Aprenda como comprar dólar Australiano

dólar australiano

Está planejando um intercâmbio ou uma viagem a turismo para a Austrália e não sabe que moeda levar? Assim como nos Estados Unidos, no Canadá e na Nova Zelândia, a moeda oficial da Austrália se chama dólar australiano.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o dólar australiano e explicar quais as formas mais baratas e mais convenientes de levar dinheiro para lá. Acompanhe os próximos parágrafos!

Curiosidades sobre o dólar australiano

O dólar australiano entrou em vigor em 1966 em substituição à libra australiana e introduziu, no país, o sistema decimal de moeda. O primeiro-ministro da época, Robert Menzies, queria chamar a moeda de “royal” e ela chegou a ser impressa com esse nome, mas a escolha não foi aprovada pela população e houve a mudança para “dollar”(dólar).

Além de ser a moeda oficial da Austrália, o dólar australiano também é usado nas Ilhas Heard, Ilhas Norfolk, Ilhas Natal, Ilhas Cocos e Ilhas McDonald e em Kiribati, Nauru e Tuvalu, pequenos países insulares na Oceania.

Representado por AUD, A$, AU$, $A ou $AU, o dólar australiano é subdividido em 100 cents (símbolo “c”), ou centavos. A moeda tem notas de 5, 10, 20, 50 e 100 e moedas de 5 centavos, 10 centavos, 20 centavos, 50 centavos e 1 e 2 dólares. A nota australiana é de plástico, por isso, dificilmente estraga, podendo até ser molhada.

Quanto vale o dólar australiano?

Atualmente, o dólar australiano é a oitava moeda mais usada no comércio estrangeiro e a quinta mais comercializada no mercado cambial, atrás apenas do dólar americano, o euro, o yen japonês e a libra esterlina. O AUD vale mais que o real e menos que o dólar dos Estados Unidos e o euro, por exemplo.

Na hora de consultar a cotação, é importante ficar atento ao tipo de câmbio que está sendo mostrado. Isso porque, muitas vezes, os meios de comunicação divulgam o valor do câmbio comercial, que é usado para transações comerciais, enquanto o dólar australiano que você vai comprar como turista é referente à cotação turismo, que pode ser até 8% mais cara.

Vale a pena comprar dólar australiano no Brasil?

Dólares americanos não são aceitos na Austrália. Se você já tiver alguns em casa, vale a pena levá-los para trocá-los por lá. É fácil achar casas de câmbio confiáveis em todas as grandes cidades australianas, especialmente em aeroportos e centros comerciais.

No entanto, caso esteja pensando em comprar dólares americanos aqui, apenas para trocá-los pelos australianos quando chegar ao destino, saiba que, atualmente, esse processo não compensa: a conversão dupla faria você perder dinheiro em relação à compra direta do AUD por aqui.

Isso tem a ver com o spread, lucro que as casas de câmbio obtêm em cima do valor das moedas. Como o dólar australiano é uma moeda forte e comercializada com facilidade nas principais casas de câmbio brasileiras, seu spread é relativamente baixo.

Não se recomenda levar reais para trocar na Austrália, porque, além de não ser fácil encontrar casas de câmbio que aceitem a moeda, a cotação não será favorável.

Como comprar dólar australiano?

Além de comparar a cotação turismo do dólar australiano entre várias casas de câmbio, é importante considerar as diferentes formas em que você pode levar a moeda.

Dinheiro em espécie

A opção mais barata é comprar dólares australianos em espécie, já que, nesse caso, a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é de apenas 1,1%.

Essa porcentagem é bem menor do que os 6,38% cobrados sobre transações com cartões de crédito e débito e cartões pré-pagos internacionais. Além disso, você não paga taxas, como as que costumam ser cobradas para saques no exterior, e já sai do Brasil sabendo exatamente o valor da conversão, sem surpresas no final da viagem.

Por outro lado, por questões de segurança, não é recomendável estar em posse de uma quantidade muito grande de dinheiro em espécie. Por isso, caso você vá fazer uma viagem longa ou um intercâmbio, as opções mais seguras são usar o cartão de crédito ou débito ou um cartão pré-pago.

Cartões de crédito

A maioria dos estabelecimentos comerciais na Austrália aceita cartão de crédito. Alguns lugares, inclusive, só aceitam essa forma de pagamento, como certas máquinas de recarga de passes para transporte público.

Por isso, é recomendável levar para o país um cartão internacional. Não se esqueça de avisar ao seu banco sobre o destino e período da viagem, para evitar que o cartão seja bloqueado por considerarem suas movimentações suspeitas.

É possível usar cartões de crédito ou débito para realizar saques em praticamente qualquer caixa eletrônico da Austrália, mas tanto seu banco quanto o caixa podem cobrar uma taxa por saque.

Além do IOF alto, outra desvantagem dos cartões de crédito é que o câmbio utilizado na conversão do dólar australiano para real será o que estiver vigente no dia de pagamento da fatura. Por isso, não é possível saber o valor exato das suas compras até esse momento.

Cartões pré-pagos

Nesse sentido, uma opção vantajosa é o cartão pré-pago internacional, carregado com dólares australianos. Esse tipo de cartão pode ser emitido na maioria das casas de câmbio no Brasil, sendo carregado com a moeda escolhida de acordo com a cotação vigente no dia do carregamento.

Além de permitir mais controle sobre a cotação, esse tipo de cartão é interessante porque você pode recarregá-lo quantas vezes quiser durante a viagem, seja por meio de transferências bancárias da sua conta brasileira para a conta da casa de câmbio, seja por meio de terceiros, como algum parente que esteja no Brasil.

Na Austrália, você pode usar o cartão como um de débito, efetuando pagamentos em lojas ou fazendo saques em caixas eletrônicos (também sujeito a taxas).

Qual é a melhor opção?

Resumindo: em termos financeiros, vale mais a pena comprar dólar australiano no Brasil do que trocar reais ou dólares americanos por lá. Em termos práticos, é interessante variar a forma como você levará o dinheiro. Comprar a moeda em espécie sai mais em conta, mas é preciso redobrar a atenção para não perder o dinheiro ou ser roubado.

Recomenda-se ter um cartão de crédito para emergências e, caso vá passar muito tempo no país, usar um cartão pré-pago internacional. Variar a fonte de dinheiro também é uma forma de evitar entraves causados por possíveis imprevistos, como algum problema no seu cartão do banco.

Gostou do nosso post sobre como comprar dólar australiano? Quer fazer intercâmbio na Austrália e ainda tem alguma dúvida sobre câmbio ou outras questões burocráticas? Uma agência de intercâmbio pode ajudá-lo.

Mail