Como convencer seus pais dos benefícios de um intercâmbio?

Você anda pensando seriamente em fazer uma viagem para o exterior com o intuito de estudar? Então, com certeza já sabe todos os benefícios do intercâmbio e a ansiedade está tomando conta, não é? Agora é o momento de conversar com os seus pais a respeito disso, afinal, o apoio deles é essencial para a realização desse sonho.

A tarefa parece difícil, sabemos! Por isso, é importante que você apresente, com bastante jeitinho, todas as vantagens de eles toparem apoiar essa aventura e de confiarem na sua maturidade. Para reforçar o fato de que você está, de fato, pronto para isso, vale já ter uma ideia do destino, quanto tempo pretende ficar, e por aí vai. Você vai ver o quanto passar segurança aos seus pais será decisivo para o intercâmbio acontecer.

Quer ajuda com essa conversa? Confira as dicas abaixo!

Fale sobre os motivos para a escolha do destino

Um dos primeiros passos na conversa com os seus pais é falar sobre os principais motivos da escolha do destino para o intercâmbio. Mas atenção: é importante que você tenha feito uma pesquisa antes! Então, mostre como será a escola, qual é a opinião de alguns estudantes que já passaram por lá, bem como a importância daquele destino para o seu aprendizado.

Considere também ter informações sobre o índice de violência naquela região, como funcionam os transportes públicos, a alimentação, a cultura do país e o que mais achar pertinente sobre o destino escolhido. E lembre-se: você precisa convencer os seus pais de que está indo para um local realmente interessante e imperdível.

Não só isso, mas reforçar como o país que escolhido é bom tanto para o seu crescimento pessoal quanto para o seu desenvolvimento profissional. Ou seja, é fundamental garantir que seus pais se encantem junto com você nessa decisão e entendam que é realmente uma ótima oportunidade de aprendizado.

Dê exemplos de amigos que já foram

Sabe aquele amigo que acabou de voltar da Austrália? Ou aquela outra colega da faculdade que aproveitou as férias para aperfeiçoar o inglês em outro país? Que tal mostrar algumas publicações, vídeos ou áudios deles contando um pouco de como tem sido a experiência? Isso conta bastante no momento em que seus pais forem aprovar a sua viagem.

Vale conferir também se nas redes sociais esses amigos estão postando novidades da rotina do intercâmbio, fotos do ambiente da escola, do quanto estão aprendendo, dos novos amigos que fizeram por lá, as experiências que estão aproveitando e por aí vai. Fazer com que seus pais entrem nesse universo é ampliar as possibilidades de eles se animarem e decidirem que isso pode ser o melhor para você agora. Ah, e não se esqueça dos blogs!

Se algum dos seus amigos já voltou da viagem, marcar um lanche ou um almoço em casa também é uma ótima opção para que ele conte um pouquinho sobre como foi a experiência. Você verá que pessoalmente a impressão é outra e os seus pais ainda podem tirar dúvidas de um jeito informal e descontraído. Pense sobre isso e crie o momento perfeito para a situação!

Reforce a importância da fluência no idioma

O mundo está cada vez mais exigente, não é mesmo? Quem está ingressando no mercado de trabalho sabe que ter um segundo idioma faz toda a diferença nas entrevistas e perante os olhos dos recrutadores. Use essa informação como uma aliada no momento de convencer os seus pais!

Mostre para eles que ser fluente em dois ou mais idiomas abre um enorme leque de novas oportunidades para que você se destaque na sua carreira, podendo até mesmo trabalhar em outros países. As vantagens de dominar outros idiomas além do português se tornaram, inclusive, peça fundamental na contratação de muitos jovens.

Aqui vale também trazer alguns dados vindos de uma intensa pesquisa sobre a importância das línguas estrangeiras no seu desenvolvimento pessoal. Nada como números, estatísticas e histórias verdadeiras para fazer com que seus pais entendam o seu lado e aprovem esse projeto.

Apresente uma agência de confiança

Antes de mais nada, lembre-se de que seus pais amam você e só pensam no que é melhor para a sua vida, certo? Então, não adianta escolher qualquer agência de intercâmbio só para convencê-los de que está tudo seguro e bem-encaminhado. Deixe claro para eles que está levando a segurança muito a sério, afinal, será você quem vai viajar e viver a nova experiência, e contratempos só estragariam seu intercâmbio.

Mostrar orçamentos bem-detalhados e bem-planejados também contará bastante. Com isso, seus pais vão perceber o quanto você está se dedicando para defender algo que acredita — e os pontos positivos dessa atitude são muitos! Qual é o pai, mãe ou responsável que não fica orgulhoso quando nota que o filho está envolvido em um grande projeto?

Separe um tempinho para que o consultor de um agência de intercâmbio especializada  — munido também de várias informações importantes — possa conversar com seus pais,  para que eles fiquem seguros e percebam que fazer essa viagem só trará benefícios para a sua vida. A agência escolhida é essencial para garantir que você tenha a melhor experiência. Então, nada mais justo que seus pais conheçam os profissionais responsáveis pelo seu intercâmbio.

Seguindo essas dicas você verá o quanto a conversa com seus pais será proveitosa e muito positiva. Não há como, no mínimo, parar para pensar e refletir mediante tantos argumentos interessantes e reais. Não se esqueça de que seus pais querem sempre o melhor para você, por isso eles precisam ter certeza de que tudo vai correr bem e de acordo com todos os cuidados necessários.

Portanto, mostre e enfatize os benefícios do intercâmbio para eles. Com planejamento, muita conversa e honestidade será tranquilo prosseguir com o seu projeto e logo, logo você estará embarcando em um avião com destino certo para a viagem dos seus sonhos. Então, está esperando o que para começar a seguir essas dicas agora mesmo? Boa sorte!

E aí, gostou das dicas? Quer mais informações para passar aos seus pais? Então, continue a leitura com este post sobre quanto custa um intercâmbio!

Mail