As vantagens de fazer um intercâmbio na Austrália

A vontade de fazer o tão sonhado intercâmbio é extremamente comum entre os jovens do mundo, inclusive entre os brasileiros. O intercâmbio na Austrália é um dos mais indicados, pois além de ser um país extremamente agradável e com diversas opções de lazer e cultura, é reconhecido internacionalmente pela educação de altíssima qualidade, reunindo algumas das mais renomadas instituições de ensino e pesquisa do mundo.

A Austrália foi colonizada pelo Reino Unido, após ter recebido a visita de James Cook no lado leste do território no ano de 1770. Cerca de um século depois começariam a se formas as colônias australianas administradas pelo Reino Unido, sendo algumas delas denominadas “colônias livres” ou “colônias penais”; essas últimas eram colônias habitadas por presos vindos de diversas regiões do Reino Unido. A prática de transporte dos presos nas colônias australianas foi encerrada no ano de 1848.

Ao decorrer de sua história, a Austrália já viveu os mais diversos fatos que a ajudaram a construir o país que é hoje. Ainda no início da colonização, a população nativa das pequenas colônias instaladas no território somava cerca de 350 mil pessoas, população que foi diminuindo drasticamente principalmente devido à propagação de doenças infecciosas. O que viria a tornar-se o país conhecido como Austrália também passou por uma corrida do ouro no início da década de 1850, colecionando rebeliões, descobrimentos e revoltas.

As colônias finalmente ganharam governos individuais organizados entre 1855 e 1890, reconhecidos como extensão do território Imperial Britânico e administrados pelo Instituto Colonial em Londres. No dia 1 de janeiro de 1901, formou-se a federação das colônias e em 1907 foi criada a Comunidade da Austrália, um território autônomo sob o domínio do Império Britânico. Sua capital, Camberra foi oficialmente formada em 1911, e desde então o país vem se consolidando como uma das mais notáveis democracias e mais avançadas sociedades civis.

O país possui mais de 24 milhões de habitantes espalhados por um território de mais de 7 milhões e meio de quilômetros quadrados, com uma concentração maior na superfície litorânea do sul do país, região onde ficam as cidades mais populosas e a capital. Possui o segundo maior IDH do mundo, índice que avalia de maneira comparativa a produção de riqueza, a alfabetização, a educação, a esperança de vida e as taxas de natalidade.

A Austrália configura-se, portanto, como um dos países mais indicados pra quem pretende ter um grande leque de oportunidades culturais e de lazer. Com uma história rica e relevante, as cidades australianas são repletas de museus e casas de cultura, que prometem fazer o intercambista sair de lá ainda mais consciente da importância de abrir a mente para as diferenças culturais. Além disso, o país é referência em esportes aquáticos como o surf, e terrestres como o tradicional críquete.

As cidades mais movimentadas da Austrália são geralmente o endereço mais indicado para quem procura oportunidades de intercâmbios de estudo ou de trabalho. Como toda metrópole, é lá que o estudante conseguirá encontrar diversas oportunidades e opções de cursos, estágios ou trabalhos. Além disso, conseguirá colocar o inglês em prática e aprender ainda mais sobre uma cultura tão diferente e rica como a australiana, podendo vivenciar as possibilidades dos passeios noturnos e da vida australiana cosmopolita.

Um das grandes preocupações de quem procura um local para fazer intercâmbio e praticar o inglês é o clima dos locais em que os cursos e oportunidades são disponibilizados. A maioria dos países de língua inglesa, como Inglaterra e Estados Unidos, possuem um clima extremamente diferente do brasileiro por encontrarem-se em hemisférios distintos. Na Austrália, além de o clima ser bem parecido com o brasileiro, ele é totalmente agradável. As paisagens naturais da flora e fauna australiana são outro atrativo para quem gosta de conhecer lugares novos e inusitados.

O país também se enquadra entre os mais seguros do mundo nos rankings que procuram estimar essa temática, sendo portanto o local ideal para quem precisa estudar e trabalhar ou queira conhecer lugares novos e interessantes sem ter que se preocupar com a carteira e o celular ao andar nas ruas. O policiamento das ruas é extremamente competente, e a relação entre os cidadãos e a polícia é tida como uma das mais respeitosas, sendo admirada em todo o mundo.

Além de todos esses fatores, a Austrália é um país que está à procura de mão de obra especializada para a realização de determinadas funções profissionais, e os brasileiros têm incentivos do governo para a produção intelectual e cultural no país. E aí, está esperando o que pra fazer seu intercâmbio?