Por que escolher uma agência de intercâmbio com escritório no destino?

A decisão de realizar um intercâmbio, seja qual for o propósito, o lugar ou o tempo de permanência, envolve uma série de planejamentos e escolhas. O primeiro questionamento que surge é: devo planejar minha viagem por conta própria ou recorrer ao serviço de uma agência de intercâmbio?

Na primeira situação, você deverá pensar em todos os detalhes e fazer inúmeras pesquisas para se certificar de que está contratando os melhores serviços e produtos.

Isso inclui a identificação do país e da cidade que mais se encaixam no seu perfil, a definição do tempo de permanência, o meio de hospedagem mais apropriado (casa de família, moradia estudantil, hostel etc.), a escolha da escola em que você vai estudar e o tipo de curso que fará, a compra das passagens aéreas, a contratação do transfer do aeroporto para sua acomodação, a escolha do seguro-saúde, entre muitos outros.

Além disso, você precisará fazer muitas pesquisas sobre a dinâmica de vida no local — aspectos triviais que geralmente não nos damos conta na nossa rotina, justamente por fazerem tão parte do nosso dia a dia, que nem prestamos atenção: como funciona o transporte, quais são as médias de valores de alimentação, compras no supermercado, remédios, roupas etc.

Sem contar o fato de que você deverá estar pronto para lidar sozinho com quaisquer situações inusitadas que possam aparecer no relacionamento com as pessoas da sua moradia (anfitriões da casa de família ou colegas da casa estudantil), conflitos por conta da mudança de hábitos, eventuais insatisfações com sua escola, entre outros.

Todos esses são cenários que podem ocorrer em qualquer intercâmbio — afinal, você está prestes a explorar um novo mundo, cheio de novidades!!

Por que contratar uma agência de intercâmbio?

Pois bem, acabamos de citar os desafios que devem ser enfrentados caso decida planejar seu intercâmbio por conta própria. Agora, se optar por contratar os serviços de uma boa agência de intercâmbio, você, definitivamente, terá todo o suporte necessário para viajar com muito mais tranquilidade, segurança, confiança e conforto. Podemos listar algumas vantagens dessa opção:

  • as agências de intercâmbio operacionalizam a viagem em forma de pacote. Isso significa que, ao contratar esse serviço, você vai adquirir tudo o que precisa de uma vez só: passagens aéreas, acomodação, escola, seguro-saúde, entre outros itens;
  • uma vez que a agência vende o pacote, as formas de pagamento são muito mais flexíveis, já que você pagará a um único provedor de serviços — a própria agência;
  • em vez de conversar sobre os produtos com cada um dos prestadores de serviço, você tirará suas dúvidas e terá acesso a todas as informações que precisa com um único mediador: o consultor da agência. Além das próprias experiências de viagem, ele é treinado acerca de todas as etapas do processo e está preparado para conduzir você nessa descoberta de um mundo novo;
  • você terá mais garantia em relação a todos os serviços. Por exemplo: se algum problema acontecer com a escola, como o curso escolhido não estar mais disponível por falta de turma ou algo do tipo, você terá a quem recorrer para resolver essa questão;
  • a certeza da qualidade dos serviços é muito maior — afinal, sem um conhecimento específico na área de intercâmbios, fica mais difícil escolher uma escola realmente boa, por exemplo. E sem esse entendimento, sempre existe o risco de “jogar dinheiro fora”, não é?

OK. Entendida a importância de se contratar uma agência de intercâmbio em vez de se aventurar em planejar a viagem toda sozinho, vamos explicar outro aspecto muito interessante a ser considerado: é importante escolher uma empresa que tenha um escritório no destino? Não deve ser tão importante, já que vou precisar dela somente antes do embarque, certo? Errado. O suporte presencial pós-chegada no local escolhido é tão relevante e necessário quanto nos preparativos.

Quais são as vantagens em ter uma sede no destino?

As boas agências de intercâmbio, que prezam pela qualidade do serviço e pela satisfação completa do cliente, oferecem o serviço pós-venda. Uma vez realizado o embarque do aluno, elas acompanham todo a experiência à distância — por WhatsApp, e-mail, Skype, telefone.

Enfim, seja de qual forma for, os consultores estão sempre à disposição do cliente para ajudar com dúvidas, reclamações, solicitações extras, eventuais alterações nos planos da viagem, resolução de pequenos imprevistos etc.

Porém, somente as melhores agências têm a assistência pós-venda no local em que o estudante está alojado. E de que forma esse aspecto pode ser um diferencial? Bom, todos sabemos que, por mais “redondo” e bem-planejado que um serviço seja, imprevistos e alterações podem acontecer a qualquer momento — principalmente em se tratando de uma experiência em um local distante, com outro sistema, outras regras, outros costumes e outro idioma.

Mesmo que seja possível prever ocorrências e evitá-las, é sempre importante estar preparado para necessidades de alterações de planos. Entenda como a agência no destino será de grande utilidade:

  • a agência oferecerá um serviço incrível de boas-vindas com palestras e workshops assim que você chegar no seu destino. Isso ajudará a começar sua experiência com o pé-direito e a se contextualizar com a nova rotina, seus itinerários e horários, novos costumes e culturas. Além disso, proporcionará uma estadia mais confortável, fazendo com que você se sinta mais confiante;
  • se você está indo estudar inglês, provavelmente é porque ainda não tem muito conhecimento da língua e quer, justamente, adquirir mais fluência. Logo, na hora de resolver certas burocracias no local, como solicitar a abertura de uma conta bancária, o auxílio presencial de um consultor que fale português será de extremo valor — principalmente se o assunto for sério e relevante, como o exemplo citado;
  • sempre esperamos e torcemos para não termos nenhum problema de saúde durante o intercâmbio. Mas caso aconteça, mais uma vez, a presença de alguém que fale português e esteja preparado para prestar suporte faz toda a diferença;
  • pequenos imprevistos gerais podem acontecer na acomodação — situações um pouco mais sérias com a família que vai hospedar você, ou então na moradia estudantil ou hostel. O escritório local da agência de intercâmbio estará disposto a ajudar da melhor maneira possível a contornar esses percalços;
  • vistos e permissões de trabalho podem vir a apresentar algum imprevisto também. Nesses casos, as situações costumam ser mais complicadas, sendo difíceis de resolver somente com um suporte online do outro lado do mundo, não é mesmo? Bom mesmo é poder contar com um consultor físico no local, que orientará sobre como proceder;
  • e se você decidir renovar seu visto para ficar mais tempo? Ou ainda, decidir mudar o rumo das suas intenções no local e, em vez de somente estudar inglês, querer fazer algum outro curso? Mudar de cidade, de casa? Não seria incrível também ter um suporte presencial em todos esses contextos?

Além de todos esses casos citados, existem várias situações em que contar com um suporte local faz toda a diferença. É por isso que, afora escolher uma agência de intercâmbio para ajudar nos trâmites da viagem, é essencial também optar por uma que tenha sede no destino escolhido.

Gostou das informações? Quer ficar por dentro de outros conteúdos sobre intercâmbio, viagens e afins? Assine a nossa newsletter!

Mail