Intercâmbio: os motivos para fazer

Intercâmbio: os motivos para fazer

O intercâmbio é uma troca de experiências que pode se dar nos âmbitos acadêmicos, culturais ou profissionais, sendo mais comuns para o aprendizado de outros idiomas. São diversas as opções de intercâmbio disponíveis por empresas privadas e até mesmo por programas do governo federal. Basta procurar os melhores preços e programações e saber o que se adequa melhor às suas opções.

O intercâmbio é uma ótima opção para aprender melhor um outro idioma e conhecer novas culturas. É também o sonho de muita gente que pretende ter a experiência de morar fora, conhecer novos lugares e até passear um pouco. A duração dos programas geralmente variam de um mês a um ano e os projetos podem contemplar estudo de idiomas ou cursos profissionalizantes.

Os destinos preferidos dos brasileiros e também de moradores de outras partes do mundo são os países de língua inglesa. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais, a Belta, o país com maior número de intercambistas brasileiros é o Canadá, devido aos baixos custos e à facilidade de obtenção do visto. Em segundo lugar aparece os Estados Unidos, seguido por Reino Unido, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia e África do Sul.

De acordo com um levantamento feito pela Belta, o mercado de intercâmbio é um dos que tiveram mais expansões no Brasil. A pesquisa aponta que no ano de 2011 foram registradas 215 mil saídas por uma das empresas mais importantes de educação internacional da América Latina. As projeções para os anos subsequentes foram sempre acima de 300 mil saídas, fazendo com que o mercado gere em torno de 2 bilhões de dólares por temporada.

A escolha de fazer intercâmbio é extremamente interessante para os crescimentos pessoal e profissional de um indivíduo. Além de estar em constante aprendizado, podendo escolher entre as mais diversas opções de programas (educacional, cultural ou profissional), o intercambista passa a viver fora de uma realidade roeitneira e passa a conhecer novas culturas, costumes e hábitos.

A experiência de estar imerso em um ambiente completamente diferente do seu é arrebatadora. Depois de aprender sobre outros países e finalmente conhecê-los a fundo, percebemos o quanto é importante essa troca de vivências. Esse tipo de experiência faz o indivíduo tornar-se mais maduro, mais aberto a novos olhares e traz sensações de liberdade, autoconfiança e desapego.