O que é intercâmbio?

O que é intercâmbio.

A palavra “intercâmbio” traz a ideia de troca ou permuta. Partindo desse princípio, as viagens que envolvem estudantes começaram quando duas pessoas trocavam de país e vivenciavam a rotina do outro. O intuito era promover o conhecimento de outros idiomas e das diferentes culturais que existem ao redor do mundo.

Entretanto, esse conceito se tornou muito mais abrangente. Atualmente, para realizar um intercâmbio, não é necessário depender da vinda de um estrangeiro para o Brasil. A troca se dá no dia a dia no país de destino e na convivência com nativos e pessoas de outros locais que também estão ali para aprender e se desenvolver.

Além disso, são várias as vantagens que os programas podem oferecer. Mais do que interagir e aprender sobre outros países, também é possível adquirir independência e maturidade para encontrar soluções rápidas para as dificuldades. Dessa maneira, o intercâmbio também valoriza o seu currículo profissional.

Intercâmbio para aprender uma nova língua

O seu propósito com o intercâmbio é aprender um novo idioma? Ao realizar seu intercâmbio na Austrália ou na Nova Zelândia, é possível ficar ainda mais próximo do inglês e aprendê-lo da maneira que melhor atende às suas necessidades.

English for Professionals

Para acrescentar ainda mais ao seu currículo, vale a pena conferir os programas de English for Professionals (Inglês para Profissionais). As aulas são focadas em sua área de atuação, permitindo que você aprenda termos técnicos e vocabulário específico para se comunicar com outros profissionais.

English for Academic Purposes

O curso de English for Academic Purposes (EAP) é destinado a fins acadêmicos. Com ele, os estudantes internacionais podem aperfeiçoar suas habilidades no idioma inglês a fim de criar um canal de comunicação e aumentar o entendimento das aulas durante cursos técnicos ou universitários.

General English

Enquanto isso, o General English, também chamado de Inglês Geral, é a modalidade mais abrangente. Com opções de aulas do nível básico ao avançado, esse curso não possui pré-requisitos e é destinado às pessoas que querem aperfeiçoar e treinar o idioma com os nativos, garantindo uma experiência ainda mais gratificante e a verdadeira imersão na língua inglesa.

Intercâmbio para graduação e pós-graduação

Ao realizar um intercâmbio na Nova Zelândia ou na Austrália com foco em aprender sobre uma área de atuação ou se atualizar para o mercado de trabalho, os programas de graduação e pós-graduação são os mais indicados. Vale lembrar que, nesses casos, existem pré-requisitos de acordo com a instituição.

Bachelor

O bacharelado, por exemplo, oferece a possibilidade de se qualificar internacionalmente e conhecer uma nova cultura. Sua duração mínima é de três anos, e o estudante pode optar por uma das categorias disponíveis: Bachelor Degree – com duração mínima de três anos – e Bachelor with Honours – os alunos com boas notas são convidados a ficar mais um ano na universidade participando de pesquisas.

Study Abroad

A Graduação Sanduíche, também chamada de Study Abroad, permite que você faça seis meses ou um ano de sua graduação em uma universidade na Austrália ou na Nova Zelândia e o restante no Brasil. A vantagem é que você pode aproveitar os créditos para se formar e escolher as disciplinas que irá cursar lá fora.

Postgraduate

Se você já possui uma graduação e está em busca de uma especialização, vale a pena investir em um dos cursos de Postgraduate disponíveis nos dois países. Você encontrar excelentes opções de programas de pós-graduação, mestrado, MBA e doutorado (PhD).

O que preciso para fazer intercâmbio?

Primeiramente, é importante definir o objetivo do seu intercâmbio. Você quer fazê-lo unicamente para aprimorar a língua ou procura também aproveitar para adquirir conhecimentos profissionais?

Depois disso, é possível escolher o destino. Vale pesquisar sobre a cultura da Austrália e da Nova Zelândia e verificar qual lhe interessa mais. Além disso, tanto na Austrália como na Nova Zelândia existem cidades que irão combinar melhor com seu perfil e objetivos.

Com o destino e curso definido, começa a hora de organizar os demais detalhes necessários para a realização deste sonho. Confira alguns deles e prepare-se para seu intercâmbio!

Passaporte:

Este é o principal documento do viajante no exterior. Se você já tem um, é importante verificar a validade. Se ainda não tem passaporte ou o seu já está vencido, você deve fazer a solicitação de emissão do passaporte junto a Polícia Federal.

Visto:

O tipo ideal de visto australiano ou neozelandês irá depender da duração do curso que você irá realizar em seu intercâmbio. Um dos principais documentos para a aplicação do visto de estudo é a carta de intenção, nela você irá falar um pouco sobre vocês, seus objetivos, a importância do intercâmbio para a sua formação e oportunidades que ele trará para você.

Seguro de saúde:

Item essencial para quem embarca para Austrália ou Nova Zelândia com o visto de estude, o seguro de saúde obrigatório (OSHC) garante suporte em caso de emergências médicas durante o seu intercâmbio. Você ainda pode contar com a cobertura complementar de um seguro de viagem.

Passagem aérea:

Enquanto você organizar os documentos necessários para a aplicação do visto, você pode fazer a reserva de passagem aérea para a sua viagem. Organizar sua passagem com antecedência irá ajudar você a economizar no seu intercâmbio.

Acomodação:

Ter a sua acomodação organizada para sua chegada no país é um item importante para ajudar você em sua adaptação ao novo país. Existem opções de acomodação em casa de família, residência estudantil, share house, entre outras.

Para que todos os detalhes do seu intercâmbio sejam planejados e organizados com rapidez e sem dor de cabeça, você pode contar com a ajuda profissional da AC Australian Centre para realizar seu intercâmbio na Nova Zelândia ou na Austrália.

Quer saber quanto custa um intercâmbio ou está em busca de um intercâmbio barato? Faça sua cotação, visite uma de nossas unidades e #VemComAC!

Mail