Clima na Austrália: saiba como se preparar para o seu intercâmbio

Clima na Austrália

Algo fundamental para quem está pensando em se mudar de país ou fazer um intercâmbio — seja para um curso superior, curso técnico ou curso de inglês — é saber qual é o clima do destino, pois isso influencia nas roupas que serão levadas e nos cuidados necessários.

Para aqueles que escolheram a terra dos cangurus, esse post vai te ajudar a escolher o melhor destino para seu intercâmbio ou ´para suas férias. Lá tem sol o ano todo, mas também tem neve! Quer saber mais? É só acompanhar e ficar por dentro do clima na Austrália.

O clima australiano

O clima na Austrália é divido entre tropical (ao norte) e temperado (o restante do país), o que é muito parecido com o Brasil. A diferença básica entre essas duas regiões climáticas é que na primeira há apenas duas estações (verão úmido e inverno seco), enquanto na segunda, há quatro e bem definidas.

Veja abaixo quando ocorre cada uma delas:

  • primavera: de setembro a novembro;
  • verão: de dezembro a fevereiro;
  • outono: de março a maio;
  • inverno: de junho a agosto.

As chuvas australianas

Lá, é comum o céu estar bem azul e quase não chover, o que vem se alterando por conta das mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta. Porém, a Austrália ainda é um dos países mais secos do mundo.

O problema é que, quando resolve chover (geralmente de janeiro a março), a coisa pode ficar feia, com muitos alagamentos, estradas interditadas etc.

Por isso, eles têm três definições famosas para a chuva:

  • showers: quando há quedas de água isoladas;
  • rain: chuva em toda a cidade;
  • hail: quando chove granizo.

Roupas e acessórios para utilizar na Austrália

Sem dúvida, devido ao clima na Austrália, o principal item é um par de óculos escuros, pois como mencionamos, sempre tem muito sol. Além disso, muito protetor solar para evitar ficar queimado. Se você escolher ir para o norte no verão ou na primavera, leve roupas mais leves, e se for para o sul, é bom ter um suéter à mão, pois à noite pode ficar mais friozinho.

Por outro lado, se você escolher viajar nas estações frias, provavelmente precisará levar um casaco para as noites e para as manhãs.

Isso tudo, é claro, varia muito para cada cidade. Veja algumas das mais famosas abaixo e as especificidades delas:

Melbourne

A cidade tem média de 25 ºC no verão e de 14 ºC no inverno. Além disso, tem mais chuvas de maio a outubro. O verão traz um clima predominantemente seco a Melbourne.

Lá, você pode participar de vários eventos esportivos ou mesmo curtir uma praia e sentir a brisa do mar na Baía de Port Phillip. Sem contar que, ao norte da cidade, é possível ver os alpes nevados. Pois é, Melbourne é tipo uma São Paulo para os australianos: todas as estações em um dia.

Como em outras cidades do país, é comum haver eventos esportivos, principalmente de tênis, no verão, quando também os australianos costumam aproveitar o dia na praia.

Sydney

O clima da cidade é mediterrâneo, com temperatura máxima de 26 ºC no verão e de 16 ºC no inverno. Mas são basicamente 340 dias de sol, sem chuva em Sydney.

No verão, época de férias, as pessoas costumam se reunir nas praias Manly Beach, Palm Beach e Bondi Beach. Para quem vai apenas de viagem, talvez seja melhor escolher o outono (de março a maio), pois o clima fica ameno e com pouca umidade.

Brisbane

De clima subtropical, Brisbane tem um verão com temperaturas altas, atingindo máximas de 30 ºC. Além disso, nessa estação, há muitas tempestades que acabam por gerar inundações. Por outro lado, o inverno é bem seco e com temperatura média de 17 ºC, ótimo para andar pela cidade e descobrir os pontos turísticos.

Em janeiro, no verão, há torneios de tênis, e no outono, entre março e maio, pode ser uma boa pedida escalar o Story Bridge ou mesmo remar no rio.

Perth

Localizada no lado oeste da Austrália, essa cidade recebe mais luz do sol do que as outras que mencionamos. Em fevereiro, por exemplo, a temperatura média é de 31 ºC, e para se aliviar desse calorão, somente com a brisa conhecida como The Fremantle Doctor.

Já no inverno, a cidade tem temperatura média de 21 ºC e é bem curto. Uma curiosidade é que venta muito em Perth, que está de cara com o oceano Índico.

As vantagens é que Perth é uma cidade perfeita para atividades ao ar livre, como festivais de artes ou passeios por vinhedos.

Gold Coast

No verão, a temperatura é agradável e não ultrapassa os 28 ºC, porém há tempestades tropicais, por isso a umidade é maior. Mas é inegável que é a melhor época para aproveitar as lindas praias ou mesmo se retirar para o silêncio das florestas e refrescar-se nos rios cercados por montanhas.

No inverno de Gold Coast, há sol e tempo seco, mas é a época mágica de observar a chegada das baleias. Dá para imaginar? É fantástico.

Em setembro, quando é primavera, venta muito, o que é ótimo para quem pratica kitesurf, kiteboarding e outros esportes aquáticos.

Neve na Austrália

Sim! O clima na Austrália também tem algo que os brasileiros sempre têm curiosidade de conhecer.

No inverno, é possível encontrar alguns pontos nevados no país. Nas montanhas entre New South Wales e Victoria, por exemplo, as temperaturas ficam abaixo de zero, o que torna possível a manutenção das estações de esqui. Também há algumas opções na Tasmânia, uma ilha e estado da Austrália.

Nesses casos, é claro, encapote-se com roupas mais pesadas para não congelar e aproveite para esquiar.

Agora você já tem informações importantes sobre o clima na Austrália, além de dicas de cidades e as especificidades delas para poder escolher. Seja Sydney, Perth ou Melbourne, não importa, o sol estará esperando e você será muito bem recebido pelos australianos.

Mas se toda essa gama de opções ainda não convenceu você, nós fizemos um post que vai ajudar na sua decisão: veja por que seu próximo destino pode ser a Austrália e prepare as malas!