Melboune: uma cidade cheia de vida

Todos os meses em Melbourne há grandes eventos. Em março, foi a vez da Fórmula 1 tomar conta da cidade. Em cada esquina havia lojas especializada somente em produtos relacionados a Fórmula 1. A city (centro da cidade) estava mais cheia do que o convencional, eu encontrava frequentemente ações promocionais nas ruas durante esta semana da corrida.  Eu até participei de uma, em que fui vencedora.

Trocando pneu de carro de F1 em evento em Melbourne.

Os ingressos para a Fórmula 1 na Austrália acessíveis para qualquer pessoa, principalmente, se comparado com os valores do GP do Brasil, onde os preços dos ingressos são altíssimos.

Em março, Melbourne ainda recebeu o L’oreal Fashion Week. Um evento do mundo da moda que contou com a presença de estilistas de várias partes do mundo.

E no mês de Abril, teve o Comedy Festival, onde todos os teatros de Melbourne apresentam diversos espetáculos de comédia.

Durante algumas buscas na Internet, eis que eu acho sites de compras coletivas aqui em Melbourne (oh tentação!). Em um dia, saiu uma promoção de 5 dólares para ir ao teatro ver um dos espetáculos do Comedy Festival. Não hesitei, comprei e convidei os amigos. Seria interessante conhecer um teatro na Austrália e tentar avaliar como está o meu inglês. O espetáculo foi um Stand Up. O teatro não possui poltronas, semelhantes a do Brasil, e sim cadeiras e mesas, estilo um pub. Em alguns momentos eu não consegui compreender algumas coisas que o comediante dizia, já que ele falava muito rápido e com muitas gírias australianas, mas em muitos momentos conseguia entender as suas piadas infames.

Peça de teatro com amigos – Comedy Festival.
Comedy Festival – Apresentação de Stand-up.

Abril também trouxe a Páscoa. E com ela veio meu desejo em comer um Sonho de Valsa (hummy), que foi realizado graças a uma amiga brasileira que acabou de chegar por aqui e trouxe alguns do Brasil.

A Páscoa na Austrália é completamente diferente do Brasil. Aqui há um significado muito mais religioso do que comercial. Há poucos e pequeninos Ovos de Páscoa nos supermercados.

Na Austrália, coelhos são vistos como uma praga porque sua superpopulação está prejudicando o meio ambiente do país. Por isso, há certa campanha para promover o BILBY, um marsupial em extinção, como o símbolo da Páscoa no país. E ele até que parece um coelho: tem orelhas compridas e o mesmo jeitinho, mas com o focinho mais afinado.

Billy – o símbolo da Páscoa australiana.

Os meus amigos asiáticos, vieram me questionar o que significa a Páscoa, porque dos chocolates. Eu contei que, geralmente, na Páscoa, os pais compram ovos de chocolate para seus filhos e os escondem pela casa e, no domingo de Páscoa, dizem para os filhos procurarem os ovos. E que no Brasil, há uma troca de Ovos de Páscoa entre pessoas queridas. Eis que o dia da Páscoa chegou e fui surpreendida por 4 amigos asiáticos, eles me entregaram chocolates de Páscoa. Achei a atitude deles sensacional!

Como é bom ter amigos na Páscoa.

Em Melbourne, há duas grandes bibliotecas, a Melbourne Library e a State Library. A Melbourne Library tem 4 unidades na cidade e faz empréstimos de filmes e livros. Basta você apresentar o seu passaporte e um comprovante de residência (que pode ser um extrato bancário) para fazer e retirar sua carteirinha de sócio na hora. Esta carteirinha dá direito a utilizar internet de graça dentro da biblioteca e pegar livros, filmes ou CD’s. Utilizei muito essa biblioteca aqui em Melbourne. Peguei diversos filmes e assistia com legendas em inglês. Isso ajuda muito a praticar a língua. Entre das minhas locações de filme, eis que encontro o filme brasileiro CARANDIRU e, claro, que aluguei e assisti em inglês.

Filmes ajudam muito na hora de estudar inglês.

Toda terça feira em Melbourne é dia de desconto nos cinemas. Os ingressos ficam 50% mais baratos nesses dias. Aproveitei a oportunidade e agendei com amigos coreanos de ir assistir ao novo filme do American Pie. O meu maior intuito era avaliar a como está o meu entendimento do inglês, já que no cinema o filme não tem legendas. E fiquei feliz com o resultado, entendi muito bem o filme e até consigo dizer que o filme não é tão divertido quanto os outros anteriores.

Realmente, o meu inglês deu um “UP” enorme durante os 5 meses que estou na Austrália.

Terça-feira é dia de cinema mais barato em Melbourne.

Encontrei uma receita de como fazer pão de queijo aqui na Austrália e me arrisquei a fazer. E não é que saiu delicioso. Não há polvilho, por aqui… então, me indicaram a usar farinha de tapioca que você encontra em qualquer mercado.

Pão de queijo australiano.

E já está quase acabando a jornada de intercambista. Tenho apenas mais 1 mês de aula e 1 mês de minhas tão esperadas férias antes eu estar com malas prontas para o retorno definitivo ao Brasil. De repente, sua cabeça balança entre continuar na Austrália e aprender ainda mais ou voltar pro seu país e matar saudades de todos os seus entes queridos.  É uma época de grandes decisões!!!