As melhores universidades do mundo

Apesar do Brasil estar melhorando o ensino, ainda há poucas universidades brasileiras no ranking mundial de excelência. Os países mais tradicionais em educação, como Estados Unidos e Reino Unido continuam no topo de qualidade.

Melhores Universidades do Mundo

Por isso, o Brasil lançou o Programa Ciência Sem Fronteiras que concede bolsas de estudos a estudantes e pesquisadores que queiram fazer o curso ou parte dele no exterior. Além da excelência acadêmica, a vivência internacional trazida na bagagem garante sucesso profissional e boas recordações para a vida pessoal.

O grupo de universidades do ATN, que reúne as cinco melhores universidades australianas, concede vagas aos brasileiros por meio do programa. Além delas, as americanas Stanford e Harvard e a inglesa Cambridge também oferecem bolsas de estudos a estrangeiros. Mas é claro que apenas os mais dedicados conseguem.

Como concorrer

Cada universidade possui suas regras próprias para o ingresso dos estrangeiro. No entanto, é de se esperar que apenas as pessoas com melhor aproveitamento acadêmico e fluência no idioma tenham reais chances.

No Ciência Sem Fronteiras acontece o mesmo. Mas quem avalia costuma ser a instituição de ensino em que está matriculado.