Brasileiros no exterior: por que os números estão crescendo tanto?

brasileiros no exterior

Quantas vezes você já pensou “vou largar tudo e morar em outro país”? Se ainda não pensou, um dia esse momento pode chegar. Há um número crescente de brasileiros no exterior buscando construir as suas vidas novamente, devido a diversos fatores que, somados, têm tornado essa decisão mais fácil nos últimos anos.

Mas por que tantos brasileiros estão deixando o país atualmente? Preparamos este post para que você reflita um pouco mais sobre esse fenômeno e conheça as vantagens de começar uma vida fora do Brasil. Continue lendo e confira!

Quais são os motivos do aumento de brasileiros no exterior?

Situação econômica nacional

O Brasil enfrenta uma grande recessão já há algum tempo. O poder de compra do consumidor é bastante reduzido e os salários não conseguem acompanhar o aumento dos preços das mercadorias. A sensação geral é a de que se trabalha muito para ter pouca remuneração e apenas pagar as contas, pouco sobrando para viagens, lazer ou para investir, seja financeiramente ou em si mesmo.

É claro que esse cenário não é exclusivamente brasileiro, mas, a depender do país escolhido como nova moradia, ele pode ser bem menos evidente. Vale dizer também que muitas pessoas dão preferência a ter mais qualidade de vida em detrimento do fator financeiro, ou seja, preferem ganhar o mesmo ou menos do que ganhava no Brasil, mas trabalhar meio período e ter mais tempo para si e para a família.

Cenário político

O país tem passado por um clima de instabilidade política e o descaso com população é cada vez maior e mais evidente. Por isso, não é novidade que os nosso cenário político está deixando a situação cada vez mais favorável para que as pessoas decidam ir embora.

Como vemos em alguns rankings divulgados, existem países e cidades que são considerados os melhores lugares do mundo para se viver, morar ou trabalhar, como por exemplo, Melbourne na Austrália e Auckland na Nova Zelândia. Isso faz com que muitas pessoas pensem em deixar seus países de origem e procurem por lugares onde os serviços públicos funcionam como deveriam e os níveis de segurança, trabalho, ensino de qualidade são grandes benefícios para a população.

Desvalorização profissional

Muitos recém-formados e até pessoas com formação profissional sentem que suas profissões não são valorizadas no lugar onde vivem, seja em relação à salários adequados, mas também a possibilidade de desenvolvimento e carreira. É comum que alguns países abram programas de imigração voltados para profissionais de ramos específicos a fim de atender as demandas que não são supridas pelos profissionais nativos, principalmente nos ramos da tecnologia e da saúde.

O nível de desemprego no país tem aumentado significativamente e a recolocação profissional está cada vez mais difícil, principalmente para pessoas com mais idade. As empresas têm exigido cada vez mais uma maior qualificação profissional e profissionais com perfil inovador. Assim um número maior de pessoas tem buscado no intercâmbio, o caminho para dar um upgrade no currículo e conquistar a vaga tão desejada.

Crescimento da violência

Com certeza, um dos maiores motivos para brasileiros escolherem deixar o país é o alto índice de violência e criminalidade que enfrentamos cotidianamente. Esse aspecto afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas, que não se sentem mais à vontade para transitar nas ruas carregando seus pertences, como celulares e notebooks, ou mesmo para chegar em casa tarde da noite.

Em países com altos índices de qualidade de vida, como a Nova Zelândia, por exemplo, essa sensação de medo constante praticamente é desconhecida e as pessoas se sentem seguras para fazer o que quiserem, na hora que quiserem. Inclusive, nesses países as taxas de homicídio são baixíssimas e dificilmente envolvem pessoas comuns.

Quais são as vantagens de começar do zero?

É claro que uma decisão desse porte não é fácil de ser tomada, porém, ela pode ser crucial para você realizar os seus sonhos e atingir os seus objetivos. Veja algumas razões para considerar começar a sua vida e carreira do zero em outro país.

Novos desafios

Talvez você tenha chegado ao ápice da sua carreira no momento e deseja superar novos desafios. Assim, nada melhor do que ter experiências que sequer havia pensado antes, como fazer uma nova graduação ou empreender. Tudo isso é capaz de trazer um novo vigor para a sua vida, e você pode descobrir aptidões que sequer imaginava que tinha.

Network

Em outro país, você precisará construir a sua nova rede de contatos, e isso pode ser muito positivo, pois além de melhorar as suas habilidades com o novo idioma, possibilita conhecer pessoas interessantes e abrir portas para novas oportunidades.

Você também pode se valer da sua rede de contatos no Brasil para aumentar a sua no país-destino. Hoje, com a comunicação global, tudo fica mais ágil e fácil.

Novas culturas

Você estará inserido em uma cultura completamente nova e isso pode mudar a sua forma de ver o mundo e as situações. Saber conviver com a diversidade é um aprendizado que não tem preço, principalmente se você escolher países que recebem muitos estrangeiros ou que têm uma vivência próxima com outros povos, como a Nova Zelândia e os Maori, por exemplo.

Recomeçar uma nova vida

Uma das melhores coisas de começar do zero é aprender com o que não deu certo, deixar o passado para trás e viver uma vida mais leve e feliz. É uma oportunidade de se reciclar como profissional e pessoa — e isso pode ser o mais valioso da experiência de mudar de país. Em um novo cenário, com novas regras, situações e pessoas, você consegue experimentar e se arriscar um pouco mais.

Percebeu como um recomeço pode ser dasafiador, mas, ao mesmo tempo, instigante e motivador? É claro, será preciso esforço e dedicação para que você se adapte a uma nova cultura, por isso analise muito bem os prós e os contras e tome a melhor decisão para o seu futuro.

E aí, já havia pensado nessa questão dos brasileiros no exterior? Ficou interessado? Para saber mais sobre quais são as oportunidades que você poderia ter, acompanhe nosso FacebookInstagram e YouTube! Sempre há um novo país esperando por você e será um prazer te ajudar à chegar lá!

Mail