Graduação Sanduíche: entenda o que é

Graduação Sanduíche: entenda o que éGraduação Sanduíche é o nome que se dá para o estudo de ensino superior feito, em parte, numa entidade de ensino internacional. O benefício adquirido é que, pelo meio do intercâmbio, o aluno passa a ter contato com uma cultura diferente da sua e tem a possibilidade de aprender um novo idioma e treiná-lo em seu dia-a-dia, o que conta muito no currículo de qualquer um.

Existem alguns programas brasileiros que oferecem bolsas de estudos para quem deseja fazer isso, como o Ciência Sem Fronteiras, que tem o investimento vindo do Governo Federal. Atualmente, este programa abrange sete diferentes países: Portugal, Bélgica, Austrália, Canadá, Holanda, Coreia do Sul e Espanha. São oferecidas aproximadamente 5.800 bolsas de estudos para alunos que já estejam matriculados num curso de graduação ou pós-graduação e cursaram de 20 a 90% do seu currículo. O período de estudos oferecido é de 12 meses.

O intercâmbio na Austrália

No caso de uma Graduação Sanduíche na Austrália, os benefícios são muitos. A língua falada oficialmente no país é o inglês, exigência no currículo de muitas empresas na hora de fazer a contratação de um novo funcionário.

A cultura australiana, apesar de derivar principalmente da europeia e norte-americana, tem também influência dos povos aborígenes e de países próximos do local. É possível aprender muito sobre o país e sua história por meio de pinturas rupestres, artesanatos e pinturas nas cascas de árvores. Além disso, é um lugar conhecido pelas belas praias e pela prática do surfe, um esporte radical. Há ainda a possibilidade de velejar, praticar parasail e mergulhar na água marinha.

Aprender mais sobre o país onde se faz o intercâmbio não é a única consequência. As universidades que disponibilizam programas para estudantes internacionais também recebem pessoas de nacionalidades diversas, e você pode aprender com os seus colegas sobre mais culturas ao redor do mundo inteiro.