Como melhorar o seu inglês mais rápido durante o intercâmbio.

E ai pessoal, tudo bem?

Hoje vou escrever sobre algumas dicas que venho pegando com os professores que tive nesses meses que estou estudando inglês aqui em Melbourne. Quando cheguei aqui eu ficava estudando por horas o livro que eu usava em sala de aula. Eu revia as matérias por muitas vezes, lia, relia, escrevia, decorava. Mas, com o passar do tempo, eu vi que não era só isso que me fazia aprender e que apenas estudar, estudar e estudar não era a única forma de aprender.

Na verdade, a gente precisa conseguir balancear os aprendizados dentro das formas que nos temos de comunicação: Reading, Listening, Writing e Speaking. Por isso, as dicas que eu vou dividir são aquelas que mais me ajudaram a aprender ou melhorar meu inglês dentro destas áreas, mas, é claro, que isso vai depender de cada um. Let´s go…

Para mim existe duas maneiras de aumentar o vocabulário: a primeira, como todos nos sabemos, é a leitura. Não importa o que você está lendo, pode ser desde noticias, literatura ou até mesmo textos técnicos com assuntos que você já tem algum conhecimento prévio. No meu caso, tento aprender coisas relacionadas à minha formação (Publicidade), o que facilita a compreensão e absorção do texto.

Outro método que eu uso bastante é criar uma tabela com quatro colunas: Noun, Verb, Adjective e Adverb (Substantivo, Verbo, Adjetivo e Advérbio). Esse esquema ajuda a aumentar o vocabulário que você já possui. Às vezes pensamos que nosso repertório é curto e sem muitas opções, e isso vai ajudar a aumentá-lo. Vamos supor que eu tenha aprendido dois novos verbos: “approach” e “conceptualize”. Com esta tabela eu poderia estender meu vocabulário derivando palavras a partir dele. Veja abaixo:

Nessa segunda etapa eu procuro pensar e preencher quais possíveis palavras poderia derivar da palavra que preenchi na tabela. Depois verifico no dicionário se a palavra que preenchi está correta ou não. Veja:

Viu só? Com apenas dois verbos você consegue aprender palavras novas. Para cada palavra nova que você aprender tente expandir seu repertório. Esse é um jeito que funcionou comigo e é bem interessante de aprender. Experimente! =)

Outra dica legal é usar programas de TV aqui da Austrália principalmente para aumentar a compreensão de Listening. O SBS é um canal na televisão aberta daqui que semanalmente passa um programa chamado “Insight”, onde existem debates com diferentes pessoas, cada um com um ponto de vista próprio sobre um determinado assunto. O programa tem cerca de 40 minutos. Mas qual a diferença desse programa para outro qualquer em inglês?

Primeiro, você vai acompanhar o que está acontecendo aqui na Austrália, temas que estão sendo importantes para o momento do país. Segundo, você vai treinar o seu inglês. Terceiro e mais relevante nesse caso, é que todos os vídeos tem o “transcript” das falas dos participantes no site do canal.

Primeiro assisto sem ler nada do “transcript”, assim posso ver qual parte tenho dificuldade de entender quando os participantes estão falando. Para as palavras que eu não entendo, costumo anotar o que eu acho que significam e em que minuto do vídeo foi falada essa palavra. Depois de ver a primeira vez, eu revejo, mas agora vou acompanhando as falas dos participantes lendo o “transcript”, assim eu consigo entender exatamente o que foi dito.

Esse é o site do programa SBS News.

Para ver todas as falas dos participantes basta clicar na aba “Transcript” de cada vídeo.

Nos próximos posts eu escrevo mais dicas que tenho aprendido por aqui… =)