Gold Coast: saiba mais sobre esse destino incrível da Austrália

Situada na porção litorânea do país, Gold Coast é uma das opções preferidas para intercambistas que escolhem a Austrália como destino. Com inúmeras alternativas de excelentes cursos de inglês, além dos cursos técnicos e pós-graduações, a cidade tem recebido um número cada vez maior de estudantes interessados em se aperfeiçoar na língua inglesa e conhecer o estilo de vida dos australianos.

Devido ao seu clima, estilo de vida e cenários naturais tipicamente tropicais, Gold Coast oferece aos seus moradores e visitantes uma qualidade de vida e infraestrutura invejáveis. Reduto de surfistas e mochileiros de todo o mundo, além de importante centro comercial do país, a cidade alia modernidade e atrativos naturais de forma surpreendente.

Quer conhecer um pouco melhor sobre Gold Coast e descobrir o porquê de tantos intercambistas estarem encantados por lá? Então, continue conosco neste texto!

Gold Coast: a “cidade maravilhosa” da Austrália

Localizada na costa leste da Austrália, Gold Coast é a 2ª cidade mais populosa do estado de Queensland e a 6ª do país, com 638.090 habitantes (segundo censo de 2016). Com uma área de 1.402 km², tem cerca de 40 praias ao longo dos seus 57 km de litoral, contando também com 100 mil hectares de reservas naturais.

Além de toda sua natureza exuberante, Gold Coast é também uma cidade moderna e com uma infraestrutura impecável. Arranha-céus à beira-mar, bairros e ruas planejadas e centros comerciais modernos se misturam com um cenário de belezas naturais sem igual!

Uma completa rede de transporte público serve a cidade, com ônibus, trens e linhas de trams (bondes), além de contar também com um aeroporto internacional. Para se ter uma ideia da estrutura de suas avenidas, basta lembrar que ela sedia um dos circuitos de rua da Fórmula Indy.

Com um clima bem parecido com o do nordeste brasileiro (muito calor no verão e um inverno ameno) e uma vida noturna bastante agitada, a cidade é um dos principais destinos turísticos do país, recebendo cerca de 10 milhões de turistas todos os anos. Por abrigar visitantes do mundo inteiro, Gold Coast é um polo de efervescência cultural, onde diversas etnias e realidades convivem no mesmo ambiente. E isso, certamente, é um fator que enriquecerá sua viagem e lhe proporcionará muito mais bagagem cultural.

O turismo é a principal indústria local, sendo responsável diretamente por um em cada quatro postos de trabalho ofertados na região. Por isso, a cidade é também uma excelente opção para quem busca aliar os estudos com um emprego no país. Vale lembrar que quanto melhor for sua fluência em inglês, melhores serão suas possibilidades no mercado de trabalho.

Praias, parques e natureza exuberante

Com uma extensa costa banhada pelo Oceano Pacífico, Gold Coast reserva cerca de 40 praias para os mais diversos gostos. Surfers Paradise, onde se iniciou o processo de urbanização da região, fica em uma área central e é mais urbana e agitada. No calçadão, há inúmeras opções de comércio, bares e restaurantes. Assim como em Broadbeach, é onde estão concentradas as principais baladas e festas da cidade!

Sede da primeira etapa do Circuito Mundial de Surfe, Gold Coast agrada surfistas de todos os níveis. Para quem busca destinos perfeitos para a prática do esporte, as praias mais indicadas são as localizadas na parte sul, em Palm Beach e no bairro de Coolangatta. Algumas são mais indicadas para surfistas mais experientes, como a Snapper Rocks, Burleigh Head e South Straddie. Já os amadores podem começar se aventurando nas ondas de Miami Beach, Currumbin e Surfers Paradise.

Mas se você nunca subiu em uma prancha, não se preocupe! Há diversas opções de cursos e escolas voltadas para iniciantes no esporte. Em algumas dessas praias, existem também áreas à beira-mar com pistas para caminhada, aparelhos de ginástica, banheiros, chuveiros públicos e espaços com estrutura adequada para piqueniques e churrascos.

Além de suas belíssimas praias, Gold Coast também reserva outros inúmeros encantos naturais! Os parques nacionais de Lamington e Springbrook são reservas naturais consideradas patrimônios da humanidade e permitem ao visitante caminhar até um antigo vulcão ou descobrir cachoeiras e cavernas incríveis em meio à floresta tropical. No santuário de Currumbin, é possível chegar bem perto de coalas, cangurus e outros representantes da fauna local.

No parque nacional de Burleigh Head, existe uma praia que, ao contrário da maioria da região, tem águas bem calmas e relaxantes. Já no Tree Top Walkway, o visitante percorre trajetos em pontes suspensas a 15 metros do chão, em meio aos pássaros e às copas das árvores.

Parques temáticos e outros atrativos

Devido ao grande número de parques temáticos que abriga, a cidade é também conhecida como a “Orlando da Austrália”, em alusão à cidade norte-americana. O Warner Bros. Movie World, o Sea World, o Dreamworld, o Wet’n’Wild e o WhiteWater são alguns dos parques que atraem milhares de visitantes todos os dias. Desde conhecer os personagens de desenhos e filmes, a brincar com golfinhos ou encarar toboáguas gigantes, tudo é possível nos parques de Gold Coast.

No The Wax Museum, considerado o maior museu de cera do hemisfério Sul, estão expostas réplicas em tamanho real de ídolos pop e figuras importantes da história. Já no SkyPoint Observation Deck, localizado no topo do Q1, um dos edifícios residenciais mais altos do mundo, pode-se ter uma visão 360º da cidade! Prepare-se para encarar um visual incrível a 230 metros de altura!

Aos finais de semana, no bairro Carrara acontece uma feira com cerca de 500 barracas que comercializam os mais variados produtos e artesanatos locais. O Village Markets, aos domingos em Burleigh Heads, oferece itens vintage em um ambiente com clima boêmio e bastante descolado. Na região da Surfers Paradise, a variedade de lojinhas e centros comerciais encanta os turistas.

E também passa pela cozinha os encantos da cidade! No Australian Outback Spetacular é possível saborear a rica culinária australiana assistindo espetáculos inspirados nas lendas e aspectos culturais locais. Nas regiões de Burleigh e Palm Beach, estão alguns dos café mais charmosos e agradáveis da cidade. Enquanto nos bairros Surfers Paradise e Broadbeach, encontram-se restaurantes mais sofisticados e bares mais badalados.

O destino ideal para o seu intercâmbio

Depois de tantas informações sobre os diversos atrativos de Gold Coast, não é difícil entender por que a cidade é o destino ideal para quem almeja um intercâmbio na Austrália. Afinal, além de um curso de excelente qualidade, o intercambista também está em busca de uma cidade que ofereça qualidade de vida e vivências marcantes. E isso, não há como negar que Gold Coast tem de sobra!

Gold Coast oferece inúmeras opções de instituições de ensino e programas de estudo de altíssima qualidade, para quem busca aprender inglês, fazer o Ensino Médio fora, obter uma certificação técnica internacional, ou até mesmo fazer um graduação ou pós-graduação em uma universidade australiana.

Por ser um dos principais destinos turísticos do país, a cidade proporciona ao intercambista a possibilidade de conviver com pessoas das mais diversas origens e culturas. Além disso, a vasta programação cultural que a cidade oferece permite ao viajante uma formação ampla, um contato próximo com a cultura local e outras manifestações artísticas.

Moderna e com uma natureza exuberante. Assim é Gold Coast, um paraíso na costa leste australiana. Local perfeito para quem deseja contar com excelentes cursos e uma qualidade de vida sem igual!

E aí, gostou de conhecer melhor Gold Coast? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a encontrarem seu destino ideal para um intercâmbio na Austrália!