Como é a segurança na Austrália?

A Austrália é um dos destinos preferidos dos jovens brasileiros que buscam um intercâmbio — o país concentra muitas instituições de ensino de alto padrão e que são frequentadas por estudantes de todo o mundo.

Além de aprender a língua inglesa e trabalhar em período parcial, quem faz intercâmbio nesse destino encontra diversas opções de lazer, que vão desde frequentar bares e restaurantes até praticar esportes radicais.

Contudo, todo estrangeiro que chega para viver numa cultura diferente deve ficar atento às leis e aos costumes do lugar. Um deslize por falta de informação pode acabar com a sua estadia no país. 

A Austrália apresenta níveis de criminalidade muito baixos, principalmente quando comparamos ao Brasil e a outros países em desenvolvimento. A Lei no país é rígida com todos, sem exceções.

Portanto, é preciso respeitar as regras para o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, os códigos de trânsito e as ordens de autoridades quanto aos desastres naturais.

Está pensando em fazer um intercâmbio na Oceania? Continue a leitura e saiba tudo sobre como é a segurança na Austrália.

Precauções para o dia a dia

Na Austrália, qualquer pessoa pode andar sozinho e em segurança pelas ruas das grandes cidades do país, como Sydney e Melbourne. A criminalidade é pequena, com poucos casos de assaltos à mão armada, por exemplo.

Em caso de qualquer emergência, faça uma ligação para o número 000. Um atendente vai identificar o seu problema e transferir você para a autoridade competente.

No entanto, como em qualquer lugar do mundo, também existem problemas na Austrália. Em locais mais turísticos, com grandes concentrações de pessoas, não deixe os seus pertences longe de vista. Malas, bolsas, carteiras e celulares desprotegidos são atrativos para larápios em qualquer lugar da galáxia.

Sempre feche bem as portas e as janelas da sua casa antes de sair para estudar ou trabalhar, além de verificar se os eletrodomésticos estão desligados.

Quando você tiver que ir a algum destino pela primeira vez, pergunte para os moradores locais sobre como é a segurança naquela área.

Cuidados relacionados ao consumo de álcool

As leis para consumo de álcool são bem rígidas na Austrália. Apenas maiores de 18 anos podem beber e comprar bebidas alcoólicas, que são vendidas em lojas exclusivas do produto. O simples ato de oferecer álcool para um menor de idade pode render uma multa bem salgada ou até a prisão do infrator, dependendo da gravidade da situação.

Na Austrália, é proibido beber em locais públicos, como praias, parques, praças e ruas. Se for pego bebendo em uma localidade não autorizada pelo governo, como bares e festas, você pode ser multado na hora.

A tolerância é zero quando se trata de beber e dirigir. As penalidades para quem for pego dirigindo embriagado vão de multa à prisão. Então, se for beber, vai de ônibus, de táxi ou de aplicativo de transporte, mas não dirija!

Fique longe de confusões

Um dos poucos problemas de segurança que existem na Austrália são relacionados às brigas em bares e baladas. O consumo de bebidas alcoólicas às vezes pode causar problemas com a polícia australiana.

Então, cada um deve conhecer os seus limites e, principalmente, respeitar as outras pessoas. Caso você se veja em uma confusão com alguém alcoolizado, procure sair de perto da pessoa e denuncie a ocorrência a um agente da polícia.

Existem regras que mandam os bares não servirem bebidas alcoólicas para pessoas que já estiverem bêbadas. O estabelecimento e o consumidor que descumprem a Lei podem ser multados. Portanto, não insista!

Quem for fazer uma festa em casa também deve observar as leis locais para o consumo de álcool. Os departamentos de polícia australiana, como o da região de Nova Gales do Sul, incentivam as pessoas a comunicar com antecedência a realização de eventos caseiros. Então, fique atento às regras de onde você for morar.

Segurança na Austrália durante viagens

A Austrália é um país continental, de enormes dimensões territoriais. Embora a maior parte da população australiana viva nas regiões costeiras, existe muito para ver e admirar no interior da terra dos cangurus.

A rede de estradas do país é muito boa e liga as principais regiões com facilidade. Contudo, nas áreas de deserto, que são pouco habitadas, o cuidado deve ser redobrado durante sua viagem.

Muitos locais não têm cobertura de sinal de celular e chamar o socorro em caso de emergência pode ser um problema. Caso aconteça algo em um local de difícil acesso, fique perto do seu veículo e aguarde algum motorista passar por ali.

Precauções para as práticas esportivas

Tanto a Austrália quanto a Nova Zelândia são conhecidas mundialmente pela prática de esportes radicais, como alpinismo, bungee jumping, canoagem, surfe e muitos outros.

Como o nome já diz, esses esportes são praticados em condições radicais, ou seja, em situações mais perigosas. As medidas de segurança de cada modalidade devem ser respeitadas, e você sempre deve contar com o suporte de profissionais no assunto.

As empresas que comercializam esse tipo de atividade orientam os seus clientes sobre questões de segurança da prática. Fique ciente dos riscos que você vai correr antes de contratar o serviço.

Conduta em caso de desastres naturais

A Austrália está numa zona suscetível a ameaças naturais, como terremotos, furacões e inundações. Em alguns casos, como nos de tremores de terra, não é possível saber com antecedência que eles vão ocorrer.

Seja qual for a emergência que você estiver enfrentando, fique sempre atento às orientações das autoridades governamentais. Em países mais desenvolvidos, como a Austrália, e que enfrentam tais adversidades naturais com frequência, é comum existirem treinamentos de segurança ao longo do ano. Também existem planos muito bem elaborados de contenção e mitigação dos efeitos desses desastres.

Quando se tratam de inundações e incêndios, muito comuns durante os meses mais quentes na Austrália (de novembro a abril), as áreas de risco costumam ser evacuadas por ordem das autoridades. Sempre respeite e acate as orientações dos agentes públicos.

Viu só como a segurança na Austrália não é algo com o que você deva se preocupar durante o seu intercâmbio? Basta seguir as regras e contar com o bom senso, que o seu período na Oceania vai ser inesquecível.

E aí, gostou das dicas? Ainda tem dúvidas sobre como é estudar e trabalhar na Austrália? Então, deixe o seu comentário, teremos muito prazer em ajudar!