Os 7 melhores destinos de surfe para conhecer na Austrália

Os melhores destinos de surfe na Austrália

Mundialmente conhecida por seus encantos naturais, a Austrália é, cada vez mais, destino certo de intercambistas do mundo inteiro que buscam excelência em seus estudos, cidades com infraestrutura e qualidade de vida. Praias, reservas naturais, cidades modernas e vilarejos charmosos dão o tom ao país, famoso também por seus cangurus e coalas.

E durante o intercâmbio na Austrália, sempre sobra um tempinho a mais para curtir umas férias e aproveitar tudo que o país oferece. Um de seus maiores encantos, que atrai turistas do mundo inteiro, é a infinidade de locais ideais para a prática do surfe.

Pensando nisso, listamos neste post os 7 melhores destinos de surfe na Austrália! Confira:

1. Byron Bay

Um dos mais emblemáticos destinos de surfe na Austrália, Byron Bay fica no estado de New South Wales, e tem seu desenvolvimento muito atrelado à prática do esporte. Com um clima descontraído, que lembra bastante os picos de surfe da Califórnia, a cidade tem praias de areias brancas e águas quentes, em meio a florestas tropicais.

Agradando todo tipo de surfista, do amador ao veterano, Byron Bay apresenta ondas direitas e esquerdas em um fundo de areia perfeito. Os ventos do sul, sudoeste e oeste propiciam ondas rápidas que variam de 50 a 150 metros de extensão. Entre março e julho, os tubos perfeitos e alinhados fazem a festa dos surfistas. Além do surfe, a região também é referência na prática de paraquedismo e famosa por ser ponto de observação de baleias.

2. Gold Coast

A cidade é um dos principais destinos turísticos do país, recebendo cerca de 10 milhões de turistas todos os anos. Situada na costa leste, a 94 km ao sul de Brisbane, tem cerca de 40 praias ao longo de seus 57 km de litoral.

Famoso reduto de amantes do esporte, Gold Coast sedia a primeira etapa do Circuito Mundial de Surfe. Com praias de mar aberto — com ondas mais rápidas e constantes — e outras com pequenas baías — que apresentam ondas mais longas e perfeitas —, contempla surfistas de todos os níveis e gostos. Para os iniciantes, as mais indicadas são Surfers Paradise, Currumbin e Miami Beach. Para os mais experientes, as melhores pedidas são a Snapper Rocks, Burleigh Heads e South Straddie.

O que faz de Gold Coast um destino ideal para quem curte um período de férias durante o intercâmbio é que, além das praias perfeitas para a prática de surfe e outros esportes aquáticos, a cidade conta com uma infinidade de atrativos turísticos. Seus parques temáticos, reservas naturais com mata nativa, cachoeiras incríveis e sua agitada vida noturna encantam todos que a visitam!

3. Adelaide

Adelaide, a 5ª cidade mais populosa do país, está localizada na costa sul da Austrália. Edifícios modernos e igrejas do século passado, em estilo vitoriano, compõem sua arquitetura. Repleta de cafés e galerias de arte, a cidade é cercada por um cinturão de parques naturais.

Os melhores pontos de surfe da região são as praias de York, da Península e de Pondalowic. Se você já tem experiência no esporte, não deixe de conferir Cactus Beach, com ondas inesquecíveis e uma beleza natural exuberante.

4. Tasmânia

A Tasmânia é um arquipélago localizado a 240 km da costa sudeste da Austrália continental. Existem evidências que os aborígenes, famosa população indígena local, habitam a região há pelo menos 35 mil anos.

As praias de Cloudy Bay, Eaglehawk Neck e Marrawah são consideradas as melhores da região, devido às suas grandes ondas. South Cape Bay encanta por ser ainda deserta e por suas ondas perfeitas. É a praia que fica mais ao sul do país e para alcançá-la é necessário percorrer 7 km de trilhas dentro de um parque nacional. Mas se prepare, as águas da Tasmânia são extremamente frias!

5. Victoria

Estado localizado no sudeste do continente, Victoria é um dos principais destinos de surfe na Austrália. A Great Ocean Road, com 240 km de extensão, é uma estrada que acompanha o litoral do estado, sendo uma das rotas de viagem mais conhecidas do país.

A lendária Bells Beach, que abriga o Music Festival Bird Rock e a edição anual do Rip Curl Pro Surf, não pode ficar de fora do roteiro. Imensos swells e uma paisagem arrebatadora fazem jus a sua fama.

Para os iniciantes no esporte, as ondas de Anglesea e Fairhaven são perfeitas! Portland, Port Fairy e Warrnambool reúnem surfistas com mais experiência. Em Phillip Island, existem praias viradas para todas as direções, o que significa que há todo tipo de swell por ali. É também uma oportunidade única de surfar ao lado de pinguins!

6. New South Wales

Estado mais populoso do país, New South Wales é onde está localizada a cidade de Sydney, um dos mais procurados destino para intercâmbios na Austrália. É também onde está Byron Bay, outro pico de surfe já citado neste post.

Considerada uma das 10 melhores praias da Austrália para a prática de surfe, Lennox Head é ideal para os surfistas mais experientes, já que o fundo de pedra pode trazer problemas para quem começa a se aventurar em cima da prancha. As ondas chegam a ter de 300 a 500 metros de extensão, nos melhores dias. Um prato cheio para os amantes do esporte!

Outro local que merece destaque é Yamba, uma cidadezinha bastante charmosa na parte norte do estado. Com fundos de areia e swells de todas as direções é ideal para surfistas dos mais diversos níveis.

7. Oeste da Austrália

As praias da costa oeste também estão entre os principais destinos de surfe na Austrália, reservando cenários paradisíacos e condições perfeitas para o esporte. Em Margaret River, região também muito conhecida por suas vinícolas, acontece o Drug Aware Margaret River Pro, evento que reúne surfistas de todo o mundo. Além disso, lá é bastante comum a prática de kitesurf, esporte praticado com uma prancha e uma pipa atrelada ao atleta.

Em North Point, praia de Gracetown, as ondas são constantes e chegam a 300 metros de extensão, porém são recomendadas para atletas mais experientes, já que tem um fundo de pedra. Em Perth, a praia de Strickland Bay é a queridinha dos surfistas. Já na costa de Ningaloo Reef, ondas enormes intimidam os menos experientes.

Com uma riqueza natural incrível, repleta de praias encantadoras e reservas naturais de tirar o fôlego, o país reserva inúmeras opções de turismo para quem deseja curtir um período de férias durante o intercâmbio. Entre suas mais de 10 mil praias, certamente alguma dessas será o destino de surfe na Austrália ideal para você, surfista iniciante ou atleta de longa data!

Você pode contar com uma agência de intercâmbio especializada para ajudar com o seu intercâmbio para a Austrália. Além de todo o suporte para a organização do seu projeto, você receberá várias dicas importantes para aproveitar ainda mais essa experiência.

E aí, o que achou dessa nossa seleção dos melhores destinos de surfe na Austrália? Tem outras dicas ou ficou com alguma dúvida sobre as localidades apresentadas? Conte para a gente nos comentários!