Quais são as oportunidades após o intercâmbio? Descubra aqui!

oportunidades após o intercâmbio

Morar algum tempo fora do país de origem é sempre uma oportunidade enriquecedora, pois, além de permitir o contato com novas culturas, pessoas, lugares e costumes, também pode contribuir — e muito! — para o seu currículo. Isso porque o tempo no exterior tornará você um profissional mais versátil e atualizado, fazendo com que apareçam muitas oportunidades após o intercâmbio!

Afinal, o que as empresas de sucesso mais buscam, hoje em dia, são pessoas com vontade de aprender, que saibam lidar com as mais diferentes situações e imprevistos e que não tenham medo de arriscar. E são justamente essas habilidades que a vivência fora do país pode trazer para você!

Quer saber mais sobre como um intercâmbio pode ajudar você a conquistar o emprego dos seus sonhos? Então, continue lendo e veja algumas das principais vantagens que essa experiência é capaz de proporcionar!

Mais possibilidades profissionais

Se você está buscando novas oportunidades de emprego e quer melhorar o seu currículo, investir em um intercâmbio é uma ótima ideia! Afinal, poucas coisas podem acrescentar tantos aspectos positivos na sua vida quanto mergulhar de cabeça em novas experiências e modos de pensar e viver.

Um dos maiores benefícios desse tipo de viagem é, certamente, o aprendizado de uma nova língua. Muitas empresas exigem de seus profissionais a habilidade de se comunicar em inglês fluentemente, principalmente para cargos mais altos e concorridos.

E, se você quer se expressar com facilidade nesse idioma com seus futuros clientes, não há nada melhor do que fazer uma imersão em um país com falantes nativos, não é mesmo? Dessa forma, você aprenderá o inglês de maneira rápida e eficiente e ainda fará muitos novos amigos e contatos profissionais.

Outro fator muito valorizado pelos empregadores é a realização de cursos de aperfeiçoamento, pós e extensão em outros países, como por exemplo, a Austrália e Nova Zelândia que possuem escolas técnicas e universidades reconhecidas internacionalmente e são equipadas com as mais modernas tecnologias. Afinal, um bom profissional está sempre por dentro das novidades da sua área, e nunca se cansa de aprender.

Por isso, é interessante investir em um intercâmbio que permita a realização de cursos ou que proporcione experiências de trabalho. Com tudo isso no currículo, seu emprego ideal estará cada vez mais perto!

Desenvolvimento de novas habilidades

Já pensou o que faria se tivesse que lidar com uma situação completamente nova, sem o auxílio rápido e fácil das pessoas com as quais você mais está acostumado? Pois é exatamente esse tipo de vivência que mais nos faz crescer como profissionais e como seres humanos, e que você terá que enfrentar durante o intercâmbio.

Nesse período morando fora, você verá o quanto é criativo para encontrar a solução de problemas que antes pareceriam muito difíceis, como resolver questões burocráticas em outro idioma, se locomover em um lugar desconhecido e estudar ou trabalhar com pessoas com culturas totalmente diferentes da sua.

No seu intercâmbio, você também terá que lidar com uma nova carga de deveres e obrigações. Lá, você será o grande responsável pelas suas ações e pelas consequências delas, e isso certamente o tornará uma pessoa muito mais autônoma e bem resolvida. Será possível perceber que toda decisão tem consequências, e que lidar com elas faz parte do crescimento profissional de qualquer pessoa. Assim, você amadurecerá em poucos meses o que não teria amadurecido em anos na sua zona de conforto.

Outra grande habilidade que pode ser desenvolvida no exterior é a capacidade de trabalhar em equipe. Você aprenderá que não é possível conquistar grandes coisas sozinho, e que formar laços é importante para ter uma vida mais feliz e equilibrada. Para isso, fará amizades com pessoas completamente diferentes de você e aprenderá a driblar as diferenças para alcançar um objetivo em comum.

Maior confiança na escolha da carreira

Trabalhar no exterior ou aproveitar a viagem para fazer um curso de aperfeiçoamento na sua área são fatores que ajudam muito na hora de ter certeza sobre suas escolhas pessoais e profissionais.

Isso acontece porque, lá fora, você terá contato com um mercado de trabalho totalmente diferente do existente no Brasil, que abre portas para que os mais jovens aprendam com pessoas influentes, conheçam empresas de alcance global e estudem em universidades com tradição de ensino nas mais diversas áreas do conhecimento.

Além disso, você poderá aprender novas táticas de mercado e práticas empresariais, e terá acesso às mais altas tecnologias e ferramentas digitais. Tudo isso ainda será somado a uma convivência com profissionais de diferentes universidades e lugares do mundo, o que trará uma nova visão sobre o alcance da atividade que você realiza, o que é uma característica muito bem-vista pelas multinacionais.

Após essas experiências, você terá conhecido os diferentes ramos existentes dentro da sua profissão, e desenvolverá mais habilidades para enxergar uma mesma situação de vários ângulos diferentes. Dessa forma, será possível compreender melhor todas as suas possibilidades dentro da carreira escolhida e ter mais confiança para se firmar no mercado de trabalho brasileiro, após a sua volta.

Amadurecimento pessoal

Uma das vantagens do intercâmbio mais mencionadas por pessoas que fizeram esse tipo de viagem é que ela, além de trazer bastante conhecimento profissional, também facilita muito o autoconhecimento.

Isso acontece porque, enquanto conhecemos uma nova cultura, também conhecemos melhor a nós mesmos. Afinal, quando estamos longe de casa somos obrigados a entrar em contato com situações muito diferentes das que estamos acostumados, que nos fazem refletir melhor sobre nossa identidade e o lugar do qual viemos.

Durante essa vivência, você descobrirá o que realmente gosta, o que faz você feliz, qual o seu ideal de vida, entre várias outras coisas. Esse tipo de conhecimento, além de trazer muita autoconfiança, também está entre as qualidades que os empregadores mais buscam no mercado.

São muitas as oportunidades após o intercâmbio e, depois de passar um tempo morando fora, você poderá aproveitá-las à vontade. Por isso, não deixe de acrescentar essa experiência incrível no seu currículo! Além de melhorar seu lado profissional, também construirá amizades e memórias inesquecíveis!

Você gostou do nosso post e quer saber mais sobre possibilidade de intercâmbio? Então, não deixe de seguir nosso Facebook, Instagram e YouTube para acompanhar todas as novidades!

Mail