Por que fazer intercâmbio em Wellington? Descubra aqui

Intercâmbio em Wellington

A grande decisão foi tomada e você já visualiza o seu país-destino do intercâmbio: a Nova Zelândia! Porém, para qual cidade ir? As opções são muitas e tudo vai depender dos seus objetivos de viagem, do planejamento e de quais experiências você busca como um estudante em intercâmbio.

Preparamos este post para mostrar a você as maravilhas do intercâmbio em Wellington, capital da Nova Zelândia, pequena, mas adorável! Continue lendo e descubra por que “Welly” deve ser considerada para ser o seu novo lar, doce lar!

Pequena notável

Wellington é relativamente pequena e com o número de habitantes reduzido (400 mil), se compararmos com lugares como Auckland, mas o título de menor capital mais legal do mundo não é à toa. Ainda que seja uma cidade pouco populosa, é uma das mais cosmopolitas, com excelente infraestrutura urbana e considerada uma das cidades com maior qualidade de vida no mundo.

O clima é bastante ameno durante a maior parte do ano, mas fique ligado: a cidade tem o apelido de “Windy Welly” por conta dos fortes ventos por lá, então, é bom sempre ter um agasalho por perto.

Se você prefere uma cidade menos badalada e com aqueles “ares de interior”, Wellington pode ser o destino perfeito! Também há a vantagem de a cidade ser “compacta”, ou seja, as distâncias não são muito grandes e é possível aproveitar mais passeios durante a sua estada.

Ensino de qualidade

Para quem quer estudar, a cidade de Wellington oferece diversos tipos de cursos e instituições de ensino de qualidade, para todos os bolsos e preferências. Dependendo de quanto tempo você ficará e quanto dinheiro poderá investir, sua viagem pode render muitas experiências enriquecedoras.

Se você procura onde aprender inglês, em cursos de curta ou longa duração, é possível escolher a New Zealand Language Center (NZLC) e o The Campbell Institute. Mas se a intenção é realizar um curso superior na Nova Zelândia, você também pode escolher a Victoria University of Wellington ou a University of Otago.

Lembre-se de sempre verificar com a sua agência de intercâmbio se ela tem convênio ou parceria com a instituição que você escolher, pois é possível conseguir descontos e planos de pagamentos diferenciados dessa maneira.

Custo de vida

E falando em economizar, viver em uma cidade menor, ainda que seja a capital, pode ter um impacto significativo no custo total do seu intercâmbio.

Welly tem acomodações com preços mais amigos que os destinos mais conhecidos e, como não é uma cidade muito grande, você conseguirá fazer muitas coisas a pé ou de bicicleta, reduzindo os gastos com transporte também.

Um estudante gastará aproximadamente NZ$ 250 por semana com despesas mais básicas, como acomodação, internet e alimentação, um valor que não fica tão pesado e ainda sobra um dinheirinho para se divertir, principalmente se você decidir trabalhar uma parte da sua viagem.

Oportunidades de emprego

Na Nova Zelândia, de acordo com o seu programa de estudos e tipo de visto, é possível trabalhar até 20 horas semanais. E como Wellington é uma cidade com a área gastronômica bastante ampla, não é difícil encontrar um trabalho de meio período e, ainda, ganhar experiência em algo que nunca fez, como em um bar ou restaurante, por exemplo. E se você estuda somente no período da tarde, trabalhar à noite fica ainda mais convidativo, não é?

Outro tipo de emprego bastante procurado por estudantes é cuidar de crianças. Isso também pode ser muito bom para a prática do inglês, pois você se comunicará no idioma local em, pelo menos, metade do seu dia com a criança. Se você gosta dos pequenos, não deixe de procurar por esses trabalhos.

Você, ainda, pode procurar oportunidades em sua área de estudo, principalmente se estiver fazendo um curso técnico ou universitário. Mas é importante se atentar à carga horária máxima de trabalho permitida. Uma experiência em um país diferente agrega muito valor para o seu currículo. Verifique com a sua agência especializada sobre a possibilidade de conseguir estágio na sua área de atuação, o que também pode ser extremamente útil quando você voltar ao Brasil.

Diversidade cultural

Ainda que seja uma cidade bem menos conhecida que Auckland, Wellington costuma chamar bastante a atenção dos intercambistas, então, pode esperar conhecer gente do mundo inteiro pelas ruas da cidade ou espalhadas pelos seus muitos e charmosos cafés. Aproveite para praticar o seu inglês e aumentar a sua rede de contatos.

As atrações culturais vão desde museus até visitas guiadas ao Parlamento do país, que tem uma arquitetura bastante moderna e bonita. Aliás, os edifícios de Wellington são bem modernos e valem a visita, como o da sede do governo.

A gastronomia local também vai te impressionar. Welly tem um grande número de restaurantes, inclusive com ruas quase que tomadas totalmente por eles. Não deixe de dar um passeio a pé pela Cuba Street, no centro, e tomar um café ou um drink diferente, pois o ponto de encontro dos jovens e o núcleo da vida noturna estão por lá!

Além de tudo isso, nos finais de semana, a cidade é cenário de muitas feirinhas de rua, que vendem artesanato, arte e produtos orgânicos. Não tem lugar melhor para encontrar coisas exclusivas e comprar presentes únicos para os amigos e familiares.

Paraíso Geek

A Nova Zelândia é como se fosse um braço de Hollywood. Suas belezas naturais já foram cenário de inúmeros filmes, principalmente os de temática fantástico-medieval, como “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, para alegria dos intercambistas nerds e geeks.

Wellington tem diversas atrações relacionadas à trilogia de “O Senhor dos Anéis”, como o Embassy Theatre, onde aconteceu a estreia mundial do filme e que tem uma decoração incrível baseada nos personagens do universo de Tolkien. E, com um pouco mais de tempo, você também pode ir até a península de Miramar. Lá está a sede do Weta Studios, responsável pela maioria das gravações que acontecem na cidade. O caminho até lá é de encher os olhos, prepare-se para se sentir um personagem da aventura do “Um Anel”!

E aí? Conseguimos mostrar para você como um intercâmbio em Wellington pode ser incrível? Ficou curioso para saber ainda mais sobre a Nova Zelândia? Entre em contato conosco e vamos viajar juntos!

Mail