| |

Atendimento
11 5096-4555

ATENDIMENTO

Brooklin
+55 11 5096 4555

Tatuapé (SP)
+55 11 2091 3288

Rio de Janeiro
+55 21 3283 9389

Belo Horizonte
+55 31 3309 3059

Campinas
+55 19 3294 3733

Ribeirão Preto
+55 16 3877 2013

Agência AC On
+55 16 3877 2013

Sydney
+61 2 9267 5811

Melbourne
+61 404 244 875

Perth
+61 8 9225 4357

Bogotá
+57 1 6915807

Solicite um
orçamento
Trabalhe na Austrália

Trabalhe na Austrália

Um dos melhores países para estudar, a Austrália também permite que estudantes estrangeiros tenham a chance de trabalhar legalmente durante o período do curso. Essa é uma ótima maneira para ganhar fluência no inglês, conhecer novas pessoas e culturas, e ainda adquirir experiências e contatos profissionais no exterior.

Como trabalhar na Austrália

Uma grande vantagem de trabalhar enquanto estiver na Austrália é poder ajudar com os gastos de permanência no país, ainda mais quando a estada no país for mais longa.

Para saber mais sobre como trabalhar enquanto faz seu intercâmbio na terra dos cangurus, é só ficar atento às informações abaixo.

Visto com permissão de trabalho

Com exceção da Nova Zelândia, viajantes de todas as nacionalidades, incluindo a brasileira, precisam de visto para entrar na Austrália.

Para quem deseja trabalhar na Austrália durante sua permanência no país, existe mais de um tipo de visto que permitem que o viajante trabalhe na Austrália. Os mais fáceis de serem obtidos são o visto de estudante e o Working Holiday Visa.

O visto de estudante é concedido para aqueles que realizarão no país cursos com duração mínima de 14 semanas. A permissão de trabalho na Austrália virá junto com o visto, possibilitando que o estudante trabalhe no país legalmente por até 40 horas quinzenais durante o período letivo, e período integral nas férias e breaks escolares.

O Working Holiday Visa é um visto destinado para pessoas que querem viajar para Austrália e ter uma experiência cultural e profissional. Esse tem validade de 12 meses visto e permite que viajante trabalhe na Austrália em período integral por até 6 meses em cada empregador. Para solicitar esse visto é necessário ter entre 18 e 30 anos e possuir passaporte de uma nacionalidade de países com acordo com a Austrália (Bélgica, Canadá, Chipre, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Itália, Japão, Coreia, Malta, Holanda, Noruega, Suíça, Taiwan e Reino Unido).

O visto de turista, destinado para pessoas que irão permanecer no país por um período de até 12 semanas a turismo ou estudo, não concede a permissão de trabalho na Austrália.

Nós da AC Australian Centre possuímos um Departamento de Vistos exclusivo para auxiliar nossos clientes na solicitação de vistos para Austrália. Clique aqui e saiba mais!

Tax File Number

O Tax File Number é o número de registro para imposto que funciona como uma carteira de trabalho australiana e também usado para cobranças de imposto de renda.

Esse registro será exigido quando você se candidatar a uma vaga de emprego e para solicitar o retorno de parte do imposto pago durante o período em que esteve trabalhando na Austrália. A solicitação do Tax File Number pode der feita gratuitamente através do site www.ato.gov.au.

Nossas unidades AC na Austrália poderão dar todo o suporte para a obtenção do seu Tax File Number.

Currículo

Prepare seu currículo em inglês antes mesmo de embarcar para sua nova aventura. Além das informações essenciais que um CV deve ter para se conseguir um emprego, informe também algum contato de referência que esteja no país, como o professor, sua homestay family ou algum amigo que more na Austrália.

Procure adquirir um celular próprio. Isso ajudará que o empregador entre em contato sobre a vaga em que você vai se candidatar.

Vagas de Emprego na Austrália

Pesquise vagas de emprego na Austrália por meio de jornais, sites de ofertas de emprego ou no campus da instituição de ensino em que esteja estudando (algumas costumam colocar avisos de emprego em murais). Você também pode cadastrar seus dados em uma empresa de recrutamento. Lembrando que deve procurar por trabalhos de meio-período e curto prazo caso viaje com o visto de estudante.

As vagas de emprego na Austrália atendem aos mais diversos setores do mercado de trabalho, como varejo, turismo, vendas e hotelaria. Se já tiver experiência anterior em uma dessas áreas, informe em seu currículo, pois as chances de conseguir a vaga aumentam. Os trabalhos conseguidos durante o intercâmbio serão ótimos para conseguir contatos profissionais, aprender sobre novas culturas e conhecer pessoas enquanto se exerce funções de cargos simples.

Quem está fazendo intercâmbio em um curso de nível superior, como a graduação, pode optar por um estágio, que pode ser remunerado ou não. Esses estágios podem contribuir com os créditos necessários para a conclusão do curso, além disso, fazer um estágio na Austrália ajuda o estudante a melhor se desenvolver em sua área profissional, aprendendo novas habilidades e práticas de trabalho.

Certificados

Alguns tipos de trabalhos na Austrália exigem certificados específicos obtidos por cursos rápidos realizados no país. A maioria é voltada para a área de hotelaria e turismo. Entre eles, pode-se encontrar:

  • RSA (Responsible Service of Alcohol): permissão para trabalhar com a venda de bebidas alcoólicas (pubs, restaurantes e bares).
  • MIX’n’IT - Bar and Cocktai: curso para aprender o preparo de drinks e trabalhar como barman.
  • Barista: certificado e treinamento prático sobre a preparação adequada de cafés em restaurantes e cafeterias, ou mesmo em eventos e banquetes.
  • RCG (Responsible Conduct of Gambling): certificado dá autorização para o trabalho com jogos e apostas.
  • Senior First Aid: um curso de primeiros socorros, requerido para trabalhar no cuidado de crianças e idosos.
  • Greencard: curso de técnicas de segurança no trabalho, necessário para vagas de emprego na área de construção civil.

Seus direitos

Todo trabalhador na Austrália tem seus benefícios protegidos a partir dos direitos básicos no trabalho, incluindo estudantes internacionais ou portadores de visto Working Holiday Visa. Por isso, são direitos de todo trabalhador receber salário mínimo, folgas e períodos de descanso, contestar uma demissão sem justa causa e exigir um trabalho em ambiente saudável e seguro.

Vale a pena ficar atento aos direitos garantidos para a vaga em que você está se candidatando, pois alguns setores do mercado de trabalho australiano possuem condições e salários mínimos determinados.

Trabalhe na Austrália e leve essa experiência incrível por toda a vida.