Os melhores destinos de intercâmbio para 2014

Quando acabamos o ensino médio ou a faculdade, o que queremos é encontrar novos desafios e esse é o momento perfeito para fazer um intercâmbio, não é mesmo? É nessa etapa da vida que podemos nos especializar na área que estudamos, estar em uma universidade reconhecida mundialmente e também aperfeiçoar o idioma local como uma forma de se preparar para o mercado de trabalho.

Intercâmbio em 2014? Para onde ir?

Alguns países reúnem grandes instituições de ensino, boa comida, pessoas tranquilas e uma cultura superinteressante. A Austrália é um deles e é perfeita para quem estuda, gosta ou atua na área de tecnologia. Lá existem as universidades do grupo ATN (Australian Technology Network of Universities). São as cinco universidades do país nomeadas entre as melhores e mais inovadoras da Austrália. Portanto, se a sua área é Engenharia, Tecnologia da Informação, Sustentabilidade, Design, Arquitetura e Ciências, o seu lugar certamente é no país dos cangurus.

Outros destinos são muito procurados e vale a pena conhecer, como o Canadá, Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos, África do Sul e tantas outras possibilidades que podem nos ajudar a crescer como profissionais e voltar para casa com experiência suficiente para fazer a diferença no mercado de trabalho.

Existem muitas formas de participar de um programa de intercâmbio. O interessado pode ir até uma escola do ramo e fazer os preparativos. É possível também ingressar pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, no qual o viajante faz uma prova do Enem e garante uma nota mínima para complementar seus estudos no exterior. Outra alternativa são as parcerias de sua universidade com instituições de ensino do exterior.

Quem volta de uma experiência desse tipo não esquece nunca. Embarque nessa em 2014 e conheça o mundo!