Marketing e Comunicação em Melbourne: por que estudar na cidade?

marketing e comunicação em Melbourne

Estudar no exterior é sempre uma boa oportunidade para quem deseja aprofundar conhecimentos, incrementar o currículo e abrir mais portas no mercado de trabalho. Isso vale para qualquer área, mas algumas são ainda mais privilegiadas, como é o caso do Marketing e Comunicação — cursos que exigem atualizações constantes!

Se você é ou pretende se tornar um comunicador ou profissional de marketing e está buscando o melhor local para fazer intercâmbio, veio ao lugar certo! Neste post, vamos falar sobre um dos destinos mais buscados na Austrália: Melbourne!

Você vai descobrir quais são as possibilidades de cursos na cidade, quais são as melhores instituições de ensino locais e, de quebra, uma lista com os motivos para estudar em uma das maiores cidades australianas. Continue com a leitura e confira!

Os cursos de marketing e comunicação em Melbourne

Existem várias possibilidades de cursos na área de Marketing e Comunicação na Austrália, tanto para graduação quanto para a pós-graduação.

Para quem busca um diploma de Ensino Superior, existe a possibilidade de cursar o bacharelado tradicional, com cerca de 4 anos de duração. Ao graduar-se em Marketing e Comunicação em uma universidade australiana — no país, o curso se chama Marketing and Communication —, você sairá capacitado para atuar como diretor ou gerente de marketing, gerente de produtos, relações públicas ou diretor de comunicação.

Outra opção é o curso de técnico em Marketing e Comunicação, conhecido como VET (Vocational Education Traning). O sistema australiano de formação profissional possibilita aos alunos treinamento prático e teórico com foco na atuação no mercado de trabalho. Em geral, esse tipo de curso é ofertado por instituições especializadas chamadas TAFE, mas também podem ser encontrados em instituições privadas.

A pós-graduação também é uma opção bastante válida para quem deseja continuar os estudos, seja com um MBA, mestrado ou doutorado. Nesses casos, é possível conseguir bolsas de estudo diretamente com a universidade de seu interesse ou por meio de programas internacionais.

Vale lembrar que, para qualquer uma das possibilidades de cursos de Marketing e Comunicação na Austrália — ou qualquer outra área —, é necessário ter uma certificação de proficiência em língua inglesa, como o Cambridge, IELTS ou TOEFL.

Motivos para estudar Marketing e Comunicação em Melbourne

Ainda não está convencido de que Melbourne é o lugar ideal? Separamos 5 motivos para você escolher de vez o seu destino, veja mais:

1. Manter-se atualizado

As áreas de Marketing e Comunicação estão em constante movimento, especialmente na “Era da Internet”. A cada dia surgem novidades e inovações que influenciam diretamente no trabalho desses profissionais, como novas redes sociais, ferramentas, tendências e mudanças no comportamento de usuários e consumidores.

Por conta disso, quem atua com Comunicação e Marketing precisa estar sempre em busca de conhecimento para não ficar para trás diante de tanta informação. E, infelizmente, algumas coisas tendem a demorar um pouco mais para chegar ao mercado brasileiro — inclusive, as principais publicações sobre o assunto são estrangeiras, mais especificamente, de língua inglesa.

2. Aprofundar os conhecimentos em inglês

Como dissemos no início do texto, para estudar em instituições de ensino australianas é necessário comprovar fluência em língua inglesa por meio de certificados de proficiência reconhecidos internacionalmente. Ou seja: você já precisa ter um bom nível de inglês para garantir uma vaga.

No entanto, por melhor que seja o curso de inglês que você fez no Brasil, no aprendizado da língua estrangeira nada se compara à experiência de imersão total no idioma.

Conviver com pessoas cuja língua nativa é o inglês, assistir aulas e ter contato com o idioma 24h por dia melhorará o seu desempenho consideravelmente, especialmente na conversação.

Se você quer se tornar um expert em inglês, estudar em Melbourne é uma ótima opção!

3. Adquirir experiência internacional

Já pensou em voltar para o Brasil com experiência de atuação internacional no currículo? Na Austrália, quem tem visto de estudante tem permissão para estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Para isso, é preciso respeitar as leis específicas de trabalho na Austrália para estudantes a fim de não correr o risco de ter o seu visto cancelado. O limite de horas de trabalho é de 40h para cada duas semanas, a partir da data de início do seu curso. Durante o período de férias escolares, não há limite de horas.

Você pode buscar vagas de estágio nas próprias instituições de ensino ou mesmo com a ajuda de agências de intercâmbio especializadas.

4. Estudar em instituições renomadas

O sistema de educação australiano é um dos mais avançados do mundo e algumas das instituições de ensino da Austrália têm renome internacional, tanto em ensino quanto em pesquisa.

Em Melbourne, você tem a possibilidade de estudar em algumas das maiores e mais importantes universidades e instituições de ensino técnico do país, como a RMIT University, La Trobe University, Holmesglen Institute, Martin Higher Education e Melbourne Politechnic.

5. Viver em uma das melhores cidades do mundo

A Austrália é, sem dúvidas, um dos melhores países para se viver. Segundo a ONU, o país tem o 2º maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, ficando atrás apenas da Suíça.

Ou seja: além de toda a qualidade de ensino que as universidades de Melbourne têm a oferecer, o destino esbanja qualidade de vida — e é considerada uma das mais belas cidades do país!

Uma das principais e maiores cidades da Austrália e conhecida como a capital dos esportes do país, Melbourne é um local tranquilo e bastante seguro para se viver. Além disso, assim como outras cidades do país, o custo de vida é moderado — o que faz uma diferença enorme quando comparado a outros destinos de intercâmbio pelo mundo.

A cidade também tem uma agitada vida noturna e cultural, o que a torna ainda mais atrativa para o público jovem.

Estudar Marketing e Comunicação em Melbourne é sinônimo de muito aprendizado e qualidade de vida. Além de poder estudar em algumas das melhores instituições de ensino do mundo, você ainda desfruta de tudo que essa bela cidade tem a oferecer!

E se você gostou do post de hoje e está considerando fazer intercâmbio, aproveite para conhecer um pouco mais sobre a cidade de Melborne!