Conheça as atrações mais famosas de Perth na Austrália

Perth na Austrália

Menos famosa que a costa leste, a costa oeste da Austrália também reserva seus encantos e roteiros incríveis! No maior estado do país, Western Australia, a capital Perth é uma cidade surpreendente!

Quarta maior cidade do país e principal centro financeiro e comercial da costa oeste, é considerada a metrópole mais isolada do mundo — a outra metrópole mais próxima é Adelaide, a 2.104 km de distância.

Com opções para agradar todos os tipos de turista, desde quem busca o ritmo dinâmico do mundo dos negócios até aquele que quer a tranquilidade de suas belas praias, Perth é uma cidade viva e completa. Conhecida também como a capital australiana mais quente e ensolarada, o local apresenta um clima tropical, com verões quentes e secos, e invernos relativamente frios e chuvosos.

Para você que está pensando em fazer um intercâmbio em Perth ou já está no país estudando ou a passeio, confira as dicas que separamos com as atrações imperdíveis dessa cidade que vem despertando a paixão de turistas e intercambistas do mundo todo!

A exuberância do Kings Park and Botanic Garden

Um dos principais pontos turísticos de Perth, o Kings Park and Botanic Garden é um dos maiores parques urbanos do mundo, ultrapassando até o conhecido Central Park, em Nova York.

Com belíssimas vistas para a cidade e para o rio Swan, o parque conta com extensos gramados, ideais para um piquenique e para curtir alguns momentos de sossego. Não é à toa que o local é bastante visitado nos períodos da alvorada e do entardecer, quando diversas pessoas se reúnem para acompanhar o nascer e o pôr do sol.

Além de acolher diversos eventos artísticos e culturais ao longo do ano, seus gramados também abrigam dois memoriais que foram erguidos em homenagem aos soldados australianos que lutaram a Primeira e a Segunda Guerra.

Dentro do Kings Park está também o Western Australian Botanic Garden, um espetacular jardim botânico que conta com mais de 3 mil espécies da flora nativa da região.

O parque também oferece opções de caminhadas e passeios em trilhas, incluindo uma trilha suspensa, entre as copas das árvores, em uma passarela de vidro com 222 metros de comprimento. Dois terços da imensa área do Kings Park é preservada, garantindo ao parque um importante papel na proteção e manutenção da biodiversidade da costa oeste australiana.

A biodiversidade marinha no Aquarium of Western Australia

Depois de conhecer a flora e a fauna das terras de Perth, descubra também toda a variedade existente na vida marinha da região. O Aquarium of Western Australia, local que está sempre presente nos principais roteiros de viagem para esse destino, oferece conhecimento e lazer para viajantes de todas as idades.

Lá é possível observar de perto a diversidade da fauna marinha da costa oeste australiana, como arraias, tubarões, tartarugas, crustáceos e uma infinidade de espécies de peixes. Uma das atrações principais é um túnel de vidro construído na base de um aquário, que permite ao visitante se sentir “dentro d’água” e transitar entre os animais que nadam ao seu redor.

Outra opção, para quem quer realmente se sentir “dentro d’água”, são os mergulhos guiados com balão de oxigênio. Assim, é possível estar, realmente, em contato com toda a riqueza marinha da região. Mesmo para quem já tem experiência em mergulhos em alto-mar, a atividade pode reservar bons momentos, já que a quantidade de espécies ali presente é realmente incrível!

O porto histórico de Fremantle

Na região metropolitana de Perth, está Fremantle, uma cidade portuária com mais de 26 mil habitantes. Com uma estrutura invejável para receber o turista, o local tem sido muito procurada por turistas que buscam um destino mais tranquilo.

Charmosos cafés, restaurantes e pubs ocupam edificações que datam do período de sua colonização, exalando gastronomia e arte em suas históricas ruas tombadas pelo patrimônio. Entre os passeios interessantes que a cidade oferece, está a visita à Fremantle Prision para conhecer as dependências e a história desse antigo presídio.

Para quem busca praia, as águas cristalinas de Leighton Beach são uma excelente pedida! E, no fim do dia, não há como perder o pôr do sol na praia de Fremantle.

Certamente, caminhar pelas ruas de Fremantle é uma viagem na história e um deleite para a alma.

Cultura e vida noturna em Northbridge

Um dos bairros mais antigos da cidade, Northbridge fica bem próximo do centro de Perth. Em suas ruas, a vida noturna é pulsante em todos os dias da semana. Cafés e restaurantes requintados dividem espaço com bares e pubs descolados, que são frequentados por mochileiros de todas as partes do mundo. As principais casas noturnas da cidade estão por ali, garantindo sempre noites longas e animadas.

O bairro abriga também o Centro Cultural de Perth, sede de alguns dos principais eventos culturais da cidade, além da State Library e do State Theatre. Ao longo do ano, suas ruas recebem ainda diversas apresentações artísticas, feiras gastronômicas, sessões de cinema ao ar livre e outros festivais culturais.

Seguindo no roteiro cultural, não deixe de visitar, também em Northbridge, a Art Gallery of Western Australia, instalada em um prédio que mescla uma fachada moderna com dependências internas antigas.

O museu, que tem exposições permanentes e temporárias, oferece ao visitante o contato com a rica produção artística do oeste australiano, reunindo uma importante coleção de obras históricas e de artistas contemporâneos. O local conta ainda com uma galeria exclusiva para os artistas de origem aborígene.

Perto de Northbridge, no centro de Perth, está outra importantíssima instituição de arte da costa oeste australiana, o Western Australian Museum. É um espaço voltado para a história natural, com galerias que abrigam ossadas de dinossauros, fragmentos de meteoros e animais da fauna local empalhados.

Há também um setor destinado à preservação e difusão da história do povo aborígene, cujos primeiros registros datam de 50 mil anos atrás.

As praias de Perth

Uma das mais populares do país, Cottesloe Beach é uma praia urbana que fica entre o porto de Fremantle e o centro de Perth. Com uma faixa de areia dourada com 1,5 km de extensão, a praia encanta por sua beleza natural e seu estilo de vida relaxado.

Ideal para a prática de snorkel, body board e surfe, o local também é famoso pela vista incrível que oferece para o pôr do sol sobre as águas cristalinas do Oceano Índico.

Além da faixa de areia, a praia conta também com um largo gramado sob as sombras de pinheiros Norfolk gigantes, onde acontecem piqueniques e shows de música ao ar livre. Próximo à praia, há uma alameda com restaurantes, bares e cafés, que oferecem boas refeições e deliciosos drinques em ambientes animados e aconchegantes.

Partindo de balsa de Perth, chega-se à Ilha Rottnest, uma porção de terra que separou-se do continente a cerca de 7 mil anos. Os primeiros indícios de ocupação humana no local datam de 6,5 mil anos atrás, quando a ilha começou a ser habitada pelo povo aborígene Nyungah.

Destino turístico conhecido na costa oeste, as belezas da Ilha Rottnest estão tanto na exuberância de suas praias e baías quanto na encantadora arquitetura de seu casario colonial erguido no século XIX.

Também bastante conhecida, a praia de Scarborough conta com uma areia macia e ondas bastante convidativas, além de um anfiteatro que recebe apresentações culturais e uma boa diversidade de bares e restaurantes.

Próximo dali, está a praia de Brighton, bem menos badalada que a vizinha e com a mesma combinação de areia macia e boas ondas. Outra opção para quem curte uma praia mais calma e vazia é a Army Beach, que tem esse nome devido aos quartéis do exército que estão nos arredores.

Um destino que mescla modernidade e o dinamismo de um centro comercial com um estilo de vida calmo e tranquilo de uma cidade pacata na costa oeste australiana, assim é Perth, na Australia. Com ótimas opções de lazer, belezas naturais únicas e uma riqueza cultural surpreendente, o local tem encantado turistas dos mais variados perfis e, certamente, não vai decepcionar você!

Gostou da seleção de dicas que preparamos para tornar sua viagem para Perth uma experiência inesquecível? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e permita que mais pessoas conheçam os encantos e prazeres dessa cidade quase escondida na costa oeste da Austrália!