Intercâmbio: afinal, ele é um investimento ou um gasto?

A maior parte das pessoas que busca uma experiência no exterior tem como objetivo alavancar a carreira. Embora implique em gastos, o intercâmbio é, na verdade, um investimento que certamente será revertido em frutos — inclusive financeiros — no futuro.

No entanto, ainda há quem tenha dúvidas sobre os reais benefícios desse investimento e o que um intercâmbio pode agregar em sua vida profissional. É justamente sobre isso que falaremos neste post. Continue acompanhando e descubra as principais vantagens de viver no exterior:

Oportunidade de experiência profissional

Há quem busque um intercâmbio apenas para aprender uma nova língua e, por isso, dedica quase todo o seu tempo aos estudos. No entanto, para quem busca o sucesso profissional, o ideal é aproveitar a oportunidade também para trabalhar no exterior.

Além de gerar uma grana extra, atuar como estagiário ou trainee em empresas de outro país trará uma enorme bagagem de conhecimentos e experiência profissional que, certamente, farão a diferença em sua carreira no futuro.

Mesmo que o trabalho escolhido não tenha a ver diretamente com a sua área de atuação, a experiência certamente contará pontos positivos em seu currículo.

Contato com novas culturas

Ao viver a imersão cultural de um outro país, você terá contato com novos hábitos, ferramentas e formas de pensar no seu dia a dia que influenciarão não apenas sua vida pessoal, mas também sua atuação profissional.

Um intercâmbio nos torna mais resilientes, independentes e abertos ao diferente do que conhecemos. Além disso, o contato com o novo aguça a criatividade e a capacidade de adaptação, fazendo com que aprendamos a buscar novas soluções para superar adversidades e resolver problemas.

Essas características são muito bem-vindas no mercado de trabalho atualmente, que busca profissionais cada vez mais proativos e criativos.

Fluência em língua estrangeira

Não é novidade que, nos dias de hoje, os conhecimentos em língua estrangeira — especialmente em inglês — se tornaram mais que um diferencial. Para alguns cargos e empresas, inclusive, a fluência em um segundo idioma é pré-requisito para garantir uma vaga de trabalho.

Muitas pessoas buscam aprender uma nova língua por meio de cursos presenciais ou online e, mesmo após anos de estudo, não desenvolvem habilidades de conversação. O fato é que, para realmente assimilar um idioma, é preciso vivenciá-lo no dia a dia, em todos os momentos.

Com a experiência trazida pelo intercâmbio, você ganha mais desenvoltura para falar, além de familiarizar-se com gírias, expressões e características da linguagem informal que, muitas vezes, não são ensinadas nos cursinhos.

Valorização no mercado de trabalho

Tendo em vista todos os benefícios que foram citados até aqui, uma coisa é certa: a experiência trazida por um intercâmbio reflete de forma direta na valorização do profissional no mercado de trabalho. Em outras palavras, um intercâmbio pode dar a expertise necessária para conseguir melhores cargos e salários mais altos.

Quer um exemplo? Uma pesquisa feita pela Catho em 2016 apontou que o salário de profissionais com fluência em inglês pode chegar a ser 61% maior se comparado à remuneração de outros profissionais que apresentam apenas conhecimentos básicos de língua inglesa.

Além disso, de acordo com a psicóloga e especialista em RH Patrícia Osório, em entrevista para o site G1, a vivência trazida pelo intercâmbio pode abrir portas em diversos nichos e empresas, especialmente em áreas que necessitam de trabalhos mais intelectuais e cargos de liderança.

Ampliação da rede de contatos

O networking é de extrema importância para quem busca se desenvolver na carreira, independentemente da sua área de atuação. Imagine, então, ter uma rede de contatos profissionais que ultrapassa fronteiras!

Um intercâmbio permite a você conhecer e conviver com pessoas de vários lugares do mundo — não apenas do local escolhido como destino —, criando vínculos duradouros de amizade e também com pessoas que você poderá acionar no futuro caso deseje atuar profissionalmente em outro país.

Possibilidade de especialização internacional

Outra grande vantagem do intercâmbio é a possibilidade de continuar seus estudos por meio de cursos de capacitação ou pós-graduação em instituições de ensino e universidades renomadas.

Assim como a fluência em língua estrangeira, atualmente, ter uma pós ou um MBA é pré-requisito para muitos cargos e empresas. Nesses casos, cursar uma especialização no exterior pode garantir mais destaque para você no mercado, além, é claro, de aprofundar seus conhecimentos específicos e desenvolver sua vida acadêmica.

Desenvolvimento de autoconfiança

Aventurar-se a viver em outro país é, sem dúvida, uma experiência desafiadora, até mesmo para quem tem a personalidade mais extrovertida e confiante. As novidades, mudanças de hábitos e o confrontamento com novas pessoas e circunstâncias fazem com que você saia definitivamente da sua zona de conforto.

Apesar de viver momentos difíceis, você também passará por situações de muito crescimento pessoal, tornando-se mais independente, maduro e autoconfiante.

Essas características promovem uma mudança de postura perante os desafios e as obrigações, o que é muito bem-visto na vida profissional e pessoal, fazendo com que você seja mais determinado e comprometido com suas tarefas.

Fortalecimento do currículo

Todo esse crescimento adquirido ao longo do intercâmbio reflete diretamente naquilo que é a sua “cara” no mercado de trabalho: o seu currículo. É por meio dele que você demonstrará todos os conhecimentos adquiridos em sua vivência no exterior.

As referências profissionais e experiências de trabalho anteriores, as novas ferramentas e habilidades desenvolvidas, a fluência em uma segunda língua, os cursos feitos fora do país e tudo mais que possa ser comprovado pode — e deve! — ser acrescentado em seu currículo.

Viu só como um intercâmbio pode ser um verdadeiro investimento e trazer muitos frutos para o seu futuro profissional? Mas para que a experiência seja segura e sem contratempos, é indispensável se preparar, fazer boas pesquisas e contar com uma agência especializada em intercâmbio a fim de dar todo o suporte necessário nessa nova jornada.

Agora é sua vez: você conhece alguma outra vantagem de fazer intercâmbio que ficou de fora da nossa lista? Considera o intercâmbio um gasto ou um investimento no futuro? Aproveite para compartilhar sua opinião com a gente aqui nos comentários!