Por que fazer um intercâmbio é tão importante nos dias atuais?

Você já pensou em como fazer um intercâmbio pode ser importante para a sua carreira e para o seu desenvolvimento pessoal? Há algumas décadas, esse tipo de viagem poderia ser considerado uma experiência própria de adolescentes que desejavam aprender um novo idioma. Atualmente, isso mudou. Fazer intercâmbio já é parte dos planos de pessoas de várias faixas etárias.

Isso porque a importância dessa experiência para o mercado de trabalho é enorme. Você passa a ser mais valorizado pelos empregadores por ter tido que superar o desafio de viver imerso em outra cultura, distante da família e de sua zona de conforto. Além disso, o desenvolvimento pessoal que o intercâmbio promove tem sido mais um ponto de atração para pessoas em busca de ampliar seu olhar sobre o mundo e si mesmo.

E os atrativos não param por aí. Para que você conheça a importância de se fazer intercâmbio nos dias atuais, fizemos este artigo. Continue a leitura e confira alguns benefícios dessa experiência!

Aprimorar o idioma

Independentemente se já estudou o idioma do país para onde pretende ir ou não, fazer intercâmbio vai mudar completamente o nível de sua proficiência. Vamos tomar como base o inglês. Se você não tem segurança para se comunicar nesse idioma, ou fica envergonhado durante as entrevistas de emprego, por exemplo, ao longo do intercâmbio, isso vai mudar.

Tudo ao seu redor se desenvolverá naquele idioma. Você estará em constante contato com o inglês, precisará usá-lo para conseguir se expressar em seu dia a dia, para comprar sua alimentação, pedir informações, conseguir se locomover, entre outras situações. E isso tudo além das suas horas de estudo. Assim, será possível aprimorar rapidamente o idioma, o que vai colocá-lo em um novo patamar profissional quando retornar ao Brasil.

Conhecer e viver outras culturas

Por mais que busquemos informações sobre culturas ao redor do mundo, não há nada como vivê-las. Ao fazer intercâmbio, você terá a oportunidade de conhecer a fundo os costumes do país em que estiver estudando. Mais que isso, poderá viver essa cultura, tentar pensar e sentir como as pessoas daquele lugar.

Essa experiência, certamente, vai modificar a sua forma de compreender o mundo e a sua própria maneira de ver e ser brasileiro. Isso pode colaborar para que você valorize determinados pontos da nossa cultura que antes passavam despercebidos, ou o contrário, analisar mais criticamente algumas posturas que lhe eram comuns. Você poderá avaliar melhor as vantagens e desvantagens do “jeitinho brasileiro”.

Outro ponto interessante é que, por conhecer pessoas de outros lugares do mundo, o intercâmbio também traz a possibilidade de entender a cultura de seus colegas. Imagine se, em um intercâmbio na Austrália, você puder explorar também os costumes japonês, coreano ou colombiano? Enriquecedor, não é mesmo?

Redescobrir-se

Há alguns momentos na vida em que é oportuno fazer uma pausa, avaliar decisões, planejar o futuro, encarar medos, superar traumas, enfim, fazer um grande balanço. O final da graduação e a entrada no mercado de trabalho ou a saída de um emprego podem ser alguns desses gatilhos.

Nessa hora, fazer um intercâmbio pode ser a melhor decisão, pois vai dar a você a oportunidade de promover o autoconhecimento, descobrir novas habilidades e melhorar sua colocação profissional. Isso tudo por meio da experiência de estudar um idioma ou obter uma qualificação profissional em outro país.

Com as práticas desse momento, você poderá enxergar melhor as suas qualidades e seus defeitos, suas manias e seus bons hábitos. Quem sabe você decide dar um novo rumo à sua vida profissional? Ou descobre que as críticas daquele seu amigo tinham fundamento — não eram implicância, como você achava?

Durante o intercâmbio, você estará por sua conta em um país diferente. Terá que se adaptar às situações, encarar os desafios que surgirem e desenvolver habilidades como autonomia, liderança e resolução de problemas. Todas essas situações vão promover mudanças em suas prioridades, em sua forma de ser e perceber o mundo ao seu redor. Por isso fazer intercâmbio é também se redescobrir.

Fazer novas amizades

Por mais distante que esteja do seu país, durante o intercâmbio você não estará sozinho. Essa é também uma oportunidade de fazer novas e excelentes amizades, com pessoas do mundo todo.

Cada vez mais, as pessoas reconhecem a importância do intercâmbio e se dedicam a essa experiência. E, por estarem na mesma situação, rapidamente você e seus colegas de curso, ou outros brasileiros que morem no destino escolhido, formarão laços de amizade. E amizades feitas durante o intercâmbio geralmente são duradouras. Quem sabe você já sai dessa experiência planejando a próxima viagem de férias para o país do seu novo amigo? Ou, até mesmo, o próximo intercâmbio?

Turbinar o currículo

Como já mencionado, fazer intercâmbio vai naturalmente levar você a desenvolver várias habilidades. E essas não serão importantes apenas para o seu desenvolvimento pessoal. O mercado de trabalho valoriza muito a experiência internacional vivida ao longo do intercâmbio. Principalmente se você teve a experiência de estudar e trabalhar no exterior.

Se, antes de fazer intercâmbio você se achava pouco valorizado, ou que não recebia propostas de trabalho interessantes, prepare-se para a mudança. As empresas multinacionais que atuam no Brasil carecem de profissionais qualificados, fluentes em língua estrangeira e com o perfil que você terá ao voltar.

As organizações percebem o profissional que fez um intercâmbio como uma pessoa autônoma, capaz de enfrentar desafios, se adaptar a novas culturas, com capacidade de liderança e de gerenciar crises. Isso tudo porque você deixou sua zona de conforto e se abriu a uma vida em um novo país.

Se você já tem um bom nível de inglês, ou depois de alcançá-lo com o intercâmbio, você pode optar um fazer um curso técnico ou, quem sabe, estudar em uma universidade internacional e fazer aquela pós-graduação para aprimorar suas habilidades e conhecimentos na sua área de atuação. São muitas oportunidades que se abrem ao decidir fazer um intercâmbio.

Por isso, se seu objetivo é alçar voos mais altos em sua carreira, fazer um intercâmbio é fundamental. Você passa a ter novo valor no mercado de trabalho e a ser mais seguro para perseguir seus objetivos. Certamente, sua carreira nunca mais será a mesma!

Engana-se quem pensa que fazer intercâmbio é luxo ou perda de tempo. Pelo contrário, é uma experiência única, que vai mudar sua vida para sempre e deixá-la muito melhor. Dessa forma, as despesas com um intercâmbio nunca devem ser entendidas como gastos, mas sim como um dos melhores investimentos que você pode fazer para a sua vida e para a sua carreira.

Então, se você quer aprimorar seus conhecimentos em uma língua estrangeira, conhecer verdadeiramente outras culturas, promover seu desenvolvimento pessoal, fazer novas e duradouras amizades e ainda melhorar seu currículo, fazer intercâmbio é, sem dúvidas, uma excelente opção. Pense nisso!

Agora que você já sabe por que fazer um intercâmbio é tão importante nos dias atuais, siga nossos perfis no Facebook, no Instagram e no Youtube. Assim, você estará sempre por dentro de conteúdos interessantes como este!

Mail