Australian Centre - Intercâmbio para Austrália

O que é o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF)

Ciência sem Fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através de suas instituições de fomento, o CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e das Secretarias de Ensino Superior e Tecnológico do MEC. Esse programa estimula o intercâmbio de conhecimento, permitindo a ida de brasileiros a outros países para estudar nos mais renomados centros de pesquisa de todo o globo.

O investimento nesses jovens estudantes é também um investimento no futuro do Brasil, visto que o Programa busca expandir e internacionalizar a ciência e a tecnologia do país. A inovação e a competitividade do mercado nacional avançarão em conjunto com a maior profissionalização dos nossos alunos.

Quais são os objetivos do Ciência sem Fronteiras?

O principal objetivo é permitir a mobilidade de estudantes brasileiros para os países conveniados ao projeto, oferecendo bolsas para alunos de graduação e doutorado e interessados em fazer doutorado que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos no exterior.

Milhares de bolsas serão disponibilizadas e utilizadas para incentivar o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação no exterior e também para incentivar que esses jovens estagiem, trazendo novas e agregadoras experiências para o mercado profissional brasileiro.

Quais são as metas do Programa Ciência sem Fronteiras?

O CsF pretende fazer com que os alunos brasileiros tenham contato e adquiram conhecimento científico em suas áreas de atuação, tendo a oportunidade de frequentar instituições internacionais conceituadas. Simultaneamente, popõe-se abrir portas para pesquisadores estrangeiros que queiram se aperfeiçoar em unidades de ensino nacionais. O resultado disso deve ser um importante passo na ciência e tecnologia, oferecendo inovação e competitividade, ampliando os horizontes de estudantes brasileiros e atraindo jovens qualificados para o país.

Quais são as áreas contempladas no Ciência sem Fronteiras?

As áreas contempladas no programa são:

- Engenharias;
- Biologia;
- Ciências biomédicas e da Saúde;
- Ciências Exatas e da Terra;
- Ciências da Computação e Tecnologias da Informação;
- Tecnologia Aeroespacial;
- Biotecnologia;
- Nanotecnologia;
- Fármacos;
- Produção Agrícola Sustentável;
- Energias renováveis, Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
- Tecnologia Mineral;
- Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
- Biodiversidade e Bioprospecção;
- Ciências do Mar;
- Indústria Criativa, focada em produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação;
- Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
- Formação de Tecnólogos.

Quais são as modalidades do Programa

No exterior, as modalidades disponíveis de bolsa são para graduação, formação tecnológica, desenvolvimento tecnológico, doutorado sanduíche, doutorado pleno e pós doutorado. Para o Brasil, estão disponíveis a Atração de Cientistas para o Brasil, Pesquisador Visitante Especial e Bolsa Jovens Talentos.

Como participar do Programa?

Através de uma inscrição online e do preenchimento de alguns pré-requisitos, o estudante será avaliado e encaminhado para o processo de matrícula das Universidades do grupo ATN (Australian Technology Network of Universities), que reúne cinco universidades australianas que estão entre as melhores do país.

O que é preciso para participar?

Para participar do programa o estudante deve estar devidamente matriculado em um curso de graduação no Brasil nas áreas específicas de Biologia, Tecnologia, Engenharia, Ciências Biomédicas ou Saúde.

O candidato também deverá apresentar um bom desempenho acadêmico e ter o nível de inglês avançado (o que deve ser comprovado através exames de proficiência).

Nós da Australian Centre somos os representantes oficiais do ATN no Brasil e daremos todo o suporte e assistência aos candidatos brasileiros desde o processo de inscrição e matrícula até o efetivo processo de embarque, auxiliando na retirada de visto de estudante, passagem aérea, reserva de acomodação e orientando no pré-embarque.

Essa é a sua chance! A Australian Centre está aqui para te ajudar a alcançar o seu sonho!

Fique atento aos próximos editais do grupo ATN, não perca essa oportunidade única!!!



Youtube Australian Centre Orkut Australian Centre Facebook Australian Centre
AUSTRALIAN CENTRE             CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
Parceiros da Australian Centre