Pelas montanhas de Melbourne!

E aí, pessoal? Tudo bem por aí? Aqui do outro lado do mundo tudo está indo de vento em popa, com o clima mudando para melhor nesses últimos dias. E por falar no tempo, como ele passa depressa aqui… Afinal já estamos em setembro e esta semana comemorei meu primeiro aniversário aqui na Austrália! =D

E para celebrar a ocasião resolvemos dar uma mudada nos nossos passeios de final de semana e fomos conhecer as montanhas no arredores de Melbourne. Falando assim, montanhas, até parece um lugar distante, onde é necessário pegar horas de carro, passar por estradas de terra até chegar às montanhas, né?

Mas não é nada disto. Isto porque a apenas 35km a leste do centro da cidade existe uma cadeia de montanha, que é um dos pontos turísticos daqui. Ou seja, em apenas 45 minutos de trem é possível chegar lá. A montanha principal tem o nome de Mount Dandenong, mas por existir uma cadeia de montanhas além dela, dá-se o nome ao local de Dandenong Ranges (ranges nesse caso tem significado de cadeia de montanhas).

Dandenong Ranges – muita diversão e aventura a poucos quilômetros de Melbourne!

Saímos de casa por volta de 10h da manhã e pegamos o trem na linha de Belgrave, e paramos quase na última estação da linha chamada Upper Ferntree Gully Station (esta estação fica bem ao pé de Dandenong Ranges).

Andamos um pouco até chegar ao parque ecológico que existe lá, onde há diversas trilhas. Tem para todos os gostos: desde os mais aventureiros e experientes aos que preferem apenas caminhar e ver mais a natureza (eu!).

Só na caminhada e fotos!

Pegamos uma trilha de uns 3km que demora, em média, cerca de uma hora e meia para ser percorrida. Mas é claro que, como vamos parando para fotografar isto e aquilo, sentar e tomar água, este percurso acaba demorando um pouco mais que o previsto.

Em outra ocasião quando fui para lá, eu consegui ver um wallaby (espécie de canguru pequeno bastante comum) pulando pela trilhar, mas desta vez não vimos nenhum. Em compensação, o que tinha de pássaros voando por lá (principalmente cacatuas, mas também algumas outras aves bem coloridas que fazem parte da rica fauna australiana). O mais engraçado é que eles fazem muito, muito barulho e vão seguindo a gente pelo percurso…

Pássaros em Dandenong Ranges.
Companhia constante em nosso caminho.
Companhia constante e barulhenta!

Ao final da trilha, pegamos um ônibus para subir para um lugar chamado Olinda (!!) que fica bem no meio de Dandenong Rangers. Não sei se eu posso chamar de cidade se é apenas um subúrbio, mas a única coisa que sei é que é embora seja pequena, é bastante aconchegante. Almoçamos por lá e depois fomos tomar o tão famoso tea inglês em um tradicional restaurante chamado Miss Marple. Para quem não sabe Miss Marple é uma personagem de uma série de TV inglesa que trabalha como detetive e tem como prazer desvendar alguns mistérios.

Restaurante Miss Marple.

Sabíamos ainda que deveríamos experimentar o tradicional scone (típica sobremesa inglesa) que é servido por lá também. Eu estava pronto para pedir o meu mas aquela última olhada no cardápio me fez mudar de ideia. Acabei trocando por um baita waffles com sorvete e frutas vermelhas – nem vou dizer se estava gostoso ou não, apenas olhem a foto e tirem suas conclusões, rs.

Marple’s waffles! DELICIOUS!!!

Resumindo, aqui na Australia você pode ir para muitos lugares bacanas e gostosos onde é possível ter contato com a natureza, experimentar coisas novas (e muito saborosas!), sem precisar gastar muito. Só para você ter uma ideia, gastamos neste passeio uns $20 (cerca de 45 reais) por pessoa no restaurante e apenas $3.50 (cerca de 8 reais) com transporte o dia todo (dois trens e dois ônibus). Isto porque aqui aos finais de semana não importa quantos transportes você pegue, apenas é cobrado o valor de uma passagem ao dia. É uma forma de incentivar a população a sair para passear usando os transportes públicos, gastando pouco e curtindo muito!

Até a próxima.

Até a próxima!