Não encontrou seu voo? Peça a ajuda para um consultor. Entre em contato

Preparatório para certificados de Cambridge


O exame de Cambridge é um dos mais tradicionais testes de proficiência em inglês do mundo. Ele serve para comprovar seus conhecimentos e domínio do idioma em quesitos como: compreensão e redação de texto, conversação, fluência oral e vocabulário.

Os certificados de Cambridge são aceitos por várias universidades e instituições de ensino como comprovação de proficiência no idioma, principalmente quando se deseja fazer um curso técnico, graduação ou pós-graduação no exterior. Eles também servem para certificar o seu nível de inglês durante o processo seletivo para vaga de emprego, especialmente em empresas multinacionais.

 

Preparatório para os exames de Cambridge

Diversos centros de idioma na Austrália e Nova Zelândia oferecem opções de cursos de inglês preparatórios para os exames de Cambridge.

Esses programas, além de ajudar o estudante a lapidar os seus conhecimentos e habilidades no idioma, também o ajudam a se familiarizar com o modelo de teste, principais conteúdos e técnicas de comunicação exigidos nas provas, através da resolução de exercícios retirados dos exames e também da realização de simulados especiais.

Os preparatórios para Cambridge possuem duração média de 8 a 12 semanas, com datas de início definidas pelas escolas.

As escolas oferecem preparatórios específicos para cada um dos níveis de certificado de Cambridge.

 

Certificado Cambridge: níveis de exame

Os exames de Cambridge são divididos de acordo com o nível de domínio do idioma que é exigido, com testes para nível básico, intermediário, avançado e fluência.

O estudante pode começar com pelos certificados mais básicos e subir gradativamente para os níveis mais avançados, comprovando o seu desenvolvimento no idioma. Ele também pode já fazer um teste mais avançado, caso já tenha mais domínio do idioma.

KET: Key English Test

Esse é um exame de nível básico de inglês, ele comprova que a pessoa é capaz de compreender e se comunica em situações simples do dia-a-dia.

PET: Preliminary Englis Test

Exame indicado para quem deseja comprovar nível intermediário de inglês. Ele demonstra que o candidato é capaz de utilizar suas habilidades no idioma para se comunicar em situações de trabalho, estudo e viagens, assim como em diversas situações cotidianas.

FCE: First Certificate of English

Essa qualificação comprova que o candidato possui nível intermediário-avançado de inglês, sendo capaz de utilizar com habilidade o inglês, escrito e falado, para situações profissionais e acadêmicas.

Este certificado é amplamente reconhecido nas áreas de comércio e indústria, e por instituições de ensino em países de língua inglesa.

CAE: Certificate of Advanced English

É um certificado de nível avançado em inglês, comprovando que o candidato possui excelente domínio do idioma para fins profissionais e acadêmicos.

O CAE é aceito por diversas universidades em países de língua inglesa como prova de competência linguística para os alunos que desejam ingressar em algum programa de graduação ou pós-graduação no exterior.

No Brasil, o CAE também é aceito por diversas universidades como prova de proficiência no idioma inglês para aqueles que desejam frequentar o curso de Complementação Pedagógica e se tornarem professores de inglês nos níveis fundamental e médio

CPE: Certificate of Proficiency in English

Esse é o certificado de Cambridge mais avançado. Ele comprova que o candidato atingiu um nível extremamente elevado em inglês, podendo se comunicar com total proficiência no idioma.

Para quem deseja estudar em uma universidade na Austrália e Nova Zelândia, esse é o  certificado de Cambridge mais indicado.

 

Certificado Cambridge: Estrutura das provas

Para os interessados em tirar um certificado de proficiência Cambridge é de extrema importância que se conheça a estrutura das provas para cada certificado. Sabendo o tempo e os pontos que serão avaliados em cada etapa fica mais fácil se preparar.

Teste de leitura

Esse teste tem duração aproximada de 1:15hs (FCE e CAE) ou 1:30hs (PET e CPE).

Em sua versão mais avançada os candidatos devem demonstrar compreensão do tema central, dos detalhes e da estrutura do texto. Eles também são testados em seu conhecimento mais amplo do vocabulário, uso apropriado da língua e de suas estruturas gramaticais.

Esse teste tem variação de dificuldade de acordo com o nível do certificado para o qual o candidato está sendo testado.

Teste de redação

Este teste tem duração aproximada de 1:15 (FCE), 1:30 (PET) ou 2:00hs (CPE e CAE)

Também em sua versão avançada, os candidatos devem ser capazes de escrever textos de natureza descritiva, narrativa e discursiva cobrindo uma variedade de tópicos.

Esse teste tem variação de dificuldade de acordo com o nível do certificado para o qual o candidato está sendo testado.

Teste de uso da língua inglesa

Este teste tem duração aproximada de 1:15hs (FCE) e 1:30hs (CPE e CAE)

É esperado dos candidatos mais avançados que demonstrem seu conhecimento e controle da língua inglesa executando uma série de tarefas, algumas delas baseadas em textos especialmente escritos para o teste.

Esse teste tem variação de dificuldade de acordo com o nível do certificado para o qual o candidato está sendo testado.

Teste de compreensão oral

Este teste tem duração aproximada de 00:30min (PET), 00:40min (FCE e CPE) e 00:45min (CAE)

Neste teste, em sua interpretação mais difícil, os candidatos ouvem gravações de textos curtos e monólogos mais longos, anúncios, trechos de programas de rádio, notícias e apresentações, entre outros. Eles devem demonstrar compreensão geral e de determinados detalhes dos textos, assim como a capacidade de deduzir significados.

Esse teste tem variação de dificuldade de acordo com o nível do certificado para o qual o candidato está sendo testado.

Teste oral

Este teste tem duração aproximada de 00:10-00:12min (PET), 00:14min (FCE), 00:15 (CAE) e 00:19hs (CPE)

Os candidatos devem demonstrar capacidade de se expressar de forma precisa, fluente e espontânea, e saber claramente como manifestar opiniões durante discussões sobre temas complexos. Este teste é feito em pares e com a presença de dois examinadores. Um dos examinadores usará material de apoio, como fotos e desenhos, para estimular e guiar a interação, cabendo ao segundo examinador tomar notas sobre o desempenho dos candidatos.

Esse teste tem variação de dificuldade de acordo com o nível do certificado para o qual o candidato está sendo testado.

Outros exames de proficiência em inglês

Além dos preparatórios para Cambridge, a AC Australian Centre também oferece programas especiais de inglês para preparar você para outros importantes exames de inglês, como o IELTS e TOEFL.

Assim como programa para preparar você para entrada nas principais universidades da Austrália e Nova Zelândia, o English for Academic Purposes.



Outros Cursos

Bachelor

Em busca de um diferencial em sua formação acadêmica, muitos estudantes optam por realizar a sua...

Postgraduate

Após concluir sua graduação, muitos estudantes desejam se especializar ainda mais em sua...

Study Abroad

Se você quer estudar em um ambiente universitário, combinando os estudos com viagens pela...

Vocational

Cursos técnicos na Austrália Os cursos técnicos na Austrália, conhecidos como VET (Vocational...

High School

Realizar um semestre ou um ano do Ensino Médio na Austrália ou Nova Zelândia dá ao estudante a...

TESOL

O Teaching English to Speakers of Other Languages, conhecido como TESOL, é um curso para...

English for Professionals

Você deseja realizar um curso de inglês no exterior, mas busca algo que acrescente mais em seu...

English for Academic Purposes (EAP)

O curso de EAP, inglês para fins acadêmicos, ajuda os estudantes internacionais a aperfeiçoar...

Cambridge Preparation

O exame de Cambridge é um dos mais tradicionais testes de proficiência em inglês do mundo. Ele...

IELTS Preparation

O IELTS (International English Language Testing System) é um dos testes de proficiência em inglês...

General English

Obter novas oportunidades de emprego, se preparar para qualificação internacional, conseguir se...

Solicite um orçamento

Os atenciosos e qualificados consultores da AC irão te ajudar no que for preciso.