Morar na Austrália: o que esse paraíso oferece?

morar na Austrália

Morar na Austrália é o sonho de muitos jovens que desejam fazer um intercâmbio. E não é para menos: o que não faltam são motivos para se apaixonar pelo país e explorar tudo o que o território, a cultura e o povo australiano tem a oferecer.

O país é campeão em qualidade de vida e segurança, conta com um dos melhores sistemas educacionais do mundo, além de ser bastante receptivo com os visitantes e, é claro, ser repleto de paisagens naturais de encher os olhos!

Ficou curioso? Então, continue acompanhando este post. A seguir, você vai descobrir tudo o que esse paraíso chamado Austrália tem a oferecer para quem escolhe viver no país. Confira:

Belezas naturais

Se você busca um destino que esbanja belezas naturais para todos os gostos, a Austrália é o lugar certo para você morar. O país é mundialmente famoso por suas praias paradisíacas e que atraem surfistas de vários pontos do planeta, como a famosa região de Gold Coast.

Porém, existem outras paisagens de tirar o fôlego no território australiano, como é o caso do Outback — a região desértica do país. Os Alpes Australianos também são verdadeiros cartões-postais, além dos grandes parques nacionais de natureza preservada, com rios e quedas d’água, e da floresta tropical australiana.

Além disso, a flora e fauna exóticas e com espécies raras que só são encontradas no país também são uma grande atração para os turistas.

Educação de qualidade

No quesito educação, a Austrália também se destaca da maioria dos países, com um sistema de qualidade e bastante completo desde os primeiros anos de vida da criança até a universidade.

A maior parte dos australianos têm sua formação educacional no sistema público de ensino, que é eficiente e bem estruturado, visando educar os alunos de forma integral.

Todo o ensino australiano, desde os anos primários, é baseado nas seguintes áreas básicas do conhecimento: Educação Artística, Língua Inglesa, Saúde e Educação Física, Línguas Estrangeiras, Matemática, Ciências, Tecnologia, Ciências Sociais e Meio Ambiente.

Vale ressaltar que essa formação integral inclui não só as disciplinas básicas do conhecimento, mas também a formação humana e a construção de valores.

O Ensino Superior também é motivo de destaque no país, com universidades mundialmente renomadas nas principais cidades australianas. Vale ressaltar que a maioria delas tem programas de intercâmbio para alunos brasileiros.

Qualidade de vida

Os números não mentem: a Austrália é o segundo país com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo — em nível de comparação, o Brasil, por sua vez, ocupa o 79º lugar no mesmo ranking.

O IDH é baseado em critérios como expectativa de vida da população, nível de escolaridade e educação e renda nacional bruta per capita.

O Índice é dividido entre baixo, médio, alto e muito alto (de 0,800 a 1,000). O IDH australiano é 0,939 — ou seja: se o que você procura é qualidade de vida, o país é o lugar certo para morar.

Estrutura e segurança

A Austrália é um dos países campeões quando o assunto é segurança pública. As cidades de Melbourne e Sidney, inclusive, ocupam lugares privilegiados no ranking das 10 cidades mais seguras para se viver em todo o mundo.

Além disso, as metrópoles australianas têm ótima estrutura urbanística, com transporte público de qualidade e linhas de ônibus e metrô limpas e seguras, que cruzam todos os pontos da cidade.

Consequentemente, a abundância de transportes eficientes faz com que haja muito menos problemas relacionados ao trânsito, por exemplo, afetando positiva e diretamente a qualidade de vida de quem escolhe uma cidade australiana para morar.

Economia e empregabilidade

Um dos pontos mais favoráveis para quem decide morar na Austrália é o alto nível de empregabilidade do país.

Com uma moeda estável e economia em constante crescimento, o mercado de trabalho no país é bastante promissor, oferecendo muitas oportunidades para nativos e imigrantes em várias áreas.

Entre as profissões com maior demanda no país, estão: gerente de marketing, engenheiro, professor, desenvolvedor de sistemas, pediatra e dentista.

Para saber mais sobre as profissões para as quais os estrangeiros podem solicitar vistos de trabalho, basta acessar a lista disponível no website da imigração australiana.

Além disso, para quem quer estudar acima de doze semanas, é possível trabalhar até 40 horas quinzenais durante o curso e full-time durante as férias, pois o visto de estudos oferece a permissão de trabalho.

Estilo de vida

O estilo de vida dos australianos é outro ponto de destaque. Além de muito simpáticos e receptivos com os imigrantes, o povo da Austrália é extremamente gentil e educado, algo que é ensinado tanto entre as famílias quanto na escola.

Isso reflete diretamente em suas posturas no dia a dia, seja uns com os outros ou em relação à preservação das cidades e do meio ambiente.

Inclusive, o senso de responsabilidade ambiental também é um ponto de destaque no estilo de vida australiano.

O grande interesse por atividades físicas, especialmente aquelas praticadas ao ar livre, também faz parte da vida dos australianos, que buscam desfrutar de todas as belezas naturais do país, aliando isso à prática esportiva e todos os benefícios que ela proporciona à saúde.

Cidades modernas

As grandes cidades australianas não deixam nada a desejar em comparação às metrópoles mais famosas do mundo. Sydney, por exemplo, é repleta de belas construções arquitetônicas que já se tornaram símbolos do país, como é o caso da Sydney Opera House.

As cidades são bastante modernas e com ótima estrutura para turistas e moradores, com centros comerciais, grandes empresas, bairros mistos e residenciais.

Além disso, a vida cultural nas cidades australianas é bastante agitada e diversificada. O país é palco de inúmeros festivais musicais ao ar livre e está na rota de shows de grandes artistas. Há também muitos museus e galerias de arte espalhadas pelas cidades.

Lazer e diversão

Além da vida cultural e da prática esportiva, outra fonte de lazer para quem deseja morar na Austrália é explorar o turismo do país, conhecendo todas as possibilidades e paisagens que esse paraíso oferece.

A vida noturna nas grandes cidades australianas também é bem intensa, com possibilidades de casa noturnas, shows e bares para todos os gostos.

Múltiplas culturas

Por ser um país muito acolhedor e procurado por imigrantes, a Austrália é um verdadeiro caldeirão cultural em que é possível encontrar pessoas, línguas e tradições de todas as partes do mundo.

Toda essa riqueza cultural garante o charme inigualável das cidades e das pessoas que vivem na Austrália, encantando aqueles que passam pelo país.

Além disso, há a valorização da cultura dos povos nativos do território australiano, os aborígenes. Assim como os povos indígenas brasileiros, os aborígenes se dividiam em diversos grupos com costumes e línguas diferentes, espalhados por todo o território do país.

Vale lembrar, também, que há uma forte influência da cultura britânica no país, que ainda faz parte da Comunidade das Nações Britânicas e reconhece a Família Real da Inglaterra.

Viu só como não faltam motivos para morar na Austrália e desfrutar de tudo o que esse belo país tem a oferecer? Se você curtiu este post, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais!