Como é a experiência de vida no exterior e o que muda após o retorno?

experiência de vida no exterior

Um programa de intercâmbio traz sempre uma infinidade de benefícios para o estudante intercambista. No entanto, o mais valioso de todos é a oportunidade de ter uma experiência de vida no exterior.

Isso não pesa somente para o lado profissional, afinal, toda a vivência de passar um tempo em um país diferente e compartilhar conhecimentos com pessoas de todos os cantos do mundo é algo transformador que, com toda a certeza, você vai carregar em todas as etapas da sua vida.

Cada vez mais brasileiros ingressam em instituições de ensino estrangeiras e, sem dúvidas, trazem consigo muito mais que um currículo poderoso na bagagem. Para provar isso, separamos neste post as experiências mais inesquecíveis de quem opta por fazer um intercâmbio fora do Brasil e como a vida muda ao regressar.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê uma olhadinha no texto e se surpreenda com as vantagens!

Como é a experiência de vida no exterior?

Viver no exterior é passar por várias situações e vivenciar diferentes experiências. Veja só!

Ter que se virar sozinho

Chegar em casa e a mãe já ter preparado aquela janta, entrar no quarto e ver as roupas todas arrumadas e tudo limpinho é sempre muito bom, não é mesmo? Pois é amigo, esses dias estão contados. Mas nada de encarar isso como um problema. Essa hora chega para todo mundo.

A diferença de uma experiência de vida no exterior é que você não tem para onde correr e vai ter que dar um jeito de se virar sozinho. Isso é essencial para seu desenvolvimento pessoal. E pode ter certeza: no fim, isso é divertido e vai render muitas histórias.

Ganhar mais confiança

Não há dúvidas de que, depois de passar por certas situações no país estrangeiro — sem precisar da ajuda de ninguém —, confiança é o que não vai faltar daqui pra frente. Vai ser um desafio atrás do outro, a cada dia.

Tem que se adaptar à cultura, ao clima, aos costumes, dividir espaço com quem você nunca viu antes, aprender a se virar no idioma local, procurar emprego, fazer novos amigos, pagar algumas contas, ir ao supermercado sozinho, entre outras coisas. E depois, quando você volta, qualquer coisa que parece ser um grande problema para os outros, chega a ser irrelevante para você.

Ter amigos em todos os cantos do mundo

Em casa, um novo irmão australiano. Na sala de aula, um amigo indiano. Na praia, um passeio com uma namorada neozelandesa. No final de semana, uma viagem com os vizinhos franceses, canadenses ou colombianos. Em um intercâmbio, o ritmo é esse.

Prepare-se para criar um novas amizades (algumas para o resto da vida), cercado por gente do mundo inteiro e  muitas vezes na mesma situação que você. E esteja pronto para conhecer uma diversidade incrível de culturas, costumes e vivências. Imagina ter uma casa em cada canto do planeta?

Descobrir inúmeros novos sabores

Bom, se você pretende seguir aquela sua dieta enquanto mora fora, saiba que terá um grande desafio pela frente. Tudo vai ser novidade e fica muito difícil segurar a vontade de provar as delícias da sua nova cidade.

São pratos típicos, frutas que você nunca viu, guloseimas, snacks, refrigerantes novos, ingredientes e temperos diferentes do que você conhece e uma infinidade de sabores, cores e cheiros que vão dar água na boca a toda hora. Que desafio difícil esse, não é mesmo?

Receber mais carimbos em seu passaporte

Se você acha que um programa de intercâmbio é apenas para estudar e trabalhar, está muito enganado. Sobra tempo para se divertir, viajar e curtir tudo o que seu novo país oferece de melhor. Se você optar pela Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, só a viagem para chegar até lá já é uma grande aventura.

Pela distância, as rotas permitem você fazer escalas em outros países no caminho e aproveitar para explorar um pouco da cada um. E, chegando lá, nem precisa explicar a riqueza das paisagens, fauna e flora que aguardam você, não é?

Desfrutar das vantagens no lado profissional

Se as empresas valorizam a formação e as qualificações profissionais de seus candidatos, é a hora de apresentar seu currículo de cabeça erguida. Por mais que tenhamos boas universidades no Brasil, nenhuma se compara ao peso de um diploma internacional.

Quando se tem a possibilidade de incrementar com um estágio ou com uma experiência de trabalho, suas chances são ainda maiores de conquistar as melhores posições no mercado.

Apresentar mais chances de conseguir uma vaga em empresa internacional

A experiência de vida no exterior permite construir um networking incrível e enxergar muito além da sua sala de aula. A possibilidade de conhecer pessoas e amigos que já trabalham em alguma empresa no país é grande e as oportunidades são reais.

Citando a Oceania mais uma vez como exemplo, a Nova Zelândia, em especial, tem programas para contratar imigrantes, incentivados pelo governo do país. Quem sabe esse não será seu próximo destino de estudos e trabalho?

O que muda na volta ao Brasil?

Chegar ao fim de um programa de intercâmbio é iniciar um novo ciclo em seu país de origem. E as boas experiências, lembranças, histórias e aprendizados não ficam guardados somente na memória.

Eles são trazidos na bagagem e serão importantes — e inesquecíveis — por toda a sua vida. Sem dúvidas, os benefícios serão postos sempre a seu favor em todas as etapas pessoais e profissionais. Essa é a hora de começar uma carreira promissora e cheias de resultados.

Essas foram algumas dicas de como uma experiência de vida no exterior é capaz de construir novos rumos para seu futuro. Nenhum outro tipo de vivência é capaz de trazer tantos momentos e realizações como um programa de intercâmbio. Prepare as malas e se aventure por uma viagem inesquecível!

Curtiu o post? Já imaginou vivenciar tudo isso e poder retornar ao Brasil com uma nova perspectiva? Se você sonha em morar, estudar e trabalhar no exterior, temos muitas coisas para mostrar a você. Assine agora mesmo nossa newsletter e fique por dentro das novidades, dicas e oportunidades sobre programas de intercâmbio!

Mail