Saiba mais sobre as bolsas de estudo oferecidas na Austrália

bolsas de estudo oferecidas na Austrália

Estudar fora é o sonho de muitas pessoas. Seja para fazer uma graduação, para continuar a vida acadêmica com uma pós ou para aprimorar os conhecimentos em algum idioma, um intercâmbio é uma experiência que valoriza bastante o currículo e pode ser um diferencial na construção da vida profissional.

Porém, nem sempre é possível dispôr do dinheiro necessário para essa empreitada. E é aí que entram as bolsas de estudos.

Neste post, vamos responder algumas perguntas sobre as bolsas de estudo oferecidas na Austrália. Quem sabe esse não é o seu próximo destino? Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os tipos de bolsas de estudo oferecidas na Austrália?

Existe um número considerável de programas e instituições de ensino australianas que oferecem bolsas de estudos para estrangeiros em cursos técnicos, de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Muitas universidades oferecem bolsas de estudos parciais ou integrais, dependendo do curso e da área. Para concorrer aos benefícios de quaisquer desses programas, o primeiro passo é possuir o aceite da instituição. Candidatar-se sem o aceite da instituição invalida o processo.

Confira algumas opções a seguir e saiba qual é a mais adequada às suas intenções:

Postgraduate Scholarship

É a modalidade para quem deseja cursar uma pós-graduação, mestrado ou doutorado integralmente na Austrália, e pode ter duração de até dois anos para os cursos de pós-graduação e mestrado e até quatro anos para o doutorado.

Research Fellowship

Essa modalidade funciona como uma bolsa de pesquisa de curta duração — máximo de seis meses —, que serve de forma complementar para quem já faz um mestrado ou doutorado em seu país de origem, são os programas conhecidos como “mestrado sanduíche” ou “doutorado sanduíche” em que o estudante faz apenas uma parte de seus estudos/pesquisa fora do seu país. Mas para esse tipo de programa é necessário que exista uma colaboração entre as universidades.

Vocational Education and Training Scholarship

Modalidade voltada para cursos técnicos ou profissionalizantes, com duração de até dois anos. São cursos voltados para a formação de profissionais para o mercado de trabalho, ou seja, se sua intenção é se destacar ainda mais como profissional, aprendendo de forma prática, essa é uma boa opção. Essa bolsa de estudos é oferecida exclusivamente pelo programa Endeavour do Governo Australiano e um dos requisitos é que o aluno tenha uma formação universitária.

Quais são os critérios para concorrer?

Além da documentação básica pessoal necessária para viajar, o candidato à bolsa deve apresentar o certificado de proficiência em língua inglasa — que pode variar de instituição para outra, mas os mais aceitos são o TOEFL IBT ou IELTS ACADÊMICO. Se o candidato tiver estudado pelo menos um ano em um país de língua nativa inglesa, vale confirmar com a instituição australiana se esta certificação é aceita como comprovação de proficiência na língua.

E, claro, o candidato precisa ter a carta de aceite de uma instituição australiana que ofereça as bolsas de estudos e participe dos programas de bolsas do governo australiano. As inscrições costumam ser anuais, então, faça um planejamento para que você tenha em mãos a documentação completa quando chegar a data da aplicação para as bolsas.

Se você pensou em fixar residência na Austrália por meio de um desses programas, fique atento: algumas vezes, a regra é que o bolsista retorne ao país de origem em até, no máximo, dois anos após o fim do término do curso. Caso o estudante não o faça, ele pode ser penalizado e ter de reembolsar todos os valores que recebeu durante a bolsa. Verifique sempre as legislações e leia todas as documentações referentes ao programa escolhido e o tipo de bolsa de estudos.

Programas de bolsas do governo australiano

Além dos programas de bolsas oferecidos pelas universidades, o Governo Australiano também oferece alguns programas.

Endeavour Scholarships & Fellowships

É o maior e mais conhecido programa de bolsas de estudo do governo australiano. As ofertas de bolsas variam conforme a quantidade de interessados qualificados para o benefício e as candidaturas costumam ser anuais.

As bolsas são para pós-graduação, mestrado, doutorado e cursos técnicos. Essas bolsas são abertas a estudantes do mundo inteiro e por isso se tornam bastante competitivas.

IPRS – International Postgraduate Research Scholarships

São bolsas de estudo focada em cursos de pesquisa abertas a estudantes internacionais de todos os países e cobrem um período de dois anos para um mestrado ou três anos para um doutorado. A bolsa cobre custos do curso e do seguro saúde para os estudantes e cobre o seguro saúde para os seus dependentes.

A aplicação para esse programa de bolsas é feita através da universidade.

O que as bolsas cobrem?

A maioria dos programas de bolsa para cursos de pesquisa cobrem todos os custos para o estudante, desde as passagens aéreas até a sua moradia no país, para que assim, o bolsista possa se dedicar exclusivamente aos estudos e pesquisas. Mas existem muitos programas de bolsa que não devem ser descartados, que são as bolsas parciais oferecidas pelas universidades para cursos de graduação e pós-graduação que pode viabilizar a sua ida para estudar na Austrália.

Vale reforçar que é preciso que o candidato se informe sobre cada detalhe do programa que escolheu, pois alguns podem proibir o estudante de trabalhar, por exemplo, ou mesmo exigir dedicação exclusiva.

Os processos para concorrer às bolsas de estudos podem ser complexos e um pouco burocráticos, então, vale a pena destrinchar a leitura dos regulamentos, legislações e FAQs disponíveis nos sites de cada programa e de cada universidade. Quanto mais informações você tiver em mãos, menor será a chance de a candidatura conter algum erro e você acabar perdendo a sua chance de vaga.

Uma vez que tenham sido entregues, os formulários não podem ser corrigidos, bem como não são aceitos documentos enviados separadamente. Portanto, revise absolutamente tudo antes de enviar a sua candidatura.

São muitas possibilidades, não é mesmo? Quer saber mais sobre bolsas de estudo oferecidas na Austrália e oportunidades que podem alavancar sua vida profissional e acadêmica? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!