções para o seu caso.

Esteja ciente de algumas burocracias

Cada país exige documentações específicas, então fique atento ao que é exigido pelo destino que você escolheu. Esse é um dos motivos pelo qual você deve escolher uma agência especializada em intercâmbios de sua confiança, pois só quem trabalha diretamente com essa modalidade de viagem saberá informar com precisão quais são as etapas e obrigatoriedades para o seu intercâmbio.

Entre em contato com a Australian Centre e faça um orçamento do seu intercâmbio para a Austrália, tirando todas as suas dúvidas sobre este surpreendente país.

Mail