Como estudar fora do país gastando pouco

Como estudar fora do país gastando poucoArcar com as despesas que um intercâmbio necessita pode ser uma difícil missão para muitos estudantes. Para fazer um curso de curta duração ou uma graduação inteira no exterior, é preciso planejar-se para não se deparar com nenhum imprevisto na sua viagem.

Para economizar nos gastos do intercâmbio e não se endividar mesmo depois desse grandiosa experiência, vale a pena seguir as dicas abaixo.

Ciência Sem Fronteiras

O Ciência Sem Fronteiras é um programa brasileiro que possui vínculos com faculdades em todo o mundo e oferece bolsas de estudo para estudantes de universidades brasileiras. Sendo assim, você pode obter ajuda financeira do governo para se bancar enquanto estiver estudando fora do país e não precisará arcar com todas as despesas.

Alimentação

Ainda é possível economizar nos pequenos detalhes, como escolher um local que ofereça a comida por um preço razoável. Fuja dos restaurantes que sejam considerados pontos turísticos e procure por comidas locais que atendam ao público do próprio país.

Se a cidade for um polo universitário, opte pelos restaurantes ao redor do complexo que, geralmente, oferecem preços mais acessíveis.

Hospedagem

São diversas as opções de acomodação e o preço depende da sua cidade de destino. Em alguns países, ficar em casas de família é a opção mais em conta, em outros, um cômodo dividido com outros estudantes pode ser o mais recomendado.

Nesse caso, leve os números para o papel e tenha em mente que, em geral, nas casas de família são oferecidas, em média, duas refeições por dia e esse não precisará ser um gasto extra.

Baixa temporada

Dinheiro contado é um problema na alta temporada dos países. Por isso, se a viagem é para o hemisfério norte, evite os meses de julho e agosto, pois essa é a temporada de férias e é muito comum encontrar vários turistas e preços mais elevados nas cidades.

Para os países do hemisférios sul, opte por temporadas de fevereiro a março ou outubro e novembro para não passar aperto durante sua viagem.

Mail