O que é intercâmbio? Veja as modalidades disponíveis para você!

O que é intercâmbio.A palavra “intercâmbio” traz a ideia de troca ou permuta. Partindo desse princípio, as viagens que envolvem estudantes começaram quando duas pessoas trocavam de país e vivenciavam a rotina do outro. O intuito era promover o conhecimento de outros idiomas e culturas.

Entretanto, esse conceito se tornou muito mais abrangente. Atualmente, para realizar um intercâmbio, não é necessário depender da vinda de um estrangeiro para o Brasil. A troca se dá no dia a dia no país de destino e na convivência com nativos e pessoas de outros locais que também estão ali para aprender e se desenvolver.

Além disso, são várias as vantagens que os programas podem oferecer. Mais do que interagir e aprender sobre outros países, também é possível adquirir uma independência e maturidade para encontrar soluções rápidas frente a dificuldades. Dessa maneira, o intercâmbio também valoriza o seu currículo profissional.

Intercâmbio para aprender uma nova língua

O seu propósito com o intercâmbio é aprender um novo idioma? Ao realizar seu intercâmbio na Austrália ou na Nova Zelândia, é possível ficar ainda mais próximo do inglês e aprendê-lo da maneira que melhor atende às suas necessidades.

Para acrescentar ainda mais ao seu currículo, vale a pena conferir os programas de English for Professionals (ou “Inglês para Profissionais”). As aulas são focadas em sua área de atuação, permitindo que você aprenda termos técnicos e vocabulário específico para se comunicar com outros profissionais.

O curso de English for Academic Purposes (EAP) é destinado a fins acadêmicos. Com ele, os estudantes internacionais podem aperfeiçoar suas habilidades no idioma inglês a fim de criar um canal de comunicação e aumentar o entendimento das aulas durante cursos técnicos ou universitários.

Enquanto isso, o General English, também chamado de Inglês Geral, é a modalidade mais abrangente. Ele não possui pré-requisitos e é destinado às pessoas que querem aperfeiçoar e treinar o idioma com os nativos, garantindo uma experiência ainda mais gratificante e a verdadeira imersão na língua inglesa.

Intercâmbio para graduação e pós-graduação

Ao realizar um intercâmbio na Nova Zelândia ou na Austrália com foco em aprender sobre uma área de atuação ou se atualizar para o mercado de trabalho, os programas de graduação e pós-graduação são os mais indicados. Vale lembrar que, nesses casos, existem pré-requisitos de acordo com a instituição.

O Bacharelado, por exemplo, oferece a possibilidade de se qualificar internacionalmente e conhecer uma nova cultura. Sua duração mínima é de três anos e o estudante pode optar por uma das categorias disponíveis: Bachelor Degree – com duração mínima de três anos – e Bachelor with Honours – os alunos com boas notas são convidados a ficar mais um ano na universidade participando de pesquisas.

A Graduação Sanduíche, também chamada de Study Abroad, combina estudos e intercâmbio. Ela é chamada dessa forma porque permite que você faça seis meses ou um ano do curso na Austrália ou na Nova Zelândia e o restante no Brasil. A vantagem é que você pode aproveitar os créditos para se formar e escolher as disciplinas que irá cursar.

Se você possui a graduação e está em busca de uma especialização, vale a pena investir em um dos cursos de Post-Graduation disponíveis nos dois países. São eles: pós-graduação, mestrado, MBA ou doutorado (PhD).

O que preciso para fazer intercâmbio?

Primeiramente, é importante definir o objetivo do seu intercâmbio. Você quer fazê-lo unicamente para aprimorar a língua ou procura, também, aproveitar para adquirir conhecimentos profissionais? Depois disso, é possível escolher o destino. Na Austrália e na Nova Zelândia existem cidades que combinam melhor com os seus propósitos.

Ao escolher o destino, inicia-se o processo de recolhimento dos documentos necessários e o processo de emissão do visto. Enquanto isso, é feita a compra da passagem aérea e, para isso, você pode contar com a ajuda profissional da AC Australian Centre. Faça sua cotação e #VemComAC!

Mail