| |

Atendimento

ATENDIMENTO

Brooklin (SP)
+55 11 5096 4555

Tatuapé (SP)
+55 11 2091 3288

Rio de Janeiro
+55 21 3283 9389

Belo Horizonte
+55 31 3309 3059

Curitiba
+55 41 3779 9004

Campinas
+55 19 3294 3733

Ribeirão Preto
+55 16 3877 2013

Sydney
+61 2 9267 5811

Melbourne
+61 404 244 875

Perth
+61 8 9225 4357

Agência Online
+55 16 3877 2013

Bogotá
+57 1 5177763

Solicite um
orçamento
Trabalhe na Austrália

Intercâmbio - Guia Definitivo de Intercâmbio no Exterior

Estude e trabalhe Austrália com os pacotes de intercâmbio da AC Australian Centre

Fazer intercâmbio é o sonho de pessoas de diversas idades que desejam viajar, conhecer novas culturas e acrescentar novas experiências ao currículo.

Quer estudar fora, mas não sabe como começar a planejar? Veja aqui o nosso guia completo de intercâmbio!

O que é intercâmbio?

Os intercâmbios são programas de estudo em um país diferente, visando à troca de conhecimentos entre estudantes de diversas nacionalidades e à vivência de uma realidade e cultura diferente das quais está acostumado.

Fazer intercâmbio é uma oportunidade de aprender novos idiomas, obter uma qualificação internacional e conhecer diferentes culturas. Independentemente de qual for o seu destino, uma viagem como essa pode acrescentar diversas experiências em sua vida, como a expansão de horizontes, o ganho de independência e autonomia e a aquisição de conhecimentos para a formação profissional e pessoal.

Na Austrália, oferece diversas opções de programas para estudantes internacionais, como:

Como fazer intercâmbio

Ao contrário do que muitos pensam, fazer intercâmbio é extremamente simples e basta se planejar para poder aproveitar ainda mais essa incrível experiência. Para que você tenha ainda mais comodidade, a viagem pode ser organizada por uma central de intercâmbios e uma agência especializada como a AC Australian Centre.

Antes de programar a sua viagem, veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio!

Intercâmbio cultural

A Austrália e a Nova Zelândia são países extremamente multiculturais. Isso porque eles atraem todos os anos estudantes e imigrantes vindos dos mais variados lugares do mundo, abrigando os costumes e diversidade cultural de cada um deles. Atualmente a Austrália possui praticamente metade de sua população formada por estrangeiros ou australianos filhos de pais vindos de outros países.

Esse encontro de culturas e clima acolhedor são alguns dos motivos para os brasileiros escolherem a Austrália e a Nova Zelândia como principais opções de intercâmbio no exterior. Para fomentar a Austrália como destino internacional de educação, o governo do país controla a qualidade do ensino através do monitoramento das aulas, do aprendizado, da administração e das áreas de pesquisa de cada uma das instituições, credenciando todos os cursos aprovados para estudantes internacionais por meio do CRICOS.

Sobre a Austrália

Com temperatura e clima amenos, o território australiano se assemelha muito ao Brasil, principalmente pela diversidade de paisagens naturais e urbanas. O que ajuda muito os estudantes brasileiros a se adaptarem ao novo país. E é comum notar a presença e influência brasileira em algumas cidades australianas em pequenos detalhes, como: o tipo de vestimenta nas praias, prática de futebol e futevôlei nas areias australianas, restaurantes de comidas típicas, baladas com noites brasileiras, supermercado com produtos tradicionais do Brasil, entre outros.

A economia do país também é um fator importante, já que muitos imigrantes chegam a Austrália atraídos por sua estabilidade econômica e política, e o alto nível de empregabilidade, o que auxilia muito a se estabelecerem no país.

O inglês é o idioma oficial da região. Por isso, o país é apto a receber os estrangeiros que desejam obter mais conhecimentos ou dominar esta língua. Quem tem esse objetivo principal pode escolher a Austrália para um intercâmbio de línguas.

Com flora e fauna diversificada, cerca de 80% dos animais e das plantas que fazem parte do território australiano são exclusivos do país. Entre os animais mais conhecidos, estão o canguru, o coala, a equidna e o ornitorrinco.

Melhores cidades para fazer intercâmbio

Sydney

Com uma população de cerca de 4,5 milhões de habitantes, Sydney é a maior e mais importante cidade da Austrália. Principal destino de turismo e intercâmbio no país, a cidade contar com alto nível de ensino, salários, segurança e saúde. O município é cercado por belas praias e ambientes naturais, atraindo a atenção de viajantes de todos os gostos e idades.

Melbourne

Combinando o estilo nova-iorquino com a elegância parisiense e praias maravilhosas, Melbourne é uma cidade que traz diversão, bem-estar, comodidade e lazer para todos os moradores locais e imigrantes. Além disso, a cidade é considerada há 5 anos seguidos, como a melhor cidade do mundo para se viver, contando com um nível altíssimo de educação, salários, segurança e saúde.

Festas, rotas gastronômicas, passeios turísticos, dias de descanso nas praias e incríveis shoppings são opções presentes nessa cidade, que emana alegria e energia positiva.

Perth

Localizada no estado de Western Australia, Perth é conhecida no país como “Cidade Luz” e possui um estilo jovem e moderno. Com uma população extremamente hospitaleira, essa metrópole possui praias, áreas verdes e restaurantes capazes de proporcionar bons momentos aos visitantes.

Próximo ao centro, encontra-se o Porto de Fremantle, um dos mais históricos do país, onde é possível observar antigas construções coloniais, como o Centro de Artes e o antigo tribunal, e desfrutar das diversas opções de refeições que constam no cardápio do Sail & Anchor, um marco da cidade desde 1843.

Brisbane

Conhecida como a “Cidade dos Dias Ensolarados”, Brisbane é a única capital subtropical da Austrália. Isso faz com que ela apresente um clima bem semelhante ao do Brasil. A cidade conta com incríveis praias de areias douradas, parques temáticos, resorts e reservas de animais selvagens, expondo a natureza preservada do país.

Para os adoradores de história, existem algumas cavernas com formação de calcário em que constam inscrições rupestres aborígenes, além do sítio arqueológico de fósseis de mamíferos de Riversleigh.

Gold Coast

Gold Coast é mundialmente conhecida como o paraíso dos surfistas. Isso porque o local abriga 70 km de praias com as ondas mais consistentes da Austrália, sendo a anfitriã dos maiores campeonatos internacionais de surfe.

A cidade também é um dos lugares mais agitados da região, garantindo muita adrenalina. Entre os passeios mais agradáveis em Gold Coast, estão seus inúmeros parques temáticos.

Adelaide

Com muita sofisticação e elegância, Adelaide é uma cidade conhecida pelas intensas áreas verdes e pela proximidade com o mar. A capital de South Australia - conhecido como o estado dos festivais - é também um ponto de referência quando o assunto é vinho. O Vale Barossa é a região responsável por produzir um dos melhores vinhos do mundo.

O Jardim Botânico faz sucesso com seus prédios antigos, como o Conservatório Bicentenário, que possui uma vasta conservação de plantas tropicais das regiões do Pacífico e da Ásia, e com a estufa, uma das principais atrações turísticas da cidade, além do Instituto Nacional da Cultura Aborígene (Tandanya), onde a arte e a cultura aborígenes são apresentadas.

Cairns

As cachoeiras embelezam e colaboram com o clima refrescante de Cairns, localizada próximo à Grande Barreira de Corais, que atrai milhares de biólogos e amantes da natureza e do mergulho. Esse local é tido como o único organismo vivo que podemos observar do espaço.

A cidade também é histórica. Há um vilarejo de origem aborígene, o Kuranda, que mostra toda a cultura local, além de proporcionar um incrível contato com a natureza.

Sunshine Coast

Com cara de interior, a região de Sunshine Coast dispensa a correria das grandes cidades e oferece a sua população um constante ritmo de férias. A área conta com quatro sub-regiões compostas por ótimas praias, restaurantes sofisticados e uma natureza repleta de exemplares da vida selvagem da Austrália.

Os mercados locais são algumas das mais vibrantes opções turísticas, já que reproduzem uma mistura de sons, cheiros e visuais por conta dos frascos, joias, roupas e artesanatos produzidos por artistas locais.

Byron Bay

Cerca de 30 mil habitantes vivem na cidade de Byron Bay, um lugar sensacional para os admiradores da natureza. O centro histórico é composto por restaurantes, cafés e bares inspirados no estilo hippie dos anos 1960. Eles fazem referência direta aos músicos da contracultura, além de exibirem fotos dos picos de surfe daquela época.

A cidade é rodeada por montanhas, onde vivem australianos ligados ao cultivo de alimentos orgânicos e plantas medicinais. Um ponto interessante para conhecer é o morro do Cabo Byron, local onde está um farol, proporcionando uma visão de 360º da cidade.

Hobart

Hobart é a capital costeira da Tasmânia, um dos estados australianos mais conhecidos mundialmente. A fama ocorre por conta de um animal marsupial que fez sucesso na televisão, o demônio da Tasmânia. Seu nome foi colocado pelos primeiros colonizadores europeus, que ficavam assustados pelos rosnados do bicho.

Wineglass Bay, próxima de Hobart, está na lista das dez melhores praias do mundo. O motivo é a sua beleza, com areia branca e mar cor de safira. O lugar também é um ótimo destino para pescadores, navegantes e interessados em passeios de caiaque.

Pacotes de intercâmbio

Para quem deseja estudar inglês na Austrália, a AC Australian Centre trabalha com opções de pacotes de intercâmbio para cursos de: inglês geral, inglês para profissionais, inglês para fins acadêmicos, preparatório para IELTS, preparatório para Cambrigde, formação de professores de inglês (TESOL), programa de férias para crianças, adolescentes e famílias inteiras.

Além disso, também oferecemos opções de intercâmbio para quem deseja realizar parte de seus estudos no exterior e obter uma certificação internacional, como: High School (Ensino Médio), educação técnica, graduação, graduação sanduíche (Study Abroad), especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Na Austrália, você escolhe a cidade e escola em que deseja estudar. A duração dos programas de intercâmbio varia de acordo com o tipo de curso. Os cursos de inglês são mais flexíveis com duração de 2 a 52 semanas. Já os programas de High Scholl, cursos técnicos, universitários possuem duração de 6 meses a 5 anos.

Que tal fazer um intercâmbio durante a sua faculdade?

Adquirir uma experiência internacional durante a sua graduação no Brasil pode aumentar as suas chances de entrar no mercado de trabalho em seu regresso. Um intercâmbio irá enriquecer muito o seu currículo, pois, além de ajudar a desenvolver o seu domínio no inglês, você também pode realizar um semestre ou um ano de sua graduação em uma universidade australiana ou até mesmo realizando um estágio em sua área de estudo, expandindo os seus conhecimentos e trazendo novas perspectivas para o futuro.

Por isso, investir em um intercâmbio nessa fase acadêmica pode ser uma ótima escolha.

Trabalhe e estude na Austrália

Durante os seus estudos na Austrália, os estudantes internacionais têm a oportunidade de trabalhar e arrecadando dinheiro para auxiliar a cobrir os seus gastos de permanência no país.

Para obter essa permissão de trabalho na Austrália, é necessário que o estudante realize um curso com duração mínima de 14 semanas e embarque para o país com o visto de estudo. Com essa permissão, o estudante pode trabalhar 40 horas quinzenais durante o período de aulas e em horário integral nos períodos de férias e breaks escolares.

Os empregos vão desde atendimento em restaurantes e lojas até estágios e trabalhos em escritórios de meio expediente. Para quem procura um trabalho um pouco mais tranquilo, também há vagas de babá e jardineiro.

Acomodação

Os estudantes internacionais podem contar com diversos tipos de acomodação para seu intercâmbio na Austrália. Entre alternativas mais comuns entre os estudantes estão: homestay, residência estudantil, acomodação universitária ou mesmo albergues.

As próprias instituições de ensino organizam a acomodação de seus estudantes. Além disso, a Muitos estudantes optam por organizar uma moradia provisória antes de chegar a seu destino, para que se adapte ao lugar antes de conseguir um local definitivo.

A média de preço varia conforme o tipo de acomodação que você deseja. Confira a lista com uma estimativa de valores de acomodação:

Acomodação Homestay - quarto individual Acomodação estudantil - quarto triplo Albergue - quarto com 6 pessoas Hotel 3 estrelas
Média da diária AU$ 40 AU$ 35 AU$ 44 AU$ 120
Limpeza *** ** ** ****
Privacidade ** ** * *****
Perfil do estudante Para quem gosta de privacidade, porém possui flexibilidade, já que vai ficar com uma nova família Para quem procura economizar e interagir com outras pessoas Para quem tem espírito aventureiro e gosta de interagir com diferentes culturas Para quem procura mais conforto e privacidade

AC ajuda os seus estudantes a escolherem o melhor tipo de acomodação de acordo com seus perfis e na organização de todos os detalhes. Para mais informações sobre acomodação acesse:http://www.australiancentre.com.br/intercambio/site/australia/acomodacoes.php

Documentos necessários para sua viagem

O principal documento de um viajante em uma viagem internacional é o passaporte. Ele é a sua identificação oficial fora do Brasil, contendo as informações sobre a sua permissão de entrada no país, e deve acompanhá-lo durante toda a sua viagem. Faça cópias (impressas e digitais) do documento e o mantenha em segurança.

Para evitar andar todo o tempo com o passaporte e perdê-lo por qualquer motivo, você pode verificar com a sua escola como solicitar um documento de identificação oficial no seu estado na Austrália, como o Proof of Age Card. Dessa forma, você poderá deixar o seu passaporte em segurança na sua acomodação.

Como obter seu passaporte

O passaporte brasileiro é emitido pela Polícia Federal.

Para solicitar seu passaporte é necessário preencher um formulário eletrônico e agendar atendimento em um posto especializado através do site da Polícia Federal.

No dia do atendimento, deve levar o boleto de taxa de emissão pago, junto com os demais documentos solicitados. Após a entrega dos documentos, a emissão do passaporte é feita em um prazo de 7 dias, dependendo da localização do posto de atendimento.

Como conseguir o visto

A Austrália exige visto de entrada para viajantes de todos os países, com exceção de Nova Zelândia.

O tipo de visto australiano que você deve solicitar varia de acordo com o motivo e duração de sua viagem ao país.

Para quem deseja ficar na Austrália a turismo ou para estudar por um período de até 3 meses, deve solicitar o visto de turismo.

Caso você pretenda estudar no país um período superior a 12 semanas, deve solicitar o visto de estudante. A validade desse tipo de visto depende da duração do curso que o estudante está matriculado.

A AC Australian Centre possui um departamento especializado na aplicação dos mais diversos tipos de visto para a Austrália.

Para mais informações sobre a solicitação dos vistos para Austrália, acesse.

Vacina de Febre Amarela

Para viajar para a Austrália, é necessário tomar a vacina contra febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência do embarque.

Essa vacina possui validade de 10 anos, sendo necessário reforçar a imunização após esse período. A vacina pode ser tomada gratuitamente em postos de saúde da rede pública que atenta o SUS (Sistema Único de Saúde) ou postos de vacinação de viajantes instalados em alguns aeroportos, rodoviárias e hospitais.

Após tomar a vacina, você deverá solicitar o Certificado Internacional de Vacinação em um posto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apresentando o cartão de vacina e um documento de identidade com foto, que pode ser o RG ou a CNH.

Caso o intercambista tenha algum problema de saúde que o impeça de tomar a vacina contra a febre amarela, não tem problema. Para confirmar a isenção da vacina, é necessário solicitar um atestado médico, apresentando-o em um posto da ANVISA solicitar a emissão do Certificado de Isenção de Vacinação. Gestantes e pessoas que tenham alergia a ovo também não devem tomar a vacina.

Passagens e Bagagens

Os valores de passagem aérea variam de acordo com a companhia, rota e datas de viagens escolhidas. Quanto maior a sua antecedência e flexibilidade, melhores as chances de conseguir boas tarifas.

Cada companhia aérea tem uma concessão de bagagem diferente, é importante verificar essas opções antes da compra.

Para sua segurança a AC trabalha com as principais companhias aéreas que operam voos para Austrália Nova Zelândia, e as melhores tarifas de acordo com sua disponibilidade. Solicite o seu orçamento e mais informações sobre passagens através do link.