7 dicas para conseguir emprego em Gold Coast

7 dicas para conseguir emprego em Gold Coast

Pensando em estudar e trabalhar em Gold Coast? Conciliar ambas as atividades é objetivo de muitos intercambistas. A Austrália é um dos melhores lugares para isso, já que, ao contrário de outros países, permite que o estudante trabalhe também. Mas como conseguir um emprego em Gold Coast?

A seguir, explicamos por que a badalada cidade australiana é um ótimo destino de intercâmbio e como fazer para conquistar uma vaga de trabalho na região. Acompanhe!

Quais são as vantagens de morar em Gold Coast?

Gold Coast, assim como outras cidades australianas, conta com um excelente nível de educação. Sua infraestrutura é ótima para receber estudantes de outros países, com escolas de alta qualidade nos diversos graus de ensino.

A cidade, localizada no estado de Queensland, é considerada uma das mais bonitas da Austrália, com praias paradisíacas que atraem turistas do mundo inteiro. Essa é uma das vantagens de morar na região: além de contar com um ensino de muita qualidade, o estudante pode desfrutar de uma cidade moderna, limpa, e segura, além de belíssima. Afinal, nada como aproveitar o tempo livre para curtir praias famosas como Surfers Paradise e Broadbeach!

Mesmo com esses atrativos, que elevam a qualidade de vida local, Gold Coast apresenta um custo de vida acessível. O preço que se paga por um dormitório simples e distante de tudo em metrópoles mais caras, como Londres ou Nova York, é mais do que suficiente para o aluguel de ótimos apartamentos na cidade australiana, a um quarteirão da praia e com vista para o mar.

Vale destacar também que Gold Coast é uma região tranquila, com moradores acolhedores e temperaturas altas o ano todo. Isso sem falar das incríveis atrações turísticas para além do litoral, como Burleigh Head National Park, Currubin Wildlife Sanctuary, Warner Bros. Movie World, Sea World, Dreamworld e SkyPoint Observation Deck.

Como é o mercado de trabalho local?

O mercado de trabalho em Gold Coast tende a ser menos competitivo em comparação às maiores cidades da Austrália, como Sydney e Melbourne — metrópoles que, geralmente, recebem mais profissionais e estudantes de outros países. Portanto, pode ser mais fácil conseguir um emprego temporário na cidade.

Devido ao perfil da cidade, uma das principais atividades econômicas de Gold Coast é o turismo — e, por isso, há inúmeras vagas ligadas à hotelaria, ao comércio, serviços em bares e restaurantes. A oferta de vagas é muito maior nos meses verão e férias no país, sendo excelentes épocas para os intercambistas aproveitarem para trabalhar bastante e juntar um dinheiro extra.

Entre as vagas mais encontradas, estão as de garçom, recepcionista de hotel, cozinheiro, auxiliar de cozinha e assistente de loja, além de empregos na área de construção civil e de limpeza.

Como conseguir um emprego em Gold Coast?

Para conquistar uma vaga de trabalho em Gold Coast, há algumas estratégias que podem fazer toda a diferença. Confira!

1. Tenha um visto adequado

Para trabalhar na Austrália é necessário solicitar um visto que ofereça permissão de trabalho. O visto de estudante permite que o intercambista trabalhe legalmente até 40 horas quinzenais durante o seu curso, já nas férias e breaks escolares, ele poderá trabalhar sem restrição de horas. Para solicitar o visto de estudante, você deve se matricular em um curso na Austrália com no mínimo de 14 semanas de duração.

2. Faça um bom currículo

O primeiro passo para conquistar um emprego em Gold Coast é preparar um bom currículo, que seja claro, objetivo e bem escrito. Mostre que você tem experiência e autoconfiança. Mas é preciso tomar mais alguns cuidados.

Muitos intercambistas simplesmente traduzem o currículo que usam no Brasil e esperam, assim, conseguir uma vaga de trabalho na Austrália. Na verdade, o ideal é que você adapte o seu currículo à vaga que está buscando, seja ela de recepcionista ou de auxiliar de cozinha, por exemplo. O importante é enfatizar certos aspectos da sua trajetória conforme a situação.

3. Pesquise em sites de emprego

Uma ótima forma de encontrar trabalho em Gold Coast e em outras cidades australianas é consultar sites que ajudam nessa busca, como o Career One, o Seek, o Job Search e o Gumtree. Por meio deles, é possível definir o local, o tipo de trabalho que você deseja e a área de atuação.

Após a busca, os sites fornecerão uma lista das vagas cadastradas e apresentarão informações como a remuneração e a carga horária. Aí, é só escolher a oportunidade que mais combina com você!

4. Fique de olho nas vagas

Muitos intercambistas perdem oportunidades de emprego por não se atentarem ao seu redor. Até hoje, várias vagas na Austrália são divulgadas da maneira mais simples e antiga: com cartazes afixados nas vitrines dos estabelecimentos.

Isso é ainda mais significativo em Gold Coast, que apresenta muitas oportunidades em bares e restaurantes. Se você ficar de olho, poderá encontrar um bom trabalho na próxima esquina!

5. Seja aberto às diferentes oportunidades

No Brasil, há uma certa desconsideração em relação a trabalhos que não exigem formação acadêmica. Felizmente, esse equívoco não tem lugar na Austrália. Na terra dos cangurus, todo emprego é respeitado da mesma maneira, portanto você não deve se sentir constrangido em procurar vagas de limpeza ou de reposição de estoque em supermercado, por exemplo.

Dessa maneira, suas chances de conseguir trabalho aumentarão bastante! Por isso, em Gold Coast, não perca tempo e aproveite as diversas oportunidades disponíveis em hotéis e restaurantes, por exemplo.

6. Saiba se apresentar

Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Isso pode não ser totalmente verdade, mas é inegável que o momento em que você se apresenta para uma vaga de emprego é de suma importância e é capaz de definir se você vai ou não ser escolhido.

Por isso, seja pontual, demonstrando compromisso — mesmo porque os australianos não gostam de atrasos. Além disso, vista-se de forma adequada: não é porque você está em uma cidade costeira como Gold Coast que qualquer roupa está boa para uma entrevista de emprego.

7. Não seja tímido

Para conseguir trabalhar em Gold Coast, uma boa recomendação é perder a timidez! Afinal, você estará em uma cidade praiana, de vida noturna agitada e que atrai turistas de todo o mundo. Por isso, muitas vagas de emprego envolvem o contato constante com o público e mesmo a atuação em eventos e festas, por exemplo.

Portanto, deixe a timidez de lado e aproveite as oportunidades que aparecerem. Aos poucos, você se acostuma, principalmente porque o povo australiano é bastante receptivo e ajudará você a se sentir em casa.

Gostou das dicas para conseguir emprego em Gold Coast? Se sim, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e ajude seus amigos que também pensam em fazer intercâmbio nessa cidade incrível!