Sydney ou Melbourne: qual cidade escolher para seu intercâmbio?

Sydney ou Melbourne

A Austrália é um país repleto de oportunidades para jovens que buscam aprimorar o seu inglês, conquistar um novo emprego e mudar completamente de vida. Devido à sua imensidão territorial, a nação tem, assim como o Brasil, diversas cidades importantes que combinam com estilos de pessoas diferentes.

Em meio a tantas opções, algumas se destacam como grandes polos culturais, econômicos e, é claro, de educação. Entre elas, podemos citar Brisbane, Perth, Adelaide, Hobart, Sydney ou Melbourne. As duas últimas são destinos bastante completos e responsáveis pelo interesse de muitos intercambistas.

A tarefa de escolher a melhor cidade para fazer um intercâmbio não pode ser feita aleatoriamente e deve ser uma decisão consciente e bem pensada. Para isso, devemos considerar pontos importantes de cada uma e fazer um comparativo entre elas, listando seus prós e contras de acordo com nosso interesse e objetivo.

Pensando nisso, preparamos um post com as principais informações sobre essas duas grandes cidades para que você consiga fazer uma escolha muito mais simples. Vamos lá?

Quais são as características de Sydney?

Sydney é considerada por muitos como a principal cidade australiana, sendo, muitas vezes, confundida com a capital do país. É o local com mais habitantes na Austrália (e, por isso, é também o ponto mais multicultural) e conta com diversas características únicas. Confira:

Localização

A cidade de Sydney está localizada na costa leste do país, sendo banhada pelo mar da Tasmânia. Seu porto é considerado o maior porto natural do mundo, o que confere grande importância econômica e histórica ao local.

Clima

O clima da cidade é categorizado como subtropical úmido, o que significa que os verões são quentes e chuvosos, e os invernos, amenos. As temperaturas máximas e mínimas variam entre 25ºC e 13ºC, sem oscilações consideráveis ao longo do dia.

Custo de vida

Talvez você já tenha imaginado, mas o custo de vida dos habitantes de Sydney é, sem dúvidas, maior do que o de quem escolhe viver em Melbourne. A cidade tem imóveis bastante caros e, por isso, dividir o aluguel ou passar o tempo com uma host family podem ser opções interessantes.

Infraestrutura

Graças ao grande número de habitantes, não é incomum avistar pequenos engarrafamentos ao longo da cidade. O transporte público é ligeiramente mais caro, mas funciona bem. Além disso, a cidade conta com ótimos hospitais e outros serviços de qualidade.

Salário

Em geral, o salário mínimo na Austrália gira em torno dos AU$ 17 por hora. Esse valor pode variar de acordo com a cidade, a localização do emprego e, é claro, a área escolhida. Em boa parte das vezes, o pagamento em Sydney é ligeiramente maior do que aquele oferecido em Melbourne.

Educação

É impossível desvincular a Austrália de uma educação de qualidade. Em Sydney, podemos encontrar ótimas escolas de idiomas e incríveis universidades, como a Universidade de Sydney, que figura entre as 50 melhores instituições de ensino do planeta.

Lazer

Não é à toa que o principal cartão-postal de Sydney envolve a beleza de suas praias, Mainly Beach: esse é sem sombra de dúvidas, o principal ponto de lazer da cidade. Famosa entre os surfistas e pessoas que adoram esportes do gênero, esse é o local perfeito para quem adora passar um tempo próximo ao mar!

Habitantes

Os habitantes de Sydney fazem o estilo daquele australiano que estamos acostumados a imaginar. Por isso, são bem tranquilos, de bem com a vida e adoram praticar atividades ao ar livre. São um povo simpático e educado, que comumente recebe novos moradores de braços abertos.

Quais são as características de Melbourne?

Apesar de também ser bastante famosa, a cidade de Melbourne apresenta características um pouco mais intimistas e reservadas do que sua irmã, Sydney. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre os principais pontos desse importante lugar!

Localização

Também localizada na costa leste do país, Melbourne fica pouco mais ao sul da Austrália. Essa cidade está de frente à ilha da Tasmânia e, por isso, conta com paisagens únicas na baía de Port Phillip, ponto de encontro de diversas espécies marinhas.

Clima

O clima predominante de Melbourne é considerado temperado oceânico, com chuvas durante todo o ano e estações caracterizadas e bem definidas. Embora não seja uma cidade fria, ela é frequentemente atingida por massas de ar polar que fazem com que as temperaturas caiam consideravelmente. Por aqui, os dias nublados são bastante comuns.

Custo de vida

O aluguel em Melbourne é mais barato, especialmente quando comparado aos preços praticados em Sydney. No entanto, alguns produtos (como a cerveja) são mais caros. Vale a pena pesquisar bastante para encontrar as melhores oportunidades!

Infraestrutura

A mobilidade urbana em Melbourne é bastante diferente. Aqui, muitos habitantes optam por se locomover utilizando bicicletas ou o próprio transporte público, que é extremamente eficiente. Os serviços de saúde na cidade também são eficazes e de qualidade.

Salário

Como mencionado em nossa conversa, o salário mínimo australiano gira em torno de AU$ 17. Um estudante pode trabalhar cerca de 40 horas quinzenais e os salários em Melbourne são um pouco menores do que em Sydney. Vale lembrar, no entanto, que a diferença pode variar por uma série de fatores.

Educação

Assim como a principal faculdade de Sydney, podemos encontrar a Universidade de Melbourne no ranking de melhores instituições superiores de ensino do mundo. Por isso, podemos ver que a educação na cidade é levada a sério, com ótimas opções de escolas para todos os níveis de ensino.

Lazer

Embora a cidade também conte com belas praias e outras paisagens naturais, o foco de lazer em Melbourne está mais ligado à vida noturna e a atrações culturais diversas, como teatros e museus. Por isso, essa é uma opção melhor para quem tem relações mais íntimas com as artes e a vida cultural.

Habitantes

Embora também amigáveis e educados, os moradores de Melbourne são, em sua maior parte, um pouco mais reservados do que aqueles que vivem em Sydney. São uma galera um pouco mais séria e antenada nas tendências de moda e cultura. Por conta disso, a cidade é, muitas vezes, chamada de “Europa australiana”.

Qual escolher: Sydney ou Melbourne?

Com tantas informações, já deu para perceber que as cidades contam com características bem diversas, não é mesmo? Apesar de sua relativa proximidade geográfica, alguns pontos, como o clima e as principais atividades de lazer, divergem bastante.

Por isso, vale a pena ter em mente que a escolha deve ser feita com base em sua personalidade e preferências, para que o intercâmbio se torne uma experiência ainda mais agradável.

No entanto, é importante salientar que, independentemente da decisão feita, a Austrália é uma excelente escolha para jovens estudantes que buscam crescer pessoal e profissionalmente. Todas as suas cidades apresentam ótimas infraestruturas e possibilitam qualidade de vida aos seus moradores.

Agora que você conhece as principais características das duas cidades, já consegue se decidir entre Sydney ou Melbourne? Converse com os profissionais da agência escolhida! Eles fornecerão ainda mais informações relevantes e serão essenciais na escolha da melhor opção para você.

Seus amigos também estão interessados em um intercâmbio na Austrália? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que eles também fiquem por dentro das principais diferenças entre Sydney e Melbourne!

Mail