Conheça os principais benefícios do programa High School

benefícios do programa High School

Você ama viajar, conhecer novos lugares e fazer amizades? Já ouviu falar sobre os benefícios do programa High School no exterior? Bom, se ainda não sabe o que é e nem como isso funciona, basta imaginar poder concluir o ensino médio em uma escola internacional e morar fora por meio de um programa de intercâmbio com diversas vantagens inclusas.

Já parou para pensar nessa oportunidade incrível? Se você curtiu a ideia, gostaria de começar ou concluir seus estudos em outro país e aprender muita coisa legal, está no lugar certo! Neste post, separamos algumas dicas imperdíveis para você saber tudo sobre os benefícios do High School e como se inscrever em um programa desse tipo aqui no Brasil. Vamos conferir? Continue a leitura.

Como funcionam os programas de High School?

O estudante tem a possibilidade de cursar uma parte ou todo o ensino médio em uma instituição de ensino no país escolhido. As oportunidades de vagas são disponíveis tanto para escolas privadas como escolas públicas para alunos entre 15 e 19 anos. As regras costumam variar de acordo com o destino escolhido. Mais abaixo, daremos exemplos dos lugares mais comuns entre os brasileiros que optam estudar fora.

Onde ficarei hospedado durante o meu período do High School?

Essa dúvida é muito recorrente entre os jovens participantes desse tipo de programa. Geralmente, os estudantes são recebidos na casa de famílias locais e passam a fazer parte de suas rotinas mais comuns. Vocês vão poder viver as rotinas da família local, conversar no idioma local, aprender os diferentes costumes, entre outras coisas do dia a dia. Já imaginou que experiência interessante?

Quais são os melhores destinos para fazer o High School?

Diversos países do mundo inteiro reservam vagas para estudantes estrangeiros, inclusive para os brasileiros. Todos eles têm regras e características especificas e os preços podem variar, baseados no valor da moeda local.

Austrália e Nova Zelândia são dois países que, há tempos, já se tornaram destinos muito requisitados entre os brasileiros, tendo em vista uma série de vantagens para nós: moeda mais amigável, clima e belezas naturais, por exemplo.

Quais são os principais benefícios do High School?

Quem opta por estudar em uma instituição de ensino no exterior está disposto a encarar uma experiência de vida incrível que trará infinitos benefícios, seja na questão pessoal, seja na preparação de seu perfil profissional. Confira alguns deles:

Aprendizado e aprimoramento de um novo idioma

Muito além de adquirir novos conhecimentos escolares, um dos principais benefícios do High School é a possibilidade de praticar a fluência do idioma oficial do país escolhido. Você terá contato direto com pessoas locais que dominam a língua, independentemente de suas dificuldades.

Intercâmbio cultural

Dentro e fora da sala de aula, com toda certeza, você terá novos amigos vindos do mundo inteiro, o que vai possibilitar trocar experiências culturais extraordinárias. Você vai ter contato com novos costumes, diferenças e gostos de cada uma dessas pessoas e aprimorar ainda mais seus conhecimentos gerais.

Investimento para o futuro

Os benefícios de High School possibilitam ao jovem ter novas perspectivas de seu futuro profissional. É o ponto inicial para decidir suas aptidões e turbinar incrivelmente seu currículo com um programa de intercâmbio.

Desenvolvimento pessoal

Além das vantagens profissionais que, sem dúvida, vão contribuir em sua carreira, o High School é um excelente momento para o seu desenvolvimento pessoal.

Imagine estar em um outro pais, com pessoas desconhecidas, com outros costumes e idiomas e, ainda por cima, longe de sua família temporariamente. É a oportunidade de se virar sozinho e desenvolver suas habilidades pessoais.

Instituições de ensino de alta qualidade

Por mais que haja certas escolas de qualidade no Brasil, as escolas e universidades da Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, têm certificação internacional e possuem uma enorme qualidade em seus ensinos. Sem contar que todas as vantagens são somadas às experiências que citamos nos tópicos acima.

Quero fazer o High School. Como devo começar?

Bom, se você chegou até essa parte é porque já deve querer arrumar as malas e escolher o destino, não é mesmo? Mas calma. É preciso planejar tudo e respeitar alguns pontos básicos antes de partir. São eles:

Tempo de planejamento

Não que seja uma regra, porém, é recomendado que seus pais avaliem e conversem com uma empresa especializada com, pelo menos, uns seis meses de antecedência. É o tempo suficiente para definir os detalhes, realizar os orçamentos e decidir o destino e a instituição onde vai estudar. É possível iniciar um programa de High School em qualquer um dos semestres. Por isso, se ficou interessado, já converse sobre a ideia com seus responsáveis.

Agências de intercâmbio

Para você ingressar em uma escola estrangeira, será preciso fazer isso por meio de uma agência de intercâmbio, que vai garantir toda a segurança e conforto de sua viagem de estudos. Por isso, é imprescindível pesquisar e optar por empresas sérias, com referências e credibilidade no mercado.

Matérias cursadas na escola no Brasil

Uma dúvida recorrente entre os jovens que estudam fora é se as matérias cursadas no exterior contam para o currículo escolar no Brasil. Sim, isso é possível. Porém, é recomendado conversar antes com a escola sobre essa questão, assim como se orientar mais detalhadamente na Secretaria de Educação de seu estado.

Valor de um programa de High School

Isso vai depender do destino, da instituição e da agência de intercâmbio escolhidos. Por isso, é importante realizar o orçamento com calma e antecedência para escolher o melhor programa de High School que se encaixa às suas expectativas.

Todas essas dicas citadas acima são extremamente importantes e devem ser levadas em consideração ao pesquisar um programa de intercâmbio. Os benefícios do High School são infinitamente favoráveis ao estudante e permitem vivenciar uma experiência única em sua vida pessoal e, futuramente, profissional.

E aí? Curtiu a ideia de concluir seus estudos em um país diferente e aprender de uma forma muito mais interessante?

Se você gostou, mas ainda está com alguma dúvida sobre os benefícios do High School, ou se deseja compartilhar alguma experiência conosco, deixe o seu comentário aqui no post!

Mail