4 benefícios de uma agência de intercâmbio especializada

agência de intercâmbio especializada

Todos nós costumamos buscar informações e ajuda profissional quando precisamos tomar grandes decisões, não é? E com o planejamento de um intercâmbio não é diferente. Morar fora do país implica uma série de cuidados e adaptações — e quanto mais informações você tiver, menores serão as chances de algo não sair como o planejado.

Se você tem o destino em mente, a melhor opção é contratar uma agência especialista em intercâmbios para o país escolhido, pois são profissionais com a experiência e domínio voltados para o seu destino em específico, ou seja, cada etapa do processo poderá ter as especificidades assessoradas de acordo com a cultura e requisitos do local.

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar a você 4 benefícios de viver essa experiência com a orientação e a assessoria de uma agência de intercâmbio especializada. Vem com a gente!

1. Orientação em todo o processo

O trabalho de uma agência de intercâmbio começa ainda no Brasil e só termina quando você retorna da viagem. O suporte vai desde tirar todas as suas dúvidas sobre documentação, vistos, passagens aéreas, acomodações e custos, até resolver eventuais problemas que possam ocorrer no país em que você estiver morando. Além disso, a agência manterá um contato constante e o acompanhará em todos os momentos do seu intercâmbio.

Sobre este último item: agências que trabalham com destinos específicos costumam ter uma filial nesses países. Esse ponto deve ser, com certeza, um importante diferencial na hora da sua escolha, pois facilita o contato com os consultores e dá uma sensação de segurança ao ser possível resolver tudo pessoalmente, mesmo durante o seu intercâmbio.

Ser orientado por profissionais experts no seu destino ajuda você a reduzir os riscos de cometer erros que possam atrasar a sua viagem ou tornar a sua experiência menos proveitosa. Por exemplo, um engano cometido na emissão do visto é capaz de impedir sua entrada no país ou fazer com que seja necessário recomeçar a aplicação, e isso pode custar mais dinheiro do que o planejado.

2. Economia de tempo

Já pensou em quanto tempo você teria que gastar para ter todo o conhecimento necessário sobre o processo de intercâmbio sozinho? Muitas vezes, os sites das instituições de ensino não fornecem informações detalhadas sobre o processo de matrícula e aceitação no curso, são pouco intuitivos e, se você ainda não fala inglês, as coisas podem ficar ainda mais confusas.

Com o auxílio da agência de intercâmbio, você fica livre de todo o trabalho burocrático, sendo responsável apenas por providenciar os seus documentos que são necessários.

Se você desejar trabalhar durante o seu intercâmbio, o suporte de profissionais com conhecimento específico sobre o país é ainda mais importante, pois há muitas diferenças e detalhes sobre o visto e as documentações essenciais para obter essa autorização junto ao Departamento de Imigração. Além disso, você ainda pode contar com o suporte de consultores que já viveram essa experiência e que vão passar várias dicas sobre onde procurar e como conseguir um emprego no novo país.

As pesquisas e orçamentos (destinos, categorias de cursos e instituições) também ficam a cargo da agência. Ou seja, você só precisará deixar claro quais são as suas pretensões, preferências e objetivos. Bem mais fácil, não?

3. Escolhas de acordo com seu perfil

Uma consultoria especializada é capaz de fazer com que você tenha um intercâmbio perfeito, conforme os seus objetivos de estudo e seu perfil financeiro. É muito ruim escolher algo que está fora do que você pode pagar e ter que planejar tudo do zero novamente, ou então passar por apertos financeiros porque não sabia realmente o quanto o período fora custaria. E quanto mais expertise no país destino, mais preciso será o seu perfil.

A agência fará uma pesquisa completa, baseada nas informações que você vai fornecer: desde quanto dinheiro é possível investir, o estilo de cidade que você prefere, qual objetivo você quer alcançar com seu intercâmbio — aprender e ganhar fluência no inglês, estudar durante suas férias, obter um diploma de formação internacional da sua área, etc. Com essas e outras informações, a agência será capaz de traçar o seu perfil de necessidades, tornar tudo mais rápido e ágil, e ajudar na tomada de decisões, pois você será informado de todas as opções disponíveis de acordo com as suas pretensões. Além disso, encontrará a opção de curso, escola e destino que tem mais a ver com você.

Outra vantagem é que as agências proporcionam diversos planos para pagamento, até mesmo com parcelamentos — o que não acontece se você fizer tudo sozinho, pois as escolas no exterior normalmente exigem os pagamentos à vista. Além disso, é possível reduzir o seu custo final devido ao câmbio diferenciado a que os estabelecimentos têm acesso por serem pessoa jurídica.

4. Facilita o contato com as escolas

Depois de optar pelo destino, é hora de escolher a escola e o tipo de curso. As agências de intercâmbio contam com um contato facilitado com as instituições e são capazes de te oferecer todas as informações e tirar todas as suas dúvidas acerca dos custos, tipos de cursos disponíveis, grade curricular, horários, requisitos, exames de nivelamento do inglês, entre outras. As agências com foco em destinos específicos também oferecem cursos voltados para proficiência em inglês exigida nas instituições do local, bem como facilitam o processo de ingresso em Doutorados e Mestrados.

Ao contratar uma agência de intercâmbio especializada, ela intermediará todo o processo de matrícula no curso escolhido, além de te ajudar em qualquer solicitação ou possíveis reclamações, caso a escola não cumpra o contrato. E, também, há todo o amparo legal pela legislação brasileira nas transações, o que não acontece se você realizar a compra diretamente com a instituição, por não se tratar de uma negociação em solo nacional.

Além disso, as escolas costumam ter convênios com as agências, e isso facilita a possibilidade de conseguir promoções e descontos — vale a pena se informar!

E aí, já está convencido da importância do trabalho de uma agência de intercâmbio especializada em seu país destino escolhido? Então, entre em contato conosco, vamos adorar participar de uma das maiores — e melhores — experiências da sua vida!