Companhias Aéreas na Austrália.

O post de hoje é especialmente para os que buscam informações sobre as principais companhias aéreas que fazem voos domésticos dentro da Austrália. Vou escrever um pouco sobre cada uma delas, as diferenças, o que gostei em cada uma e claro, o preço das passagens.

As principais companhias aéreas daqui são: Qantas, Virgin Australia, Jetstar e Tiger Airways. Não sei se posso comparar dessa maneira, mas para mim a Qantas e a Virgin seriam equivalentes à TAM; e Jetstar e Tiger Airways seriam mais ou menos como a Gol ou a [antiga] Webjet.

Qantas Airline.

A Qantas nasceu na Austrália em 1920 e é considerada a terceira companhia mais antiga do mundo. Qantas significa Queensland and Northern Territory Aerial Services. Eu viajei de Qantas algumas vezes, tanto em voos internacionais como nacionais, uma coisa eu posso dizer é que o serviço é excelente. Não tenho nada do que reclamar, o único “problema” é que os valores das passagens da Qantas para voos domésticos são bem mais altos do que das outras companhias. Assim para os que querem viajar gastando pouco, Qantas acaba sendo a última opção.

Companhia Jetstar.

Falando agora um pouco da Jetstar, essa companhia é uma low-cost da própria Qantas. Isso significa que a qualidade, de maneira geral, é menor – porém os preços são mais acessíveis a intercambistas como nós.  Na verdade, ela foi criada devido à entrada no mercado da Virgin Blue, hoje conhecida como Virgin Australia. Mas como toda empresa low-cost, os serviços são bem mais simples e tudo que você precisar terá um custo muito maior (por exemplo, bagagem extra, remarcação de data ou até mesmo marcação de assento).

Tiger Aiways.

Já a Tiger Airways (empresa de Singapura) foi a companhia que mais viajei aqui dentro da Austrália. Isso porque ela tem o preço muito mais barato do que as outras, com muitas promoções ao longo do ano. Às vezes é possível ir de Melbourne para Sydney (ida e volta) por menos de 100 dólares. Mas também se você quiser remarcar a data, por exemplo, o valor fica em torno de 120 dólares.

Vou contar uma breve história que aconteceu comigo na primeira vez que fui para Sydney com a Tiger Airways. Paguei ida e volta cerca de 120 dólares, e na hora que fui comprar as passagens poderia ter comprado bagagem extra de 15 kg por apenas 20 dólares por trecho (o que aumentaria em cerca de 40 dólares ao valor total). Na hora eu não aceitei, porque como a Tiger permite uma bagagem de mão de até 10 kg, não imaginei que minha bagagem daria mais do que isso.

Quando cheguei para fazer check-in ela estava pesando 2 kg a mais do que o permitido. Eu só tinha duas opções: pagar 70 dólares pelo excesso ou jogar fora alguma coisa minha que estava na mala (isso pode ser estranho, mas já vi gente fazendo isso). Obviamente acabei pagando os 70 dólares. E aquele velho ditado realmente aconteceu: “o barato sai caro”.

Depois desse dia, aprendi a sempre comprar bagagens extras nas empresas low-cost (como Jetstar e Tiger Airways). Isso porque as empresas mais caras já te dão direito a bagagens extras inclusas no valor.

Voltado às companhias, deixei a Virgin Australia por último porque das empresas citadas ela foi a única que não tive oportunidade de viajar. Mas sempre quando faço pesquisa dos valores das passagens, a Virgin sempre fica pouquíssimo abaixo do valor das passagens da Qantas. E, se preço for sinônimo de qualidade, elas devem ser parecidas.

Virgin Australian.

Ah, só uma curiosidade! Acho que a maioria das pessoas conhece a marca Virgin como uma gravadora. Sim, isso mesmo, a gravadora e o Virgin Australia pertencem ao mesmo grupo (Virgin Group) e têm Richard Branson como seu fundador.

Voltando ao assunto, fiz uma pesquisa só para vocês terem uma ideia de preços.  Procurei voos de Melbourne para Sydney (ida e volta) para março de 2014. Vejam os preços:

Qantas Virgin Australia Jetstar Tiger Airways
AU$ 401 AU$ 327 AU$ 156 AU$ 190

Agora só depende de você escolher com qual companhia voar.

Espero que tenha ajudado!

Abraços =)

Mail