Home office é uma tendência internacional? Entenda!

Home office é uma tendência internacional

Você sabia que a maioria dos trabalhadores sofre com as horas perdidas no deslocamento de casa até o trabalho? O que agrava ainda mais a situação é que isso também causa estresse e mau humor, que podem ser evitados com uma simples prática: o home office. Aliás, trabalhar de casa é uma tendência mundial e muitas empresas já tratam o assunto com naturalidade.

E dá para entender os motivos, já que fazer home office nada mais é do que realizar as mesmas funções executadas em um escritório, mas no conforto e na comodidade do seu lar. E sabe o que é melhor? A tecnologia está aí para ajudar no que for necessário, pois com o apoio da internet, dos smartphones, tablets e das videoconferências tudo pode funcionar muito bem!

Ficou curioso e quer saber como o home office pode fazer a diferença na sua vida? Confira abaixo tudo sobre esse modelo de trabalho que veio para ficar!

Home office: entenda essa tendência mundial

Desde o começo dos anos 2000, trabalhar remotamente vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos. Tudo por conta dos avanços da tecnologia e, ao mesmo tempo, das distâncias que foram encurtadas por causa do acesso à internet. Antes, por exemplo, não havia possibilidades de executar o trabalho se o funcionário não estivesse presente no escritório.

Mas hoje esse cenário já é bem diferente, pois basta você estar conectado a um computador ou qualquer dispositivo eletrônico com as ferramentas básicas do seu trabalho, para fazer tudo como se estivesse na mesma sala que seu chefe. Para se ter uma ideia, essa tendência é tão forte que 68% das empresas brasileiras já oferecem a jornada remota.

Pela ótica das companhias isso também é ótimo. É o que identificou uma pesquisa realizada pela Global Workplace Analytics, dizendo que, só nos Estados Unidos, por exemplo, a economia com o home office chega a cerca de 11 mil dólares ao ano por funcionário, e já considerando contas como o aluguel e energia. E as empresas têm sim percebido vantagens como essas!

Novas oportunidades e formas de trabalhar

Esse campo é propício para o profissional freelancer, ou seja, o colaborador que não precisa ser um funcionário fixo de determinado lugar. Para ficar ainda mais claro, o freelancer, ou freela, é aquela pessoa especialista em determinado segmento e pode ter um, dois, três ou mais empregos ao mesmo tempo!

Mas qual é a vantagem disso? O freela trabalha de onde ele quiser, no horário mais conveniente para ele e na velocidade que ele puder. E se isso parece um tanto confuso para você, não se deixe enganar: o profissional freelancer precisa ser extremamente organizado e realizar seu trabalho de um jeito criativo, sempre respeitando prazos e demandas, mas com muito mais liberdade.

Responsabilidade, pontualidade, maior agilidade e menos erros no seu trabalho serão notados como nunca, já que essas habilidades também são reforçadas quando se faz home office. E sabe o que é melhor? O seu chefe ou parceiro vai notar esses pontos importantes em você e isso, com certeza, vai contar a seu favor na hora de pensar em novos projetos e oportunidades.

Uma curiosidade e mais um motivo para incentivar você: a empresa Business Insider constatou que, nos últimos 5 anos, houve um aumento de 50% na modalidade de trabalho como freelancer. E só nos Estados Unidos esses profissionais movimentaram mais de meio bilhão de dólares em apenas um ano. Vale a pena considerar essa modalidade de trabalho, não é?

Desenvolvimento de novas habilidades

Fazendo home office você terá oportunidade de experimentar novas formas de vivenciar a sua carreira, além de ter ainda mais controle sobre a forma como você acredita que pode trabalhar melhor. O resultado disso é aprender bastante em como ser totalmente independente na profissão — o que é, sem dúvidas, incrível!

Indo além, com o home office é possível ter mais tempo para investir em si mesmo. Poder fazer um curso durante o dia — inclusive em outro país —, por exemplo, é apenas uma das atividades que você poderá realizar. E isso vai ser refletido claramente na forma como você trabalha e o que entrega para seus empregadores. Lembre-se de que novas habilidades sempre contam positivamente.

Por não estar preso a um local de trabalho fixo, muitos profissionais encaram a vida de freelancer como a oportunidade perfeita para poder viajar o mundo. Você pode aproveitar para morar um tempo em outro país, ou quem sabe fazer aquele um intercâmbio que você planeja já há algum tempo, trabalhando com o que mais gosta e de forma home office. Ou seja, se você está pensando em estudar inglês ou se matricular naquela especialização na Nova Zelândia, por exemplo, e quer passar uma temporada por lá, esse modelo de trabalho poderá ajudar você conquistar esse objetivo.

Encontro perfeito entre empresas modernas e funcionários criativos

Sem dúvidas, empresas que oferecem uma gama de atrativos são aquelas que atraem talentos competentes, que estão em busca de companhias modernas. Não se esqueça de que empresas que são flexíveis e pensam no funcionário são geralmente locais com bons salários, plano de carreira bem estruturado, entre outros benefícios.

Juntando-se a isso, temos colaboradores criativos e observadores — profissionais que querem trabalhar de forma diferente, oferecendo sempre ideias e soluções muito mais interessantes. Ou seja, você vai querer ficar de fora desse movimento?

Agora imagine o que acontece quando uma empresa moderna encontra um funcionário com muita criatividade e desenvoltura? É o casamento perfeito para que a rotina de trabalho seja melhor, com bons resultados e, acima de tudo, com mais liberdade e flexibilidade. O home office cai como uma luva em tudo isso.

Olhando para todas essas características ficou mais fácil entender de que forma trabalhar remotamente funciona, não é mesmo? Não se esqueça de que, mais do que nunca, o home office é uma excelente alternativa para que você poupe dinheiro, tempo e possa voltar as suas atenções para a excelência na entrega das demandas e dos projetos. Apostar nesse modelo de trabalho é ter os dois pés no futuro e andar lado a lado com as principais tendências!

Gostou do post? Então, siga as nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos interessantes e repletos de dicas e sugestões: estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Mail