Não encontrou seu voo? Peça a ajuda para um consultor. Entre em contato

Intercâmbio


Intercâmbio – Guia Definitivo De Intercâmbio No Exterior

Estude e trabalhe na Austrália com os pacotes de intercâmbio da AC Australian Centre.

Fazer intercâmbio é o sonho de pessoas de diversas idades que desejam viajar, conhecer novas culturas e acrescentar novas experiências ao currículo.

Quer estudar fora, mas não sabe como começar a planejar? Veja aqui o nosso guia completo de intercâmbio!

O que é intercâmbio?

Os intercâmbios são programas de estudo em um país diferente, visando à troca de conhecimentos entre estudantes de diversas nacionalidades e à vivência de uma realidade e cultura diferente das quais está acostumado.

Intercâmbio
Estudante olhando o mapa durante a sua viagem de intercâmbio.

Fazer intercâmbio é uma oportunidade de aprender novos idiomas, obter uma qualificação internacional e conhecer diferentes culturas.

O intercâmbio Austrália, oferece diversas opções de programas para estudantes internacionais, como:

Cursos de idioma: inglês geral, inglês para profissionais, inglês para fins acadêmicos, preparatório para IELTS, preparatório para Cambrigde, formação de professores de inglês (TESOL).

High School: um semestre ou um ano do Ensino Médio em uma escola australiana,

Cursos técnicos: programas de 6 meses a 2 anos em diversas áreas de formação profissional.

Cursos universitários: graduação, graduação sanduíche (Study Abroad), especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Independentemente de qual for o seu destino, uma viagem como essa pode acrescentar diversas experiências em sua vida, como a expansão de horizontes, o ganho de independência e autonomia e a aquisição de conhecimentos para a formação profissional e pessoal.

Como fazer intercâmbio

Ao contrário do que muitos pensam, fazer intercâmbio é extremamente simples, basta se planejar para poder aproveitar ainda mais essa incrível experiência. Para que você tenha ainda mais comodidade, a viagem pode ser organizada por uma central de intercâmbios e uma agência especializada como a AC Australian Centre.

Antes de programar a sua viagem, veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre como fazer intercâmbio!

Intercâmbio cultural

A Austrália e a Nova Zelândia são países extremamente multiculturais. Isso porque eles atraem todos os anos estudantes e imigrantes vindos dos mais variados lugares do mundo, abrigando a cultura, os costumes e a diversidade de cada um deles. Atualmente a Austrália possui praticamente metade de sua população formada por estrangeiros ou australianos filhos de pais vindos de outros países.

Esse encontro enriquece a cultura da Austrália e unindo com seu clima acolhedor formam alguns dos motivos para os brasileiros escolherem a Austrália e a Nova Zelândia como principais opções de intercâmbio no exterior.

Para fomentar a Austrália como destino internacional de educação, o governo do país controla a qualidade do ensino através do monitoramento das aulas, do aprendizado, da administração e das áreas de pesquisa de cada uma das instituições, credenciando todos os cursos aprovados para estudantes internacionais por meio do CRICOS.

Tudo sobre intercâmbio na Austrália

O clima da Austrália conta com temperatura amena, seu território se assemelha muito ao Brasil, principalmente pela diversidade de paisagens naturais e urbanas. O que ajuda muito os estudantes brasileiros a se adaptarem ao novo país.

Intercâmbio
Cidade de Melbourne na Austrália, destino famoso para estudantes de intercâmbio.

É comum notar a presença e influência brasileira em algumas cidades australianas em pequenos detalhes, como: o tipo de vestimenta nas praias, prática de futebol e futevôlei nas areias australianas, restaurantes de comidas típicas, baladas com noites brasileiras, supermercado com produtos tradicionais do Brasil, entre outros.

A economia da Austrália também é um fator importante, já que muitos imigrantes chegam ao país atraídos por sua estabilidade econômica e política, e o alto nível de empregabilidade, o que auxilia muito a se estabelecerem no local.

O inglês é o idioma oficial da região. Por isso, o país é apto a receber os estrangeiros que desejam obter mais conhecimentos ou dominar esta língua. Quem tem esse objetivo principal pode escolher a Austrália para um intercâmbio de línguas.

Com flora e fauna diversificada, cerca de 80% dos animais e das plantas que fazem parte do território australiano são exclusivos do país. Entre os animais mais conhecidos, estão o canguru, o coala, a equidna e o ornitorrinco.

Pacotes de intercâmbio

Para quem deseja estudar inglês na Austrália, a AC Australian Centre trabalha com opções de pacotes de intercâmbio para cursos de: inglês geral, inglês para profissionais, inglês para fins acadêmicos, preparatório para IELTS, preparatório para Cambrigde, formação de professores de inglês (TESOL), programa de férias para crianças, adolescentes e famílias inteiras.

Intercâmbio
Imagem de passaportes com sugestões de destinos para intercâmbio.

Além disso, também oferecemos opções de intercâmbio para quem deseja realizar parte de seus estudos no exterior e obter uma certificação internacional, como:

  • High School (Ensino Médio);
  • Educação técnica;
  • Graduação;
  • Graduação sanduíche (Study Abroad);
  • Especialização;
  • Pós-graduação;
  • Mestrado e doutorado.

Na Austrália, você escolhe a cidade e escola em que deseja estudar. A duração dos programas de intercâmbio varia de acordo com o tipo de curso. Os cursos de inglês são mais flexíveis com duração de 2 a 52 semanas. Já para cursos técnicos, universitários e High Scholl possuem programas de intercâmbio de 6 meses a 5 anos.

Que tal fazer um intercâmbio durante a sua faculdade?

Adquirir uma experiência internacional durante a sua graduação no Brasil pode aumentar as suas chances de entrar no mercado de trabalho em seu regresso. Um intercâmbio irá enriquecer muito o seu currículo, pois, além de ajudar a desenvolver o seu domínio no inglês, você também pode realizar um semestre ou um ano de sua graduação em uma universidade australiana ou até mesmo realizando um estágio em sua área de estudo, expandindo os seus conhecimentos e trazendo novas perspectivas para o futuro.

Por isso, investir em um intercâmbio nessa fase acadêmica pode ser uma ótima escolha.

Trabalhe e estude no intercâmbio na Austrália

Intercâmbio
Estudante de intercâmbio trabalhando com tablet na mão.

Durante os seus estudos na Austrália, os estudantes internacionais têm a oportunidade de trabalhar e arrecadando dinheiro para auxiliar a cobrir os seus gastos de permanência no país.

Para obter essa permissão de trabalho na Austrália, é necessário que o estudante realize um curso com duração mínima de 14 semanas e embarque para o país com o visto de estudo.

Com essa permissão, o estudante pode trabalhar 40 horas quinzenais durante o período de aulas e em horário integral nos períodos de férias e breaks escolares.

Os empregos vão desde atendimento em restaurantes e lojas até estágios e trabalhos em escritórios de meio expediente.

Para quem procura um trabalho um pouco mais tranquilo, também há vagas de babá e jardineiro.

Acomodação

Os estudantes internacionais podem contar com diversos tipos de acomodação para seu intercâmbio na Austrália. Entre alternativas mais comuns entre os estudantes estão: homestay, residência estudantil, acomodação universitária ou mesmo albergues.

As próprias instituições de ensino organizam a acomodação de seus estudantes. Além disso, a muitos estudantes optam por organizar uma moradia provisória antes de chegar a seu destino, em busca de adaptação ao lugar antes de conseguir um local definitivo para morar na Austrália.

A média de preço varia conforme o tipo de acomodação que você deseja. Confira a lista com uma estimativa de valores de acomodação:

Acomodação Homestay – quarto individual Acomodação estudantil – quarto triplo Albergue – quarto com 6 pessoas Hotel 3 estrelas
Média da diária AU$ 40 AU$ 35 AU$ 44 AU$ 120
Limpeza *** ** ** ****
Privacidade ** ** * *****
Perfil do estudante Para quem gosta de privacidade, porém possui flexibilidade, já que vai ficar com uma nova família Para quem procura economizar e interagir com outras pessoas Para quem tem espírito aventureiro e gosta de interagir com diferentes culturas Para quem procura mais conforto e privacidade

AC ajuda os seus estudantes a escolherem o melhor tipo de acomodação de acordo com seus perfis e na organização de todos os detalhes. Para mais informações sobre acomodação acesse: Acomodações

Documentos necessários para sua viagem

O principal documento de um viajante em uma viagem internacional é o passaporte. Ele é a sua identificação oficial fora do Brasil, contendo as informações sobre a sua permissão de entrada no país, e deve acompanhá-lo durante toda a sua viagem. Faça cópias (impressas e digitais) do documento e o mantenha em segurança.

Para evitar andar todo o tempo com o passaporte e perdê-lo por qualquer motivo, você pode verificar com a sua escola como solicitar um documento de identificação oficial no seu estado na Austrália, como o Proof of Age Card. Dessa forma, você poderá deixar o seu passaporte em segurança na sua acomodação.

Como obter seu passaporte

O passaporte brasileiro é emitido pela Polícia Federal.

Para solicitar seu passaporte é necessário preencher um formulário eletrônico e agendar atendimento em um posto especializado através do site da Polícia Federal.

No dia do atendimento, deve levar o boleto de taxa de emissão pago, junto com os demais documentos solicitados. Após a entrega dos documentos, a emissão do passaporte é feita em um prazo de 7 dias, dependendo da localização do posto de atendimento.

Como conseguir o visto

A Austrália exige visto de entrada para viajantes de todos os países, com exceção de Nova Zelândia.

Intercâmbio
Passaportes com permissão para intercâmbio.

O tipo de visto australiano que você deve solicitar varia de acordo com o motivo e duração de sua viagem ao país.

Para quem deseja ficar na Austrália a turismo ou para estudar por um período de até 3 meses, deve solicitar o visto de turismo.

Caso você pretenda estudar no país um período superior a 12 semanas, deve solicitar o visto de estudante. A validade desse tipo de visto depende da duração do curso que o estudante está matriculado.

A AC Australian Centre possui um departamento especializado na aplicação dos mais diversos tipos de visto para a Austrália.

Vacina de Febre Amarela

Para viajar para a Austrália, é necessário tomar a vacina contra febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência do embarque.

Essa vacina possui validade de 10 anos, sendo necessário reforçar a imunização após esse período. A vacina pode ser tomada gratuitamente em postos de saúde da rede pública que atenta o SUS (Sistema Único de Saúde) ou postos de vacinação de viajantes instalados em alguns aeroportos, rodoviárias e hospitais.

Após tomar a vacina, você deverá solicitar o Certificado Internacional de Vacinação em um posto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apresentando o cartão de vacina e um documento de identidade com foto, que pode ser o RG ou a CNH.

Caso o intercambista tenha algum problema de saúde que o impeça de tomar a vacina contra a febre amarela, não tem problema. Para confirmar a isenção da vacina, é necessário solicitar um atestado médico, apresentando-o em um posto da ANVISA solicitar a emissão do Certificado de Isenção de Vacinação. Gestantes e pessoas que tenham alergia a ovo também não devem tomar a vacina.

Passagens e Bagagens

Os valores de passagem aérea variam de acordo com a companhia, rota e datas de viagens escolhidas. Quanto maior a sua antecedência e flexibilidade, melhores as chances de conseguir boas tarifas.

Cada companhia aérea tem uma concessão de bagagem diferente, é importante verificar essas opções antes da compra.

Para sua segurança a AC trabalha com as principais companhias aéreas que operam voos para Austrália Nova Zelândia, e as melhores tarifas de acordo com sua disponibilidade. Solicite o seu orçamento e mais informações sobre passagens com a Australian Centre!

Solicite um orçamento

Os atenciosos e qualificados consultores da AC irão te ajudar no que for preciso.