Como saber se uma agência de intercâmbio é confiável?

Você já decidiu que é realmente a hora de estudar em um outro país, sua família já está convencida e apoia sua decisão, o destino está escolhido, mas tem uma dúvida que precisa ser resolvida: como escolher uma agência de intercâmbio confiável?

As opções são muitas, disso não há dúvidas. Basta uma busca na sua ferramenta de pesquisa preferida para que você tenha ideia de quão trabalhosa pode ser a sua missão à procura da agência ideal. Não por menos, é que ocorrem feiras de intercâmbio em diversas cidades brasileiras, com as mais variadas ofertas.

Mas não se aflija! Este artigo vai ajudar você a estabelecer critérios de avaliação para encontrar uma agência de intercâmbio confiável de forma rápida e segura. Para isso, continue a leitura e aplique as considerações a seguir à sua busca. Com elas, sua missão impossível se transformará em uma verdadeira brincadeira de criança.

Economia nem sempre é tudo

O intercambio pode ser um investimento alto, principalmente dependendo do tempo que se pretende passar no país de destino. Por isso, é normal pensar em escolher a agência que oferecer o serviço pelo preço menor. Porém, é importante levar outros fatores em conta no momento da decisão.

Pagar menos é ótimo, mas é preciso ter certeza de que essa economia não vai colocar você em uma furada. Isso porque bons serviços de educação e moradia em outro país não são baratos, o que é uma boa razão para desconfiar de preços muito abaixo do mercado.

Então, ao verificar a confiabilidade de uma agência de intercâmbio, os preços por ela praticados também deve ser um critério a se considerar. Para que você tenha certeza de que não está correndo o risco de o barato sair caro, busque referências do serviço a ser contrato no país de destino e confira se a escola e o local de estadia têm a qualidade equivalente à sua expectativa.

A reputação que você respeita

Uma agência de intercâmbio confiável certamente tem uma boa reputação na praça. E isso você pode conferir facilmente nas redes sociais, com antigos clientes e até em páginas relacionadas ao governo brasileiro, como a Receita Federal.

Por meio de páginas como o Reclame Aqui, é possível conferir se há demandas de clientes em relação à empresa, como pessoas insatisfeitas com os serviços prestados ou lesadas de alguma maneira. Se você conseguir o CNPJ da agência, pode verificar se há irregularidades junto à Receita Federal ou disputas judiciais — geralmente uma simples busca com o número do CNPJ em uma ferramenta de pesquisa traz esse resultado.

Outros recursos eficientes são o Facebook e seus grupos de discussão. A própria página da agência nessa rede social já indicia a reputação que ela tem. Basta passar um tempo lendo os comentários dos clientes para perceber a qualidade dos serviços prestados e se é uma empresa confiável ou não.

Por isso, não poupe esforços. Se você está interessado nos serviços de uma agência, vá fundo na investigação. Reúna o máximo de informações possível em relação à reputação dela, afinal, se economia nem sempre é tudo, a reputação da empresa, sim.

O atendimento que você merece

Você fará um investimento alto no seu intercâmbio. E aqui não estamos nos referindo a dinheiro, somente. Serão meses de dedicação nos preparativos para a viagem, todo o esforço para reunir a documentação requerida, os frutos que espera colher por estar realizando um intercâmbio, sem contar os meses dedicados à experiência em si. Tudo isso a ser intermediado pela agência e pelo profissional que a representa.

E o que você espera do serviço a ser vai contratado? Qualidade, bom atendimento e profissionais capacitados, no mínimo, não é mesmo? Então, não deixe por menos. É o seu sonho que está em jogo. Uma agência confiável tem profissionais com expertise que vão atender você com toda a paciência e tirar suas dúvidas durante cada etapa do processo.

Aliás, a qualificação dos profissionais é um dos critérios a serem avaliados na sua busca por uma agência de qualidade. Quanto mais qualificados eles forem, melhor será o seu atendimento, menores as chances de você cair em enrascadas e ter seu processo, principalmente o de visto, prejudicado. Lembre-se de que é um momento de sobrecarga de tarefas a cumprir, e estar bem-assessorado é fundamental.

Assistência durante o intercâmbio é fundamental

Estar bem-assistido durante a etapa de preparação para a viagem é importante, afinal, como mencionamos, são muitas as tarefas que devem ser cumpridas. Mas ter um porto seguro no local do intercâmbio também é fundamental.

Você estará em um novo país, distante de familiares e, possivelmente, sem fluência no idioma local. Certamente ficará muito mais tranquilo se tiver um ponto de apoio no seu novo lar que possa ajudá-lo com os primeiros momentos e em caso de imprevistos.

Assim, se a agência contratada tiver escritório ou representante no país de destino, tudo fica mais tranquilo. Isso porque seus agentes podem ajudá-lo com as primeiras providências, como abertura de conta bancária, documentação, aquisição de celular, orientação para entrevistas de emprego, entre outras orientações iniciais. 

Além disso, em caso de problemas ao longo de sua experiência ou mesmo a necessidade de ampliar o tempo do visto, ter a agência por perto é uma excelente opção. Portanto, considere a assistência durante o intercâmbio como um dos critérios de avaliação.

A agência de intercâmbio confiável sabe tudo sobre o país de destino

Você não merece chegar a uma agência de intercâmbio com dúvidas sobre o país para onde quer ir e sair de lá sem as resolver. Caso isso aconteça, procure outra empresa, pois uma prestadora de serviços de qualidade precisa conhecer profundamente o seu produto.

Quando se vai fazer um intercâmbio, algumas dúvidas sobre o país precisam ser tiradas. Por exemplo, caso tenha escolhido a Austrália, é importante conhecer os hábitos e estilo de vida de lá. É possível encontrar essas informações na internet, mas é importante ouvir das pessoas da agência dicas sobre como será o seu dia-a-dia no país, dicas de adaptação a cultura e curiosidades acerca dos hábitos locais.

É admirável que os funcionários de agências saibam responder a essas dúvidas, pois demonstram respeito com quem está se preparando para uma mudança como essa, que exige um planejamento tão grande. Até mesmo em razão desse critério é que vale a pena considerar a próxima dica para sua avaliação.

Quanto mais especializada a agência for, mais confiável

Se as opções de agência para se escolher são muitas, imagina a de países para os quais você pode ir. Agora, imagine o grande esforço e a incrível logística que uma agência com oferta de intercâmbio para vários destinos precisa ter para manter a qualidade na prestação do serviço.

Em razão disso, dê preferência a agências que proponham serviços especializados. Por exemplo, se você decidiu que seu destino é a Oceania, invista em uma agência que tenha foco nesse continente. Com certeza a probabilidade de os critérios acima serem cumpridos é muito maior.

Quanto mais especializado for o serviço, maior é o conhecimento dos funcionários sobre o país, melhor o atendimento prestado, mais qualificados eles serão e assim por diante. Por isso, não perca esse critério de vista quando for procurar sua agência de intercâmbio confiável, pois ele vai fazer com que sua busca seja mais focada e produza melhores resultados.

Viu só como nem tudo o que parece impossível de fato é? Se você utilizar esses 6 critérios no momento de ir em busca da agência ideal, sua missão estará finalizada muito antes do que imagina. E para receber em seu e-mail as melhores dicas de como se preparar para o intercâmbio, assine a nossa newsletter!

Mail